Tormented Souls é um jogo de survival horror moderno com apelo nostálgico para quem jogou os clássicos títulos do gênero da quinta e sexta geração de videogames, mais especificamente falando, é uma carta de amor aos originais Resident Evil 1 ao 3 e Code Veronica, e Silent Hill.
Confira a versão em vídeo
Desenvolvido pela Dual Effect, Abstract Digital, e publicado pela PQube, Tormented Souls gira em torno de Caroline Walker, uma mulher que parte em busca de duas gêmeas em uma mansão tenebrosa. As coisas já começam a ficar complicadas quando logo no início ela acorda em uma banheira e tem uma visão chocante.
A partir daí, o jogador assume o controle de Caroline e começará a investigar a mansão para descobrir o que está acontecendo e para tentar encontrar o paradeiro das gêmeas.
Como funciona esse jogo?
Para quem já jogou os títulos da era de ouro do final dos anos 90 e início dos anos 2000 dos Survival Horror – Resident Evil, Silent Hill e Fatal Frame, por exemplo – vai se de parar com gratas surpresas.
Diferente da maioria dos jogos 3D atuais, em Tormented Souls a câmera é fixa, remetendo aos jogos antigos. Isso talvez cause estranheza para alguns jogadores, mas faz parte do charme. Os cenários estão repletos de detalhes e você deverá ficar atento a cada cantinho possível para investigar e ver se encontra alguma pista ou passagem.
Algo bem interessante no jogo, é que ele é extremamente escuro em algumas partes, e faz parte da mecânica do game não deixar a protagonista ser completamente envolvida pela escuridão, de modo que você precisará ficar pelo menos com um isqueiro aceso na mão.
Mais uma semelhança com os primeiros games da série Resident Evil são os savepoint, que são máquinas de escrever, ou melhor, de gravar, e você precisará encontrar os rolos de fita para realizar o salvamento do jogo. Soa familiar?
Já os mapas, você poderá encontra-los pelo cenário, mas precisará abri-los no menu toda vez que quiser consulta-los, portanto, será interessante tentar memorizar os caminhos que quiser seguir.
Diferente porém, de Silent Hill ou Residente Evil, você não usará armas de fogo para derrotar os inimigos, mas armas de prego. Sim, pregos de construção! Mas pra quem já utilizou a câmera obscura em Fatal Frame para lutar contra espíritos, uma arma de pregos não vai ser algo tão esquisito assim!
Ainda falando sobre os inimigos e combate, cuidado para não desperdiçar munição: assim com nos primeiros games de Residente Evil, a munição, ou os pregos aqui, são extremamente escassos, e você poderá ficar em apuros caso gaste muitos deles, até porque os inimigos precisam ser atingidos muitas vezes para morrer – de fato.
E se você tem medo, ou sente algum arrepio quando vê bonecos macabros, se prepare: a mansão em Tormented Souls está repleta deles!
Confira o que foi lançado na mesma semana em que Tormented Souls chegou ao Nintendo Switch!
Sobre o que é o jogo?
A história se desenrola através de arquivos e anotações que você encontra explorando a mansão, bem aos moldes antigos, portanto, é realmente importante explorar cada centímetro da mansão para descobrir as anotações caso você esteja realmente interessado em saber o que está acontecendo.
Interessante também é que não há apenas cadernos e bilhetes trazendo informações, mas também você poderá encontrar escritas encravada em objetos, de modo que será de extrema importância rotacionar cada item a procura de partes para analisar.
O game roda suave
Tormented Souls está disponível para todos os consoles e PC. Joguei o título na versão de Nintendo Switch e me surpreendi positivamente aqui! Não senti nenhum tipo de engasgo, queda de desempenho ou algo do gênero. Dois detalhes que me chamaram bastante a atenção ainda, foram as sombras da protagonista e dos objetos, que é em resolução nativa, e o reflexo nos espelhos, que também é em resolução nativa.
Para quem está mais ligado nesses aspectos dos jogos, já deve ter percebido porque estou destacando isso: geralmente, as sombras e reflexos em jogos costumam ser em resolução muito mais baixa do que o jogo realmente renderiza. Algumas vezes saem até borradas, o que não é o caso aqui. Ponto muito positivo para os desenvolvedores!
A trilha sonora combina
Diferente da maioria dos jogos do gênero da atualidade, onde você basicamente irá ouvir apenas os passos dos monstros e protagonista, e efeitos sonoros, Tormented Souls oferece uma trilha sonora gostosa de ouvir que toca em cada ambiente e vai se alternando de acordo com a situação, podendo ser algo mais suave que remete a um suspense, pedido pelo gênero, ou uma música de urgência e perseguição quando o perigo é iminente. Mais um ponto positivo para os desenvolvedores!
Conclusão
Se você curte jogos do gênero de horror e sobrevivência, se jogou os clássicos e quer uma experiência moderna com um feeling nostálgico, ou mesmo se procura uma história intrigante para se aprofundar, Tormented Souls será um prato cheio para você! Só venha preparado, pois algumas partes do jogo serão apenas para quem tem estômago forte!
Em meio à tantos jogos atuais que seguem sempre a mesma receita com medo de tentar algo diferente, é sempre bom encontrar jogos que ousam ser diferentes, seja essa diferença tentando inovar, seja tentando resgatar o sentimento dos originais do gênero, e é exatamente isso o que você vai encontrar aqui!
*Análise feita com o código cedido pela PQube para o canal Arena Nintendo*
[rwp_box id=”0″]
Deixar uma resposta