Se você é dono de um Nintendo Switch, com certeza já passou por esse problema ou ficou sabendo de alguém que tenha passado em algum momento, não é mesmo? Pois bem, para você que ainda não passou por isso (como eu) e que ainda não sabe do que se trata, eu te explico. O erro em questão ocorre quando você tenta comprar um jogo, seja na eShop BR ou numa eShop gringa, utilizando um cartão de crédito.
A mensagem recebida pelos usuários que já relataram passar por esse problema, é: “Código de erro: 9001-2470 Não é possível usar este cartão de crédito.” e como são muitas as pessoas tendo problemas com esse maldito erro, cá estou para tentar ajudar você a gastar seu suado dinheirinho com a Nintendo caso isso também esteja lhe causando transtornos.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Nintendo já está ciente do problema e fornece ajuda aos seus usuários através do suporte online em seu próprio site oficial e que o problema não acorre somente com os brasileiros, pois há relatos de pessoas de diversos países passando pela mesma situação. Dito isso, você pode tentar realizar os procedimentos mostrados no print a seguir, retirado do próprio site da empresa:
Para facilitar seu entendimento, eu explicarei cada um dos itens logo abaixo:
1- Tente usar outro cartão de crédito ou débito.
*Geralmente, quando este problema ocorre, basta trocar o cartão utilizado por um outro que você tenha disponível (Você também pode utilizar um cartão virtual criado a partir do aplicativo do seu banco).
2- Alternativamente, você pode adicionar fundos usando cartões pré-pagos da Nintendo eShop ou utilizar uma conta PayPal.
*Você pode comprar gift cards de empresas autorizadas pela Nintendo, como a Nuuvem ou Submarino, para adicionar fundos a sua eShop. Assim você estaria utilizando os meios de pagamento deles e não da Nintendo, o que possivelmente resolveria seu problema. A opção de utilizar uma conta PayPal não está disponível na eShop BR, então essa alternativa para os brasileiros não vai rolar.
3- Tente fazer a compra diretamente da Nintendo eShop no Nintendo Switch.
*Você pode apagar os dados do cartão cadastrado na eShop e recadastra-lo para depois tentar comprar novamente. Também é possível utilizar o próprio site oficial da Nintendo para comprar os jogos, caso essa opção seja mais viável para você.
4- Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão.
*Fazendo isso pode ser que seja resolvido, mas como o problema parece ser diretamente no sistema de pagamentos da Nintendo e não com seu console ou cartão em si, na maioria das vezes você não conseguirá resolver, mas vale a pena tentar caso já tenha utilizado os tópicos anteriores e falhado.
5- Entre em contato com a Nintendo.
*Se na pior das hipóteses, você não conseguiu resolver o problema através dos passos listados acima, entre em contato com a Nintendo. Eles geralmente pedem de 7 a 8 dias úteis para resolver a situação. É meio demorado, mas é a solução mais viável na maioria das vezes.
Siga os passos a seguir:
Bem, essas foram todas as formas possíveis (que eu conheço) para resolver o problema, caso você conheça outra possível solução, deixe aqui nos comentários e se essa postagem te ajudou, compartilhe com os amigos!
PS: Esta matéria foi originalmente publicada no blog Otaku Nintendista, tendo apenas leves edições realizadas antes de vir a público pelo portal Project N.
14 comentários