Demorou um pouco, mas a série Persona finalmente chegou para o Switch. Depois de roubar nossos corações em Super Smash Bros. Ultimate (e uma ‘sequência’ spin-off e uma remasterização spin-off chegaram ao console), a série principal finalmente chegou ao console híbrido da Nintendo no final de 2022 com Persona 5 Royal.
Persona 3 Portable e Persona 4 Golden irão chegar em 19 de janeiro de 2023 e, antes de seu lançamento conjunto, queríamos responder a algumas perguntas: O que é Persona? Quais versões podemos jogar no Switch? E, se você jogou apenas os spin-offs ou Persona 5 Royal, o que deve jogar na sequência?
Portanto, para quem é um novato total na série – ou se você simplesmente se perdeu e precisa de uma mão para classificar – iremos te ajudar.
O que é Persona?
Persona é uma série de RPG baseada em turnos que estreou no PlayStation em 1996 com Revelations: Persona. Todos os jogos principais acontecem no Japão moderno e cada jogo se concentra em um grupo de alunos do ensino médio (com uma exceção), sendo um “protagonista silencioso”.
O aspecto chave de Persona é a habilidade de convocar uma Persona – uma manifestação física da psique daquela pessoa (pegue seus livros de psicologia do ensino médio!). O personagem principal geralmente é o único personagem que pode alternar entre sua Persona inicial e qualquer número de demônios que você pode recrutar, obter ou fundir no Velvet Room.
Outros elementos recorrentes na série envolvem os Arcane (Arcano) – cartas de tarô que representam habilidades, Persona e personagens – Links Sociais (a partir de Persona 3, chamados de Confidants em Persona 5), masmorras e Velvet Room – um lugar onde você pode fundir e convoque uma nova Persona, que é gerenciada por um homem chamado Igor.
Como Persona está relacionado a Shin Megami Tensei?
Persona começou como um spin-off da franquia Megami Tensei (da qual os jogos Shin Megami Tensei fazem parte) inspirado no sucesso de Shin Megami Tensei If… de 1994 , que se passava em uma escola.
Você não precisa jogar nenhum dos jogos Shin Megami Tensei para se aventurar em Persona. Alguns personagens de If … aparecem nos primeiros jogos Persona, mas não em Persona 3. Os demônios em SMT são frequentemente inimigos e Personas na série Persona, mas quase não há conexões fora disso.
Ambos Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster e Shin Megami Tensei V estão disponíveis no Switch, no entanto, somente caso você prefira uma série de RPG um pouco mais desafiadora se arrisque na série SMT.
Todos os jogos Persona no Switch
Estes são todos os jogos que você pode ter atualmente no Switch da série Persona em ordem de data de lançamento – os em negrito fazem parte da série principal:
- Persona 5 Strikers
- Persona 4 Arena Ultimax
- Persona 5 Royal
- Personal 4 Golden (19 de janeiro de 2023)
- Persona 3 Portable (19 de janeiro de 2023)
Preciso jogar a série na ordem?
Não! Embora todos os jogos da série ocorram no mesmo mundo, você não precisa jogar o primeiro para entender os outros jogos da série. Em termos de jogos apenas para Switch, isso significa que você pode começar com P3, P4 ou P5 – não importa!
Às vezes, há pequenas referências a jogos e personagens anteriores – Rise de Persona 4 pode ser visto em pôsteres em Persona 5, por exemplo – mas você não perderá nada significativo jogando os jogos em qualquer ordem. Isso é bom quando ainda faltam alguns jogos da série no Switch…
Persona 5 – Royal
Persona 5 Royal foi o primeiro jogo principal da série a chegar no Switch – e, na série, é provavelmente o game mais conhecido, principalmente por seu combate rápido e visuais super lisos. Sério, você já viu os menus desse jogo?
Originalmente lançado para PS4 em 2019 no Japão e 2020 para o resto do mundo, Royal chegou ao Switch (depois que os fãs imploraram para que o jogo fosse lançado no console desde a aparição de Joker em Smash Bros) em outubro de 2022.
Situado na Tóquio dos dias modernos, você interpreta um jovem estudante do ensino médio – codinome Joker – que recentemente se mudou para a cidade depois de ser expulso de outra escola. Eventualmente, você se torna o líder dos Phantom Thieves, um grupo de ‘vigilantes’ que têm o poder de invocar Personas que podem explorar o Metaverso e mergulhar nos Palácios das pessoas para mudar seus corações.
