A expectativa sobre aquele ser mumificado de longos cabelos vermelhos apresentado no trailer ainda de 2019 na E3 foi finalmente confirmada através da divulgação do trailer final de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Ganondorf, iconico vilão da saga e um dos mais representativos do “lado mal da força” do mundo dos games está de volta a saga. Mas como assim de volta, ele não é a calamidade? Ele não é a forma bestial? Não é tudo a mesma coisa?
Então vamos adentrar o universo da série pra conhecer mais sobre o clássico vilão, revisitar suas aparições e ver mais de sua origem. E claro, entender a diferença que existe entre suas formas. Here we go!
Origem
Para entender a grandiosidade de Ganondorf Dagmire, é necessário entender um pouco de sua raça e também a mudança que ela teve ao longo dos anos e dos jogos da saga. Ele é um gerudo, raça quase inteiramente formada por mulheres, com um homem nascendo a cada 100 anos. E antes que você tentando entender a biologia da raça, ele não seria o pai de todas as gerudos, por ser o único progenitor masculino a cada centenário. A fêmeas da raça ao longo do ano, saem ate Hyrule para poder fecundar com os soldados hylians e assim poder prover de novas “gerudinhas”.
Entendendo um pouco da raça Gerudo, se entende um pouco a grandiosidade de Ganondorf perante sua raça. As mulheres cultuam àquele nascido a cada 100 anos como rei da espécie que por tantos anos foi vilanizada e tratada como um povo de ladras, saqueadoras, fato que veio a mudar em The Legend of Zelda Breath of the Wild, que apesar da dificuldade já conhecida em entrar na cidade habitata por elas, já é visto de maneira mais amistosa mas igualmente imponente, porém se relacionando melhor com demais povos (visto que na própria cidade no jogo, observamos mulheres hylians, Gorons, circulando).
O fato curioso dessa história, é que Ganondorf possui duas mães e somos apresentadas por elas no clássico The Legend of Zelda: Ocarina of Time, as irmãs bruxas Koume e Kotake, também conhecidas como as bosses do Spirit Temple e que também possuem uma versão fusionada, a Twinrova.
As bruxas malignas, possuem grande poder de influência na raça Gerudo, tornando a visão negativa que possuíam sobre a raça muito por conta da existência delas. Após Ocarina of Time, as bruxas voltaram a aparecer em Majora Mask (mas aqui não como as vilãs que conhecemos) e em Oracle of Age/Season, na tentativa de reviver o filho na forma sua forma bestial. E a importância de saber sobre as mães de Ganondorf é essencial para entender o porque de sua personalidade maligna e crescer com o ar de ganância e busca desenfreada pelo poder. Foi criado para ser um líder nato pelas suas mães, estrategista e dono de uma força inigualável. Mas também com uma razão até que nobre para sua busca pelo poder.
Em Ocarina of Time, vimos que um dos motivos para sua tentativa de ascender o poder, é em prol de sua raça, que como dito acima, fora durante muito tempo vilanizada e inclusive sendo renegada a viver longe dos demais povos, no deserto. Apesar que convenhamos, quando ele conquistou o poder ele não fez muito pelo seu povo não é?! Ganondorf também é a “reencarnação” do grande vilão Demise (vamos explicar as aspas, calma), personagem que nos é apresentada em Skyward Sword e que conta sobre a origem de toda “A lenda de Zelda”.
Ao ser derrotado pelo herói e por sua espada seladora de todo o mal, o vilão amaldiçoou um ciclo de reencarnações e luta contra seu ódio que virá de diferentes formas. (caso você não saiba, Link e Zelda de diferentes jogos são reencarnações de versões anteriores.) E aqui vale o entendimento do questionamento logo no inicio da matéria.
Uma das formas reencarnadas do ódio de Demise, é a Ganon, a figura bestial e demoníaca que se faz presente em diversos jogos da série. Ganondorf e Ganon são e não são a mesma criatura, por mais complicado isso seja de entender. Ganon é como se fosse o demônio que se apoderou da figura homem de Ganondorf e com isso se constituírem em um só. É complicado fazer essa assimilação, ainda mais diante do nome ser praticamente o mesmo, mas devemos entender que Ganondorf é o homem, gerudo, com sua imponente altura de 2 metros e 30 centímetros ( Em Tears of the Kingdom será mais de 3 metros).
Ganon é o demônio, é o ser maligno, que possui exclusivamente sua forma bestial de porco amedrontador. E ainda há a terceira forma, que é Calamity Ganon unicamente existente em Breath of the Wild, que é a forma puramente destruidora do mal, não racional, não possuindo ambição de poder e de nada, apenas a destruição de tudo, tendo sua origem justamente em uma das reencarnações do ódio de Demise, com um poder destrutivo gigantesco. E justamente caracterizando que os 3 são seres diferentes é que eles podem existir unicamente, sem a necessidade deles 3 serem um só.
