2004 foi o último ano em que a empresa não tinha a maioria dos dez jogos mais vendidos.
Segundo dados do último relatório anual de vendas de software e hardware no Japão divulgado pela Famitsu, foi confirmado que a Nintendo dominou mais um ano de vendas no país, fazendo das plataformas Nintendo as grandes líderes das paradas de vendas japonesas por quase duas décadas.
Na quarta-feira, dia 11, o relatório anual foi divulgado revelando que nove dos 10 jogos físicos mais vendidos de 2022 eram títulos do Nintendo Switch, que em si também foi o hardware mais vendido do ano.
Isso significa que a Nintendo agora dominou as paradas de software físico todos os anos no Japão desde 2004, que foi o último ano em que a empresa não tinha a maioria dos dez jogos mais vendidos.
Naquele ano, o PlayStatio 2 reinou à frente de Game Boy Advance e Nintendo GameCube (oito dos dez melhores jogos em 2004 estavam na plataforma da Sony). Desde então, a maioria dos dez jogos mais vendidos do Japão todos os anos esteve nas plataformas Nintendo, de acordo com dados históricos da Famitsu.
Desde 2004, somente duas vezes o jogo mais vendido do ano Japão não estava em uma plataforma Nintendo: Dragon Quest VIII em 2004 e Monster Hunter Portable 2nd G em 2008. 13 dos últimos 19 best-sellers anuais do Japão foram publicados pela Nintendo.
Na frente do hardware, apenas um ano nos últimos 18 viu um console que não seja da Nintendo no topo no Japão: PSP em 2010. A cada dois anos, DS, 3DS ou Nintendo Switch eram o hardware mais vendido.
Dos 10 jogos físicos mais vendidos no Japão em 2022, nove deles estavam no Switch. A exceção foi a versão PS4 do Elden Ring, que era a número 10.
Em termos de hardware, o Switch foi de longe o console mais vendido do país novamente em 2022, já que a escassez de estoque do PlayStation 5 continuou durante grande parte do ano. De fato, o Switch vendeu mais de três vezes todos os outros consoles combinados, com vendas totais de mais de 4,8 milhões, elevando seu total de vida no Japão para mais de 27,7 milhões.
A posição número 1 de vendas em 2022 de Pokémon Scarlet & Violet talvez não seja surpreendente, já que as vendas do jogo têm sido consideráveis desde que foi lançado em novembro do ano passado.
A Nintendo anunciou logo após o lançamento do jogo que havia atingido “o maior nível de vendas globais para qualquer software em qualquer plataforma Nintendo nos primeiros três dias”, com 10 milhões de unidades vendidas em suas primeiras 72 horas em todo o mundo.
Em seus primeiros três dias à venda no Japão, o jogo vendeu mais de 2,5 milhões de cópias físicas, levando ao domínio completo das paradas de vendas de software físico japonês em sua semana de lançamento.
Combinado, todo o software japonês top 10 para essa semana vendeu 2.634.241 cópias, o que significa que Pokemon Scarlet & Violet representaram 96,3% dessas vendas, apesar de estarem à venda há apenas três dias.
Os gráficos de software físico para 2022 no Japão são os seguintes (vendas japonesas por vida entre parênteses):
- Pokémon Scarlet & Violet (Switch) – 4,338,931
- Splatoon 3 (Switch) – 3,687,814
- Pokémon Legends: Arceus (Switch) – 2,314,806
- Kirby and the Forgotten Land (Switch) – 969,047
- Nintendo Switch Sports (Switch) – 887,722
- Mario Kart 8 Deluxe (Switch) – 742,018 (5,014,375)
- Minecraft (Switch) – 548,415 (2,960,006)
- Mario Party Superstars (Switch) – 485,594 (1,114,132)
- Super Smash Bros Ultimate (Switch) – 441,053 (5,065,191)
- Elden Ring (PS4) – 356,711
Os gráficos de hardware para 2022 no Japão são os seguintes (vendas japonesas para a vida entre parênteses):
- Nintendo Switch – 4.804.546 (27.724.047)
- PlayStation 5 – 1.154.054 (2.377.389)
- Xbox Series X/S – 269.737 (398.395)
- PlayStation 4 – 22.823 (9.414.767)
- Nintendo 2DS/3DS – 10.449 (24.597.897)
Deixar uma resposta