A Electronic Entertainment Expo ou simplesmente E3, o famoso evento de games dito como sendo um dos maiores do mundo e que comumente era executado anualmente em meados de junho, tem encontrado barreiras em sua execução desde 2020.
Sua ultima edição foi em 2019, e no ano seguinte devido a pandemia não foi possível termos o evento. O mesmo se sucedeu em 2021 e somente em 2022 tivemos um anúncio deu que o evento voltaria a vida, o que alegrou muitas pessoas da comunidade gamer.
Porém nesse meio tempo as empresas de jogos que usavam o espaço do evento para trazer seus grandes anúncios começaram a investir em eventos virtuais e pré-gravados como a Ubisoft Forward, Sony State of Play, Nintendo Direct, Pokémon Presents, entre outros.
Recentemente até mesmo tivemos novas empresas aderindo ao modelo virtual como a Capcom Spotlight. Querendo ou não, gostando ou não, a pandemia mudou a forma de como as coisas eram e tornou o digital um caminho mais viável.
Somando isso ao fato da E3 desse ano ter trocado de grupo de gestão do evento e os principais nomes desistirem de sua participação na mesma, a ESA e ReedPop, atual detentoras do evento, publicaram via e-mail à alguns veículos de impressa uma nota cancelando o evento desse ano devido ao “baixo interesse do público” e em sequencia confirmou o cancelamento através de uma declaração pública do vice presidente da ReedPop, confira:
Esta foi uma decisão difícil por causa de todo o esforço que nós e nossos parceiros colocamos para fazer este evento acontecer, mas tivemos que fazer o que é certo para a indústria e o que é certo para a E3. Agradecemos e entendemos que as empresas interessadas não teriam demos jogáveis prontas e que os desafios de recursos tornaram a E3 em junho um obstáculo que eles não conseguiram superar. Para aqueles que se comprometeram com a E3 2023, lamentamos não poder apresentar a vitrine que vocês merecem e que vocês esperam das experiências de eventos da ReedPop.
E assim teremos mais um ano sem a E3… Em contra partida, devo particularmente mencionar que tanto ano passado como esse ano teremos a Brasil Game Show, nossa versão da E3 e tivemos a presença ilustre da Nintendo junto com o presidente da Nintendo Latam Bill Van Zyll.
É triste ver um evento tão grande indo de base mas faz parte. Já BGS, esse não.. esse eu acredito que ainda será o novo E3, o maior evento de games da América Latina ele já é, partiu conquistar o mundo agora!!
Deixar uma resposta