Persona 5 Royal realmente eleva o conceito de JRPG. Os palácios do jogo são Dungeons de estilo único, variando de um castelo a um cassino, e cada uma tem quebra-cabeças e um layout exclusivo que você precisa para percorrer. Mementos, outra Dungeon, faz parte do Metaverso e consiste em layouts e caminhos aleatórios, por isso é mais próxima das Dungeons de Persona 3 e 4.
Todos os Phantom Thieves de Persona 5 Royal usam Personas baseadas em bandidos, ladrões e rebeldes da literatura ou lendas – vagamente. Arséne, a Persona do Joker, é baseada no cavalheiro ladrão Arséne Lupin dos romances de Maurice Leblanc, enquanto Johanna, a Persona de Makoto, é baseada na Papa Joana, uma papa feminina que aparentemente se disfarçou de homem e subiu na hierarquia da igreja.
Persona 5 Royal e Persona 5 – Quais são as diferenças?
Persona 5 Royal é essencialmente uma versão expandida do Persona 5 de 2016/17 , exclusivo para PlayStation 3 e PlayStation 4. Há um novo membro do grupo, novos personagens secundários, um novo semestre escolar e muitas outras adições à história.
As Dungeons tiveram alguns de seus chefes ajustados e novos inimigos adicionados, e todos eles foram expandidos graças ao gancho que Joker pode usar. Novos ataques, como a mecânica Showtime, que permite que os personagens se unam para um ataque conjunto especial, a munição agora é restaurada após cada luta e muitos outros recursos de qualidade de vida significam que Persona 5 Royal é a versão definitiva de um dos melhores RPGs .
Isso é apenas um punhado de mudanças, mas você não está perdendo nada jogando Royal e não pegando um PS4 para jogar a versão ‘vanilla’ do jogo.
E Persona 5 Strikers?
É aqui que as coisas ficam confusas para o universo Persona 5. Persona 5 Strikers é uma espécie de sequência, mas apenas para Persona 5 e não para Persona 5 Royal.
Porque? Persona 5 Royal tem dois novos finais, e Persona 5 Strikers segue apenas os eventos de Persona 5. Ele não menciona ou faz referência a nenhum dos personagens adicionados em Royal ou faz referência a qualquer um dos eventos que acontecem no semestre final.
Mesmo que não esteja conectado ao Royal, ainda vale a pena jogar. Persona 5 Strikers é um RPG de ação muito mais próximo da série Musou/Warriors em termos de jogabilidade, mas mantém muitos elementos como a convocação de Personas. Também é tão estiloso quanto o jogo principal.
Persona 4 Golden
Embora Persona 5 possa ser o jogo mais conhecido da série, Persona 4 Golden é indiscutivelmente o jogo que colocou Persona realmente no mapa.
Lançado para o PS Vita em 2012, Persona 4 Golden pegou o que os críticos adoravam em Persona 3 – os Links Sociais, ambiente escolar e convocação de Persona – e envolveu-o em um aconchegante pacote de mistério de assassinato.
Você se muda para Inaba, no interior do Japão, para ficar com seu tio enquanto seus pais trabalham no exterior durante o ano. Depois de fazer amigos rapidamente, um aluno da escola secundária local descobriu o cadáver de um repórter de TV assassinado. Rumores do ‘Midnight Channel’ fazem com que o protagonista e seus amigos investiguem o assassinato e entrem em um mundo que só pode ser acessado por meio de um aparelho de televisão.
Conhecido como Investigation Team (Equipe de Investigação), esse grupo de adolescentes empunhando Personas baseados em seres mitológicos japoneses ou pessoas lendárias, como a divindade da criação japonesa Izanagi, a filha Ouyamatsumi, o deus da montanha Konohana Sakuya e a versão adulta do herói popular Kintaro, Kintoki-Douji.
Persona 4 Golden e Persona 4 – Quais são as diferenças?
Da mesma forma que Persona 5 Royal, Persona 4 Golden é uma versão melhorada da versão ‘vanilla’ de Persona 4, o RPG de PS2 de 2009.
Golden adiciona dois novos Social Links, reequilibra os aspectos de jogabilidade da versão original do PS2, adiciona um novo mês com alguma história extra, novas cenas animadas e eventos, novo clima e um novo epílogo. Como o Royal, é frequentemente considerado a versão preferida, e você não está perdendo nada ao jogar Golden no Switch em vez do jogo PS2 original.
