Nintendo no Brasil: Tears of The Kingdom e sua aproximação com o público

Nintendo no Brasil - banner

Enfim meus amigos, o tão querido, esperado e ganhador do prêmio Jogo Mais Aguardado de 2022 no The Game Awards, The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom chegou, e com ele a Nintendo fez algo que não imaginávamos, porém sempre sonhamos: Eventos de lançamento do jogo!

Tivemos no começo desse mês de Maio dois eventos relacionado ao jogo, ambos localizados em São Paulo, Capital, na sempre movimentada Avenida Paulista. Um de promoção do jogo, aberto ao público, e o outro foi um evento fechado à imprensa e mídia especializada de lançamento do jogo.

E nós fomos convidados a prestigiar esse marco tanto historia gamer dos brasileiros como também nas interações dessa gigante japonesa em terras tupiniquins.

Evento de Promoção

O evento de promoção do jogo ocorreu quase que inesperadamente e teve seu início no dia 28 de Abril n o Shopping Cidade São Paulo, localizado Avenida Paulista número 1230, parte do lado externo do shopping com totens e painéis para fotos e parte na área interna com murais com trailers, espaço para fotos com cosplays, e diversas informações promovendo o jogo.

A parte interna desse evento se encerrou dia 12 de Maio no lançamento do jogo, porém a parte externa segue até dia 19 de Maio, vulgo próxima sexta-feira, então ainda da tempo de conferir 🙂

Esse evento é aberto ao público e nele você, além das fotos, pode levar pra casa um pôster exclusivo, dupla face, do jogo.

Nintendo no Brasil: Posteres de Zelda Tears of the Kingdom

O grande destaque, e por grande eu falo diretamente de tamanho, desse evento é sem sombra de dúvidas o totem de Ganondorf Dragmire que retorna oficialmente ao jogo. Esse totem mede cerca de cinco metros de altura, deixando eu com meus míseros 1,65 me sentindo um korok, diante dele.

Evento de Lançamento

Termos um evento promovendo um jogo já era um sonho se realizando, a prova de uma aposta no público brasileiro e também um reconhecimento do nosso amor pela marca. Mas não o bastante e surpreendendo a todos, a Nintendo Brasil chamou a imprensa especializada para um evento fechado de lançamento do jogo e nós fomos convidados, assim tivemos a oportunidade de jogar por cerca de uma hora os primeiros momentos de Tears of the Kingdom.

Esse evento ocorreu no ultimo sábado, dia 13 de Maio, no Brazilian Financial Center, também na Avenida Paulista, e contou com muitos nomes conhecidos e colegas do ramo. No horário que fui pude ver alguns rostos como o Pedroca da Equipe Coelho do Japão, o ‘Necro’Lipe do Universo Nintendo e a jornalista Bruna Penilhas.

O espaço estava extremamente aconchegante e possuía um painel de fotos com a arte da capa do jogo e outro painel com dois totens, Link e Zelda, em um fundo mais escuro. Além disso, haviam oito Nintendo Switches já ligados e prontos para jogar esse tão esperado jogo. Bastava ir para um dos assentos livres, se acomodar e jogar.

Iniciamos o gameplay sem tomar os spoilers do começo do jogo, apenas na porta de uma das shrines prestes a pegar uma das novas habilidades que já nos foi apresentada pela própria Nintendo em seu canal no Youtube. Dali pra frente, por uma hora, o céu era o limite… Literalmente! Até por que iniciávamos o jogo em uma das ilhas do céu.

Não o bastante, ainda houveram brindes magníficos com uma mochila, camiseta, caneca e o pôster dupla face.

Nintendo no Brasil: Tears of The Kingdom e sua aproximação com o público
O jogo não estava incluso no brinde!

Mensagem direta ao Brasil

Poderia ter parado no tópico acima, mas vale mostrar isso como prova de que estamos fazendo parte de um momento único. Me diga você meu caro leitor, quando você se lembra de ter ouvido falar da Nintendo direcionar alguma coisa diretamente aos fâs do Brasil?

Nem mesmo na época em que a Nintendo estava por aqui por intermédio de empresas como a Gradiente ou a Playtronic (entreguei minha idade…), não havia esse tipo de proximidade ou contato mais direto. O máximo eram comerciais mencionando seus produtos e um ou outro comercial especifico de algum console e jogo.

Mas nessa mesma semana tivemos um pequeno video promocional de Tears of the Kingdom contendo Eiji Aonuma, o pai da série Zelda, e Hidemaro Fujibayashi, o diretor do jogo, arriscando poucas palavras em português ao dizer “Olá fãs da Nintendo no Brasil” e “Boa Sorte”. Duvida? Caso não tenha visto, clique aqui!


A Nintendo está estreitando seus laços com o Brasil pouco a pouco, começando com o suporte ao nosso idioma e anúncio da eshop localizada no Brasil em Novembro de 2020, avançando para a presença da Nintendo na BGS de 2022 e o Nintendo Shopping Tour, depois jogos como Nintendo Switch Sports, Mario Party Supertars e Kirby’s Dream Buffet sendo localizados aqui. E esse ano tivemos eventos de lançamentos de jogos e mensagem direta de dos criadores do jogo mais aguardado de 2022 e certamente GOTY 2023.

E ainda teremos Pikmin 4 já anunciado em Português Brasileiro. Sem mencionar comerciais em português que temos hoje no Youtube e no Twitter (como de Pokemon Scarlet e Violet e até mesmo alguns de Zelda: Tears of the Kingdom) e as várias vagas de emprego na Nintendo Of America solicitando especialistas bilíngues Português/Inglês.

Para quem não percorreu a trajetória pode não parecer muita coisa.. ou mesmo parecer ser o mínimo a ser feito, mas para todos aqueles, que assim como eu, viu todo o caminho percorrido, para esses eu digo: VENCEMOS!!!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.