Caso você, caro leitor(a), teve a felicidade da experiencia que esse áudio proporciona, MARVEL Cosmic Invasion certamente é pra você! Se você passou no crivo anterior deve possuir certa saudade de usar o troco do mercado em jogos de fliperamas dentro de botequins pela cidade. Caso contrário, não se preocupe, esse jogo também vai te conquistar, pois a Tribute Games junto da Dotemu souberam amarrar muito bem o gênero Beat’n’Up com os personagens da MARVEL gerando pura diversão que a muito tempo não se via.



Referências
De início, e pensando aqui de forma pessoal, a primeira inspiração que consigo associar é de MARVEL Super Heroes – War of the Gems de SNES ou mesmo Spider-Man & Venon – Maximum Carnage (no icônico cartucho vermelho) também de SNES pois ambos são jogos com personagens da MARVEL no gênero Briga de Rua (Beat’n’Up) que tanto fizeram sucesso na década de 90. Mas quando olhamos para seu design, Marvel Vs. Capcom vem à mente por sua estética de personagens e agilidade em suas animações.
História
Em MARVEL Cosmic Invasion seguimos uma das inúmeras histórias da MARVEL onde assumimos o controle dos heróis mais poderosos do planeta em apenas mais um dia de serviço em Nova York quando a busca por um vilão local que estava roubando um banco acaba com o encontro com uma horda de seres alienígenas insectóides.

Esses alienígenas fazem parte das forças de Annihilus, o Aniquilador de Mundos, que escapou da zona negativa e escolheu a terra como sua nova vítima e apenas “nós” podemos detê-los. Nós controlamos uma dupla de heróis durante as fases mas também é possível jogar junto com outros quatro jogadores, cada um controlando dois heróis diferentes elevando o combate contra esse vilão e muitos outros que aparecem no caminho.
Iniciamos com Homem-Aranha e Nova, uma dupla bem incomum mas extremamente poderosa e até o fim do jogo podemos escolher entre quinze personagens diferentes e não tão comuns nos jogos da MARVEL. Mas também temos encontros icônicos como quando encontramos Venom e a Fênix Negra.

Personagens como Rocket Raccoon, Beta Ray Bill, Motoqueiro Fantasma Cósmico e Phila-Vell (filha de Mar-vell) são personagens bem incomuns em jogos e até mesmo em outras mídias (exceto Rocket por suas participações no cinema) e suas inserções aqui na história é uma grande chance de ter holofotes para esses grandes (e talvez não tão conhecidos) heróis.

Gameplay
Como um clássico briga de rua aqui a “porradaria come solta” com hordas de inimigos para serem derrotados em sequencia dentro de uma fase e por fim enfrentamos um chefão. Cada fase pode ser dividida em cenas que podem ou não aumentar a interação com o cenário tendo objetos para quebrar ou arremessar nos adversários e armadilhas que afetam tanto o inimigo quanto nós mesmos.

Até aqui nada diferente, e em sua essência, não há muita inovação no beat’n’up em si, mas foi adicionado pequenos elementos de RPG que ajudam na rejogabilidade e a dinâmica de troca de personagens durante o jogo funciona muito bem para ultrapassar alguns desafios e causar mais dano no momento certo.