A primeira aparição de Ganondorf na saga foi em a Link to the Past, mas apenas como uma menção feita por uma das sete donzelas, como o rei dos ladrões que conseguiu invadir o reino sagrado e obter a triforce e assim sendo transformado na besta Ganon. Em Ocarina of Time, nos deparamos com sua primeira figura humana evidenciada, como o rei dos Gerudos, que se aproxima do rei de Hyrule para fomentar um casamento com a princesa e assim poder ser o novo governante. E logo no começo do jogo nos deparamos do tamanho de sua maldade.
Em busca da triforce e do poder que ela proporciona, ele sai em busca das pedras espirituais que garantem o acesso ao artefato mas logo na busca pela primeira pedra, que se encontrava dentro da grande árvore Deku, ele amaldiçoa a arvore lider dos kokiris e dos koroks, colocando uma enorme aranha chamada Gonma dentro da arvore para poder mata-la (O bicho é mal mesmo). E após observar que poderia obter a triforce de maneira mais simples, ele engana Link e Zelda, fazendo com que eles abram o portão da porta do tempo e assim o vilão tendo a oportunidade sem nenhum obstáculo de por as mãos na triforce.
Mas justamente ao toca-la, o artefato acaba se dividindo em três pedaços diante da falta de equilíbrio que havia no vilão. Com isso, a parte da sabedoria foi secretamente guardada a Zelda, a da coragem a Link, restando a do Poder para ele e com isso aumentando ainda mais o poder do já poderoso rei dos gerudos e com isso, conseguindo assim usurpar do trono de Hyrule.
Mas claramente nosso querido herói não iria permitir e após sete anos o domínio de Ganondorf, Link de posse da Espada mestra e da ajuda dos Sete sábios, derrota o vilão e sendo assim aprisionado e selado. Em Wind Waker, vemos que anos depois o vilão conseguiu quebrar o selo e retornar ao mundo novamente em busca das outras duas partes da Triforce e também em derrotar as reencarnações do herói e da Deusa. E respondendo uma pergunta que você talvez esteja se fazendo agora, sim, é o mesmo Ganondorf de Ocarina, apesar de sua forma diferente.
Após então a batalha final, Link finalmente consegue derrotar (novamente) Ganondorf com uma apunhalada em sua testa, petrificando e posteriormente inundado pelas aguas de Hyrule. O vilão então ressurge (de acordo com o livro Hyrule Historia, em uma outra linha do tempo) em Twilight Princess. Diante de todo o mal que ele provocou, Ganondorf seria executado pelos antigos sete sábios do crepúsculo e mesmo após ser apunhalado, ele permanece vivo, devido a ter obtido a triforce do poder, mas ainda assim enfraquecido e sendo aprisionado
posteriormente no reio do Crepúsculo. Lá, ele conseguiu se aliar a Zant, um membro da raça Twilli que havia sido rejeitado para estar no trono do reino. Com isso, enganando Zant dizendo que na verdade ele seria um Deus, ele se alia ao Twilli, para acabar com o reino da luz e Zant poder ser o novo rei do Crepusculo.
Mas claro, que Ganondorf não fez isso pra simplesmente ajudar não é?! O vilão na verdade o usou apenas para conseguir escapar do reino aprisionado e poder voltar a luz para tentar conquistar novamente a triforce e consequentemente o poder. Mas novamente, o vilão é derrotado por Link, com uma apunhalada no peito e vindo assim a ser derrotado e novamente selado.
Em Hyrule Historia, é contado que após sua morte, o ressentimento e pensamentos malignos de Ganondorf viajaram através do tempo e espaço, manifestando-se através do Espelho das Trevas na forma dos Links das Sombras em Four Swords Adventures. Surgindo assim uma nova aparição do vilão e consequentemente uma nova derrota.
Desde 2019, com o trailer surgido na E3, sendo apresentado em uma versão mumificada, sempre houve a crença no retorno do homem Ganondorf, surgindo inúmeras teorias que inclusive era o mesmo vilão dos jogos anteriores e que por algum motivo ainda desconhecido, afinal o jogo ainda não foi lançado, ele quebra um selo que aparentemente o aprisionava e consegue ressurgir, fato confirmado no trailer final do jogo.
E algo que corrobora com a idéia de que se trata do mesmo vilão, são suas orelhas, já que os Gerudos em BOTW possuem orelhas pontudas e Ganondorf nos foi apresentado com as orelhas redondas, característico de suas imagens anteriores. Ademais, a figura mumificada foi apresentada com muitas caracteristicas do mesmo vilão de Twilight Princess. Ele esta com a mesma coroa que no jogo de Gamecube/WII/WIIU.
A mão que selava seu peito esta localizada na mesma região de onde ele fora apunhalado, sendo inclusive na mesma posição que ele se encontrava.E bem como vocês observaram, Ganondorf jamais foi morto de fato, apenas selado. Será então que é o mesmo ou um novo gerudo homem que nasceu 100 anos depois? Uma reencarnação? E caso seja o mesmo, qual será a reação do rei dos Gerudos em ver seu povo viver em harmonia com os demais povos? Bem dia 12 de maio esta ai para responder nossos questionamentos.
Agradeço a paciência devido ao longo texto e espero que tenha gostado. Conta pra gente nos comentários caso algum fato importante de Ganondorf tenha ficado de fora e não esqueça de sempre acompanhar o portal!
2 comentários