Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
25 anos de Pokémon, o anime também está de parabéns!

25 anos de Pokémon, o anime também está de parabéns!

Desde 1997 Ash Ketchum da cidade de Pallet quer se tornar o maior Mestre Pokémon do mundo.
Desde 1997 Ash Ketchum da cidade de Pallet quer se tornar o maior Mestre Pokémon do mundo.

Pokémon é indiscutivelmente uma das franquias mais conhecidas e lucrativas do mundo, tudo surgiu em 1996 com os jogos para Gameboy, mas não somente eles são os responsáveis pelo seu enorme sucesso.
O anime veio no ano seguinte e elevou a franquia a um novo patamar. Mesmo as pessoas mais distantes do universo dos games  já ouviram falar do nosso querido Pikachu. Existem casos de pessoas que resolveram fazer faculdade de biologia para serem pesquisadores, se tornando um verdadeiro Professor Carvalho, tudo porque amavam assistir Pokémon quando criança. Ou mesmo, há quem ache que os jogos vieram a partir do anime.
Isso tudo só reflete o estrondoso sucesso que Ash Ketchum e seus parceiros pokémons tiveram no mundo todo.
Os jogos, atualmente, estão na sua oitava geração e o anime seguiu essa linha, Ash percorreu as regiões de Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh, Unova, Kalos, Alola e por agora Galar, perseguindo seu sonho de se tornar o maior mestre Pokémon do mundo. Nosso protagonista passou por todas essas regiões participando das ligas, capturando novos monstrinhos e fazendo novos amigos e parceiros de viagem. E por falar em amigos, alguns são inesquecíveis e estão sempre com um espaço nostálgico guardado em nosso coração, como por exemplo, o mulherengo Brock; a louca por Pokémons aquáticos Misty; assim como May, Dawn, Clemont e tantos outros personagens que inclusive vieram diretamente dos jogos.

25 anos de Pokémon, o anime também está de parabéns!

E como mencionar figuras inesquecíveis, sem citar a Equipe Rocket do anime? Jessie, James, Meowth e, posteriormente, Wobbuffet são quem dão um verdadeiro tempero especial e de comédia às histórias. Presentes em todas as temporadas até hoje, eles praticamente dividem o protagonismo com Ash e com certeza são os vilões mais adoráveis de todos, sempre sendo “maus” mas salvando o dia quando necessário.

25 anos de Pokémon, o anime também está de parabéns!

Sendo o título, claro que temos que falar um pouco sobre os adoráveis Pokémons que Ash teve ao longo da história. Vários estão guardados na caixinha da nostalgia no nosso coração como, por exemplo: Charizard, Squirtle, Bulbasaur, Butterfree, Snorlax, Totodile, Heracross, Sceptile; alguns ficaram marcados por serem poderosos como Greninja (que tinha sua transformação única); de toda forma a maioria foi inesquecível, tendo até um sabor diferente quando os capturavam em algum jogo.

25 anos de Pokémon, o anime também está de parabéns!

Para finalizar, não poderia deixar de citar na versão brasileira o trabalho fantástico dos dubladores durante todo esse tempo do anime e nos filmes. Fábio Lucindo; Márcia Regina; Alfredo Rollo; Isabel de Sá; Márcio Araújo; Guilherme Briggs; Charles Emmanuel; Flávia Saddy; Sérgio Stern; e todos que já emprestaram suas vozes inesquecíveis para deixar ainda mais especial assistir as batalhas Pokémon.
Mesmo quem faz cara feia para o anime, mas é fã dos jogos, tem que admitir que mesmo tendo surgido nos videogames, o anime tem sua grande porcentagem pelo sucesso da franquia e pelo visto sempre vai ter.

Atualmente, o anime está na sua 23ª Temporada. O que esperar a partir de agora?


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Vitor Morgado
Designer Gráfico e Podcaster. Um Carioca que mora nas terras geladas de São Paulo que é super fã de jogos de luta, plataforma e RPG principalmente.