Combos, Especiais e o botão A
Cada personagem possui golpes próprios mas que no no fim se assemelham com a clássica porradinha. Ao pressionar Y, todos atacam com suas particularidades e pressionando Y junto de alguma direção uma pequena variação desse golpe ocorrerá. Wolverine ataca com suas garras, Homem-Aranha com os punhos, Rocket atira com sua arma, e por assim em diante.
Embora não seja uma surpresa ou nada novo, esses golpes simples são tão bem executados e suas animações são tão coerentes com os personagens que as executam que é maravilhoso de se ver uma sequencia de Y bem pressionados.
Além da “porradinha” temos também um golpe particular executado com o botão X que, variando do personagem, é de uso limitado. Por exemplo, as rajadas de calor do Nova, as teias do Homem-Aranha, os tiros do Homem de Ferro, etc. Para os que não possuem esse uso limitado, o golpe muitas vezes tem alguma relação à um agarrão ao oponente ou o lançamento de algum objeto, por exemplo o Capitão América lança seu escudo.
Uma sequencia de golpes bem sucedidos inicia um combo e a menos que fique mais de uns dez segundos sem acertar nenhum golpe o combo é encerrado ou caso leve um golpe no meio do processo. Fazer ou não combos não interfere diretamente no gameplay, mas é muito satisfatório sempre tentar superar a quantidade máxima de combos que já havia alcançado, como uma meta pessoal, além disso há alguns troféus, em jogo, relacionados ao numero de combos executados.
Enquanto com Y é o golpe simples e X é o golpe particular, R libera um golpe especial que consome a barra de energia azul, abaixo da barra verde (vida). Ou seja, usar o golpe descarrega a barra inteira e não é possível usa-lo com a barra incompleta. Mas sem pânico, para enche-la novamente basta esperar ou derrotar inimigos e logo ela encherá, ou até mesmo coletar um dos itens de fase.
Agora, o tal do botão A. Esse botão serve como uma ação bônus de esquiva, defesa, carregar energia, etc… dependendo do personagem e por esse motivo pode ser que a combinação de heróis que você escolher para determinada fase possa te ajudar ou te atrapalhar. A esquiva evita o dano se movendo para trás, já a defesa reduz o dano recebido, porém quando usada no momento certo ela causa o efeito de aparagem e inutiliza o golpe do inimigo te dando uma abertura para atacar. Mas cuidado, os inimigos também podem fazer o mesmo com você.
Trocando de Personagem
Em MARVEL Cosmic Invasion jogamos sempre em duplas, mesmo se tiver jogando solo, então durante a fase podemos trocar entre os heróis escolhidos para controlar e combater, para isso basta apertar ZL. Existe até mesmo um tipo de inimigo que te agarra e obrigatoriamente você precisa trocar de personagem para se desvencilhar.
Ao trocar, o substituto da dupla surge, porém se ao invés de apenas pressionar, você segurar ZL e pressionar algum dos outros botões (Y,X,A,R) o substituto surge dando um ataque, inclusive o ataque especial (R). Trocar no momento certo pode ser essencial para salvar seus heróis e causar um dano extra contra os chefões.
Coletáveis: Vida e Foco
Embora já mencionado aqui na sessão de golpes especiais, a barra de energia azul se chama Foco, e essa energia é recarregada com o tempo. Show! Mas o mesmo não acontece com sua vida, representado aqui por sua barra de energia verde. Para recuperar sua vida somente se alimentando e como nos mais clássicos jogos de Briga de Rua, encontramos esses alimentos destruindo elementos nas fases.
Latas de lixo, caixas, pedras… qualquer elemento quebrável pode conter uma refeição que varia na quantidade de vida recuperada. Um sorvete, por exemplo, recupera menos que uma pizza (mesmo que seja uma encontrada numa lata de lixo), já um prato executivo de olho de ostra espacial com gosma de Shuma-Gorath e fritas pode causar indigestão, mas certamente recupera uma boa quantidade de nutrientes dos seus heróis. Inclusive, caso você tenha incapacitado um dos seus heróis, ao comer uma refeição encontrada e estando com bastante vida com o outro herói pode ser que o incapacitado volte à ativa.
Outro item comumente encontrado é a pirâmide azul cintilante que enche o sua barra de foco instantaneamente e também recupera suas habilidades particulares (botão X). Mais raro que todos os outros, mas ainda assim existente, é uma pirâmide vermelha que serve como um elixir recuperando a vida e o foco de todos seus heróis. Esses são bem difíceis de se encontrar quebrando itens do cenário, mas fique de olho em um certo inimigo que passa atravessando o cenário com uma bolsa nas costas!
RPG: Progressão e missões
Beat’n’up em geral é um gênero que não possui muita progressão ou evoluções de seus personagens no decorrer da história. É algo mais focado em quanto tempo você consegue durar do que melhorar suas oportunidades para durar mais, mas em MARVEL Cosmic Invasion tivemos o acréscimo de pequenos elementos de RPG que nos ajudam a melhorar um pouco nossos personagens.
Todos os personagens iniciam no nível 1 e podem chegar ao nível 10 com sua pontuação nas fases ajudando a subir seus níveis. A cada novo nível uma pequena melhoria é desbloqueada como mais vida, mais cargas de golpes com o botão X, mais foco, a possibilidade de usar outra paleta de cores e etc…