Vou gostar de Persona 4 Golden se gostar de Royal?
Provavelmente sim! Embora não seja tão visualmente chamativo ou estiloso quanto Persona 5 Royal, Persona 4 Golden é o jogo mais semelhante da série a Persona 5.
Pode parecer um retrocesso se você jogou apenas o jogo mais recente da franquia, Persona 4 Golden tem Dungeons únicas como os Palaces no Persona 5, mas essas Dungeons são aleatórias agora, mais perto de Mementos. Portanto, toda vez que você sair da Dungeon, o layout mudará. Além disso, o combate perde muitos dos recursos de qualidade de vida que Persona 5 (e Royal) introduziram.
Sério, pense nisso como um RPG de PS2 (e PSV) e você provavelmente se divertirá muito. Junto com 5, é considerado por muitos o melhor jogo da série.
E o Persona 4 Arena Ultimax?
Enquanto o spin-off/sequência de Persona 5 permanece em um gênero bastante semelhante, Persona 4 Arena Ultimax é completamente diferente – é um beat ‘em up com muitas cenas visuais no estilo romance.
O jogo de luta, desenvolvido pelos mestres Guilty Gear e Dragon Ball FighterZ Arc System Works, é uma sequência direta de Persona 4 e Persona 3. Ultimax também contém a história do spin-off do primeiro jogo de luta, Persona 4 Arena, então você não precisa pegar um PS3 ou Xbox 360 para obter toda a história se você quiser.
É um momento muito divertido com uma mecânica de jogo de luta, mas não espere níveis de polimento para sua história – afinal, é um jogo de luta. Não é obrigatório, mas se você gosta de Persona 4 e gosta de jogos de luta, vale a pena jogar.
O que é o Persona 3 Portable?
Persona 3 é onde as coisas ficam um pouco complicadas. Persona 3 Portable é na verdade a terceira versão do Persona 3 original lançado no PS2 em 2006/07. Uma segunda versão do Persona 3 FES, lançada no PS2 apenas um ano depois.
A versão que os proprietários do Switch receberão é o P3P que foi relançado no PSP em 2009/10 (e na PSN), porém com maior polimento.
Situado na cidade japonesa de Iwatodai, e você é (adivinhe) um estudante transferido que é convidado a se juntar ao SEES, um grupo de alunos do ensino médio que podem convocar Personas e estão investigando algo conhecido como ‘Dark Hour‘, um 25º adicional hora do dia em que o colégio do protagonista se transforma no Tartarus, uma torre labiríntica repleta de criaturas malignas conhecidas como Shadows.
Pela primeira (e única) vez na série, você pode jogar como protagonista masculino ou feminino – e dependendo de quem você escolher, isso muda seus Links Sociais e abre novas rotas de história. O jogo saiu depois de Persona 4, então muitas mudanças de qualidade de vida foram adicionadas.
As personas do SEES desta vez são todas baseadas em deuses gregos, divindades e figuras como Orfeu, o bardo trácio, Hermes, o mensageiro, Cerberus, o guardião do submundo, e Nemesis, a deusa da retribuição divina.
Persona 3 Portable e Persona 3 FES – Quais são as diferenças?
Persona 3 FES, sendo a segunda versão do Persona 3, já trouxe várias mudanças para Persona 3, mas ao invés de P3P ser uma atualização direta de FES, é uma versão com algumas grandes diferenças. O FES também está disponível apenas no PS2 (ou PS3, se você o comprou na PSN).
A grande mudança em FES é que ela adicionou um novo capítulo ao Persona 3 depois de terminar a história principal, chamada ‘The Answer’. Este capítulo adicional da história foi muito mais difícil do que o jogo principal e removeu o aspecto do Social Link do jogo principal – é essencialmente apenas um Dungeon crawler direto. Além disso, tem cerca de 30 horas de duração, além das 60 a 70 horas de jogo do jogo principal.
Agora você pode jogar como uma protagonista feminina. Você poderá escolher quem é seu aluno silencioso do SEES logo no início do jogo e terá novas cenas, eventos e relacionamentos, dependendo de quem você escolher. Essencialmente, se você escolher o protagonista masculino, é como FES, mas se você escolher a protagonista feminina, obterá bastante conteúdo novo – nada que mude o final.
