Ball x Pit - Nintendo Switch 2 Version - Banner

Ball X Pit: Viciante até o fim!

Ball X Pit nasceu com uma premissa simples e provou que misturar gêneros e elementos variados com coisas clássicas pode dar muito certo. Desenvolvido por Kenny Sun e publicado pela Devolver Digital, com um alto fator de rejogabilidade, esse jogo revitaliza um modelo a muito esquecido mas que no início da era dos jogos divertia justamente por sua simplicidade.

Referência

Inicialmente diria que Ball X Pit possui duas inspirações clássicas: Pinball e Arkanoid de SNES (minha referência direta para o estilo de jogo Breakout). Porém quanto mais jogava essa referência a pinball desaparecia e apenas o estilo de jogo de Arkanoid restava. Pequenos elementos de outros gêneros como RPG na progressão de personagens e atributos, ou Roguelite na obtenção de melhorias em “batalha”, certamente deram uma roupagem maravilhosa e um novo ar à mecanica clássica de destruição de blocos.

História

A história aqui é bem rasa. Conta que uma cidade inteira foi consumida por uma cratera que passa a ser conhecida como o abismo. Essa cratera não surgiu naturalmente, antes disso um objeto estranho emanando energia sobrevoou a cidade e então adeus Bolalônia. Tempos depois um gigantesco elevador foi construído na superfície e ao pé dele o assentamento de Nova Bolalônia é criado. Através desse elevador descemos rumo ao abismo para enfrentar mais dezenas de hordas divididas em oito fases para “chegar ao fundo” desse mistério.

Gameplay

Ball X Pit busca de forma divertida renovar um dos maiores clássicos dos videogames: breakout. De uma forma bem simples, aqui controlamos um de vários heróis atiradores que estão empenhados em ir até as profundezas de um abismo de onde antes ficava a cidade enfrentando hordas de monstros enquanto melhoramos nossas habilidades a cada tentativa. E por cada tentativa eu quero dizer que sim, perderemos e morreremos algumas vezes até conseguir passar.

Cada fase consiste em um corredor cujo inimigos surgem aos poucos temos que enfrentar dois mini-chefes e um chefão final. Também cada fase precisará ser feita duas ou mais vezes, com heróis diferentes, conseguindo engrenagens suficientes a cada conclusão e só assim a próxima fase será liberada. Há um total de oito fases uma mais profunda que a outra e as engrenagens servem para melhorar o elevador que nos transportará até o fundo desse poço.

Evoluindo a cada passo

Cada inimigo derrotado deixa no chão cubos de experiência que servem para aumentar nossos atributos quando a barra azul, à esquerda, é completada. A cada nível ganho com as experiências coletadas, podemos ganhar novos benefícios (além dos atributos) aumentando o dano de nossos tiros e/ou ganhando novos tiros especiais, além de itens que podem causar efeitos secundários. Todos começam com um tiro específico que pode ser evoluído duas vezes aumentando seus efeitos.

Esporadicamente um item colorido também é deixado por inimigos, e esses itens podem aumentar os níveis de seus equipamentos ou fundir seus tiros criando novos efeitos ou combinando ambos os elementos e atributos. Outro item que também pode ser deixado são plantas de arquiteturas que servem para liberar bônus permanentes e novos heróis.

Sendo um roguelite, sempre que perdemos a vida em batalha retornamos à superfície sem nenhum dos itens e equipamentos obtidos mas toda a experiência acumulada se reverte em níveis para o herói usado. Além disso, no novo assentamento que está sendo construído junto ao elevador, podemos colocar “tiles” de trigo, madeira e pedras para arrecadar recursos que são usados para construir as plantas de arquitetura adquiridas e podemos expandir esse terreno para acomodar novas construções.

A dificuldade aqui é sorte

Cada fase possui dois modos, Normal e Rápido, com um tempo base de 15 e 12 minutos (respectivamente) que influencia na quantidade de pontos, dinheiro e experiência que será obtida no término. Independente do modo escolhido, dentro do jogo podemos alternar a velocidade de jogo entre três níveis, E aumentar essa velocidade significa ter que tomar decisões mais rapidamente sobre em que parte mirar e atirar.