Além da pontuação das fases, que contabiliza o número máximo de combos atingidos, a quantidade de inimigos vencidos e a quantidade de vida e de heróis vivos no final da batalha contra o chefe, existem três missões plenamente opcionais que dão mais pontos no final, e consequentemente mais experiencia. Tais missões variam de acordo com a fase e podem ou não exigir o uso de um personagem específico, como por exemplo atingir cinco inimigos com um golpe sônico da She-Hulk.
Extras: Modos de jogo, Matrix Cósmica, Laboratório de Heróis
MARVEL Cosmic Invasion possui dois modos de jogo semelhantes, porém distintos em sua jogabilidade que são o modo campanha e o modo arcade. Ambos seguem a mesma história com as mesmas fases, porém o modo campanha te permite trocar de personagem a cada fase e possui continues ilimitados, já o modo arcade funciona como os fliperamas onde você segue com os mesmos heróis por todas as fases e ao morrer terá que reiniciar todo o percurso. Nesse modo também é possível editar a dificuldade e outras mecânicas que são desbloqueadas através da Matrix Cósmica.
A Matrix Cósmica é uma tela do menu onde podemos desbloquear extras usando cubos encontrados nas fases. Eles são um elemento escondido nas fases, e apenas um por fase, que cintilam em pontos escondidos do cenário e após serem golpeados se revelam como um cubo verde e desaparecem. Eles são um colecionável do jogo que desbloqueia informações, paleta de cores, novos modos de jogo e acesso as músicas.
O Laboratório de Heróis concentra toda as informações dos seus heróis jogáveis e mostra seus status, golpes e habilidades desbloqueáveis com algumas breve explicações. Já o Arquivos da Tropa é onde estão as informações desbloqueadas pela Matrix Cósmica e serve de lista de personagens e bestiário, além de jukebox.



Duração relativamente curta
O tempo é uma grandeza relativa, e a duração do jogo também entra essa relação. O jogo em si é curto, mas sua rejogabilidade e a diversão do multiplayer podem te fazer revisitar e investir boas horas aqui, mesmo já sabendo o final e não havendo múltiplos finais. Cada fase leva em média dez minutos e se você for bom pode conseguir finalizar em menos tempo. São pouco mais de dez fases então o modo campanha pode ser curtíssimo se você for muito bom sozinho, agora se você penar em alguns chefes (como eu penei) então o jogo se mantém vivo por mais tempo, e consequentemente se mantém a sua diversão.
Multiplayer
MARVEL Cosmic Invasion é plenamente fácil para se finalizar sozinho, mas ao mesmo tempo sabemos que não foi feito para isso. O jogo permite multiplayer local e online com mais três pessoas, cada um controlando dois heróis, totalizando oito heróis distintos em tela, o que é muito divertido de se ver. Jogar com amigos apenas para ver até onde chega, ou para dar aquela mão num chefe mais chato muda a experiencia do jogo e mostra para o que ele veio.
O jogo permite salas multiplayer fechadas e também é possível entrar em uma sala qualquer que esteja aberta, o que é muito prático para quem quer jogar online. Inclusive o jogo funciona muito bem junto de outras plataformas já que possui crossplay embutido. Infelizmente é obrigatório uma assinatura do Nintendo Switch Online para jogar dessa forma.




Ainda estou jogando no online para ir atras de outras dificuldades e conquistas, há chances de jogarmos juntos hein!
Design e Trilha Sonora
Lindo, próximo tema!
Sim, resumidamente podemos dizer que toda a pixel art é muito bem trabalhada e com um ar próprio que traz clara a referência mas também adiciona o próprio traço e polimento nas cores e sombreamento tanto dos personagens como dos cenários.
Se você conhece o já citado Marvel Vs. Capcom e amou sua estética visual, aqui você pode sentir que chegou quase lá, mas ainda está abaixo por alguns motivos, porém todos esses relacionados a gosto pessoal. Eu sou um deles cujo primeiro impacto foi de felicidade e contemplação mas a expectativa estava em algo mais bem definido, entretanto com o decorrer do jogo tudo ali se tornou mais coerente com a premissa e sua estética fez jus a proposta.
A trilha sonora é muito boa e com ótimo feedback dos golpes e da dublagem dos heróis, mesmo com pouco texto envolvido. A ambientação visual e sonora se unem e entregam uma ótima imersão.
Detalhes Técnicos
Divertido e localizado em pt-br MARVEL Cosmic Invasion está custando R$ 160,47 na eshop brasileira e pesando pouco mais de 750mb. Esse preço é sim alto pelo jogo se pensado apenas no modo campanha, porém quando pensado no multiplayer e com a possibilidade de usar o Gameshare do Nintendo Switch pode se tornar uma ótima opção para jogar com os amigos.


This game only misses a 100% score due to its high price compared to the total gameplay time. But it comes very close, as it’s fun from beginning to end, nostalgic if you experienced the Y2K bug, great to play with friends and beautiful to look at. Without a doubt, a wonderful success for everyone involved.
[Nota do Editor: MARVEL Cosmic Invasion foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch 2. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Dotemu para avaliação.]














![[Review] Dragon Quest VII Reimagined](https://projectn.com.br/wp-content/uploads/2026/02/Reviews-50-280x210.jpg)
![[Review] Dispatch](https://projectn.com.br/wp-content/uploads/2026/01/Reviews-2-280x210.png)
![[Review] Grid Legends: Deluxe Edition](https://projectn.com.br/wp-content/uploads/2026/01/Reviews-49-280x210.jpg)
Deixar uma resposta