A maior diferença entre os dois, no entanto, é uma virada de jogo. Em FES, em combate, você só podia controlar as ações do protagonista. Isso significa que seus outros três membros do grupo são deixados para a IA, o que pode terminar em desastre (Marin Karin, alguém?). Felizmente, em Persona 3 Portable, você pode controlar todos os quatro membros do grupo. Como resultado disso, muitos preferem o Persona 3 Portable.
Vou gostar de Persona 3 Portable se gostar de Persona 5 – Royal?
Isso vai depender das suas expectativas, já que Persona 3 Portable é bem diferente de Persona 4 Golden e Persona 5 Royal.
Onde Persona 4 Golden e Persona 5 Royal permitem que você explore livremente Inaba e Shibuya, permitindo que você caminhe pelos ambientes e converse com todos, Persona 3 Portable está muito mais próximo de um romance visual quando você não está dentro do Tartarus.
Não há cenas animadas nem modelos 3D fora da Dungeon principal – em vez disso, qualquer conversa entre os personagens geralmente são apenas retratos na tela. Você também não pode andar livremente pelas várias partes da cidade. Você seleciona locais no mapa de Iwatodai e, em seguida, obtém outro mapa estático da área em que está com coisas marcadas com as quais pode interagir. Em seguida, você deve arrastar um cursor para interagir com eles – sejam pessoas ou objetos.
O Tartarus também é muito diferente do Midnight Channel ou dos Palácios. Tartarus é uma Dungeon grande e longa onde os layouts de piso são aleatórios toda vez que você entra. É mais próximo de Mementos do que do Midnight Channel nesse sentido, e a progressão no Tartarus é obrigatória, com mais andares se abrindo conforme você avança na história.
Onde estão Persona 1 e Persona 2?
Você seria perdoado por pensar que Atlus esqueceu de Persona 1 e Persona 2 Innocent Sin and Eternal Punishment.
Persona 1 e ambos os jogos da duologia Persona 2 não estão disponíveis em nenhum console da Nintendo. Na verdade, existem poucos lugares onde você pode jogar esses jogos. E, ao contrário dos jogos Persona ‘modernos’, Persona 1 e 2 têm vários personagens recorrentes e elementos de enredo. Persona 1 está no PlayStation original como Revelations: Persona, embora também tenha sido refeito para o PSP como Shin Megami Tensei: Persona. Persona 2 é muito mais complicado. A versão PSOne de Innocent Sin nunca foi lançada em inglês, e a única versão oficialmente disponível em inglês é o remake do PSP. Sua sequência direta, Eternal Punishment, foi lançada em inglês no PSOne (mas não na Europa) e foi relançada na PlayStation Network, mas o remake do PSP nunca teve um lançamento em inglês.
Persona 1 e 2 também são muito diferentes dos jogos posteriores da série – Persona 3 basicamente renovou toda a premissa, mantendo referências aos três primeiros jogos. Os jogos Persona 1 e 2 carecem de Social Links e a jogabilidade é muito mais próxima de um RPG tradicional ou dos primeiros jogos Shin Megami Tensei . Eles também são muito lentos, com altas taxas de encontro aleatório e muitas pequenas peculiaridades irritantes.
O tempo não foi bom para eles, e adoraríamos vê-los serem portados, mas achamos que eles precisariam de muitos retrabalhos para atrair o fã moderno de Persona. No entanto, as histórias neles – particularmente em 2 – são bem vistas.
Qual jogo devo jogar primeiro no Switch?
Persona 4 Golden é o mais parecido com Royal e provavelmente é nossa indicação para começar se você quiser experimentar os três jogos no Switch. É o início mais alegre e estabelece um equilíbrio entre as Dungeons aleatórias do P3P e os palácios estilizados do P5R.
Persona 3 Portable, sendo tão diferente dos outros dois, também não é ruim para começar. Mas se você voltar a ele depois de Persona 5R ou Persona 4G, este é o jogo que você pode ter mais dificuldades. Pense nisso como um romance visual com Dungeons, em vez de um grande RPG como suas sequências.
Portanto, Persona 4 Golden é nossa recomendação leve, mas contanto que você saiba no que está se metendo – e não se importe com uma grande mudança para trás ou para frente – então você pode começar por onde achar confortável. A série Persona é fenomenal.
E aí curtiu? Se gostou da matéria, deixe comentários! Qual o seu game Persona Favorito?
Deixar uma resposta