Tudo isso serve para que você mesmo ajuste o nível de dificuldade que deseja a cada fase escolhida e se auto desafie sem medo de errar e perder. Mas o principal fator que pode garantir sua vitória ou derrota são as habilidades especiais sorteadas a cada novo nível que são randômicas e tanto a evolução desses tiros quanto a combinação deles podem fazer toda a diferença.

Cada personagem tem seu próprio tiro base e pode acumular, inicialmente, outros três tiros diferentes. Cada tiro inicia no nível 1, pode alcançar até o nível 3 e só então poderá ser fundido com outro tiro (mantendo assim seu nível e combinando seus efeitos) ou evoluído para um tiro completamente novo (revertendo seu nível a 1, porém causando um efeito também totalmente novo). Além dos tiros, habilidades secundárias como cura extra, aliados de pedra, mais velocidade e afins também podem surgir como possibilidades de escolha ao subir de nível. Algumas poucas dessas habilidades também podem ser fundidas.

Oops, I did it again!

“Escolhi meu herói, suei mas passei por toda a horda e derrotei o chefe… e agora?” A cada fase concluída você receberá uma engrenagem por herói “inédito” e para liberar a segunda fase você precisa de duas engrenagens, ou seja, terei que refazer a fase recém concluída com outro herói se quiser conseguir outra engrenagem.

Dessa forma simples e que inicialmente pode parecer enfadonha, Ball X Pit te obriga a re-jogar várias vezes as mesmas fases, porém ao forçar a troca do herói e como a cada rodada as habilidades e tiros mudam, novas estratégias são criadas automaticamente em sua cabeça para cada novo tipo de tiro.

Inicialmente um tiro que atravessa os inimigos pode parecer muito bom, mas algo mais rápido ou algo que atinja mais de um inimigo ao mesmo tempo pode ser melhor, então talvez escolher um herói que tenha esse tiro como padrão seja a melhor opção… porém tal herói tem o tiro forte mas não tem os mini tiros… etc…

Design e Trilha Sonora

Visualmente é simples e ainda assim cheio de detalhes tanto nos inimigos quanto nos cenários contendo animações próprias para cada um e chefes bem imponentes. Em alguns momentos pode parecer até um bullethell com tantos tiros ricocheteando na tela e nos inimigos.

As telas são simples corredores que iniciam com uma largura fixa mas que aumentam mais duas vezes conforme você avança. Imagine que você está em uma esteira onde precisa avançar subindo e os inimigos surgem descendo, e caso você se aproxime demais dos inimigos ou caso algum deles atinja a base da tela você leva dano.

Mesmo sendo simples, e talvez repetitivo, é cativante o suficiente para te prender ora pra tentar concluir a fase mais rápido, ora pra treinar ou tentar com outro herói.

Detalhes Técnicos

Leve, localizado, barato, divertido e bonito. Ball X Pit revitaliza muito bem um tipo de jogo que nasceu nos primórdios dos arcades e é pouco explorado. Está custando R$ 46,99 reais na eshop brasileira, independente da versão (Nintendo Switch ou Nintendo Switch 2) e possui pacote de melhoria gratuito.

Ball x Pit - Nintendo Switch 2 Version - Banner
Veredito
Esse jogo é viciante e te instiga a não apenas tentar de novo mas a refazer as fases com outros personagens. É bonito, bem localizado, barato e de fácil aprendizado. Ball x Pit é pra todos que curtem desafios e com certeza gostam de pinball e Arkanoid/Breakout.
Design
100
Trilha Sonora
95
Diversão
100
Gameplay
95
Custo x Benefício
100
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Localizado
Intuitivo e extremamente fácil e rápido de se aprender a jogar
Utiliza da repetição como uma funcionalidade e não uma opção maçante
Tem rank mundial para os mais competitivos
Contras
Gestão de recursos cansa um pouco
Necessita do NSO para os ranks mundiais
98
Nota Final
Gostou dessa review? Acesse também nossas outras análises

This game is addictive and encourages you not only to try again but to replay the levels with different characters. It’s beautiful, well-localized, inexpensive, and easy to learn. Ball x Pit is for everyone who enjoys challenges and certainly likes pinball and Arkanoid/Breakout.

[Nota do Editor: Ball X Pit foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch 2.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.