Roniu’s Tale é um homebrew brasileiro desenvolvido pela Kunjee Studio para NES e lançado originalmente em cartucho, sim cartucho de Nintendo 8 bits em pleno 2022! Para quem não está familiarizado com o cenário retrô gamer, homebrews são games desenvolvidos para hardwares antigos que já estão fora de mercado, feitos geralmente por estúdios independentes e fãs dos sistemas antigos.
Posteriormente Roniu’s Tale foi portado para plataformas modernas tendo sido lançado para Nintendo Switch dia 24 de fevereiro de 2023.
O herói dessa aventura é Roniu um menino aprendiz de magia que foi misteriosamente transportado para um grande calabouço, quando avistou uma estranha e intensa luz se aproximando por trás dos muros de sua cidade, curioso com a luz ele foi ver de perto e caiu em um buraco mágico ficando aprisionado nesse lugar.
Lá ele encontra a fantasma de uma garota chamada Ousia que era aprendiz de feiticeira e também caiu lá um dia e não conseguiu escapar nem sobreviver aos perigos que o calabouço guarda. Ela quer se libertar desse lugar e Roniu precisa voltar para casa a salvo, juntos tentarão encontrar uma saída. Roniu tem que sobreviver aos inimigos e obstáculos que vai encontrar pelo caminho enquanto Ousia usará toda a sua experiencia com esse misterioso local para orientar Roniu e ensinar poderosas magias a ele.
O jogo é um puzzle com elementos de plataforma e aventura com câmera de cima o que me fez lembrar muito de Adventures of Lolo (NES), no entanto esse game trás mecânicas inovadoras sendo bem diferente de qualquer outro jogo de puzzle que eu já tenha jogado no NES. É muito legal para um gamer retrô como eu ver os antigos consoles vivos recebendo novos games em sua biblioteca tão caprichados como Runiu’s Tale!
Em Roniu’s Tale controlamos o personagem em 4 direções, em telas fixas em cada fase onde precisamos pegar a chave que abre a porta para a próxima fase e também coletar os orbs necessários para escapar desse calabouço. A mecânica principal está no chão das fases que é formado por pisos quadrados que caem após Roniu pisar neles, fazendo o jogador calcular cada passo para não ficar sem saída em meio a precipícios, monstros e obstáculos.
Para sair dessa enrascada Roniu vai usar seus talentos com magia, poderes que vai desbloqueando na aventura como bola de fogo, bota flutuante, transpassar paredes e criar pisos. Porém esses poderes são limitados e Roniu tem que usá-los com muita estratégia para chegar a cada nova porta. Os quebra cabeças são muito inteligentes e exigem que o jogador antecipe mentalmente seus passos e administre bem os poderes para solucionar os obstáculos que vai encontrar e que se tornarão cada vez mais complicados.
O design do jogo trás uma bela pixel art 8 bits raiz em estilo chibi, cores muito bonitas e cenários variados. Vale destacar as cutscenes durante a história, algo que não se vê em tantos jogos de NES. Enfrentamos inimigos como goblins, morcegos, fantasmas, esqueletos, entre outros com diferentes padrões de ataque e movimentações.
A trilha sonora é super caprichada e gostosa de ouvir, a música muda em cada um dos 9 mundos do jogo e cada mundo tem por volta de 4 a 5 fases, dando mais de 40 fases para se aventurar em uma progressão de dificuldade bem equilibrada onde você vai entendendo passo a passo a lógica dos desafios. O jogo não tem sistema de save, apenas passwords mas isso é compreensível se lembrarmos que se trata de um jogo criado para NES. No Switch pelo menos temos a comodidade de poder printar o password para não precisar anotar no caderninho como nos velhos tempos.
Esse game é uma excelente pedida pra quem gosta de desafiar a mente com puzzles inteligentes e curtir um bom jogo retrô. E aí, vai encarar esse desafio? Roniu’s Tale está disponível por R$ 40,54 na eShop BR.
1 Comentário