Um novo estudo conduzido pela Video Game History Foundation e pela Software Preservation Network revelou que 87% dos jogos clássicos lançados nos Estados Unidos estão esgotados.
Os 13% restantes podem ser acessados facilmente – seja por meio de um relançamento em plataformas modernas ou por meio de um serviço de emulação fornecido oficialmente, mas a maioria dos jogos mais antigos permanece indisponível por meios fáceis.
O estudo foi produzido para substanciar a quantidade de história do videogame em perigo de ser perdida, disse a Video Game History Foundation , e fornecer evidências sobre por que bibliotecas e arquivos devem ser autorizados a preservar jogos de maneira semelhante a outras formas de mídia.
O estudo incluiu mais de 4.000 jogos lançados antes de 2010, disse a Video Game History Foundation, incluindo todos os títulos de Game Boy lançados nos Estados Unidos. A fundação explicou sua metodologia detalhadamente em uma postagem no blog junto com os resultados.
Em comparação, cerca de 14% dos filmes mudos americanos de 1912-1929 ainda sobrevivem hoje, em comparação com 13% dos jogos dos anos 80 até 2010. O fechamento das e-shops do 3DS e do Wii U em março removeu mais da metade dos títulos de Game Boy ainda impressos na época, deixando apenas 5,87% disponíveis hoje, de acordo com o estudo.
Como a distribuição digital continua a dominar as vendas e o acesso aos jogos, a Video Game History Foundation alertou que a preservação dos jogos corre o risco de piorar devido à natureza “volátil” das lojas e serviços digitais. Um exemplo recente, mas em pequena escala, disso é o Google Stadia. Quando a plataforma saiu do ar no início do ano, três exclusividades foram totalmente perdidas.
No Twitter, os codiretores da Video Game History Foundation, Kelsey Lewin e Frank Cifaldi, pediram à indústria e à legislação que façam reformas que permitam uma melhor preservação dos jogos, ecoando as declarações feitas pela própria fundação.
- Um número alarmante de 87% dos videogames clássicos lançados nos Estados Unidos não está disponível. Veja por que isso importa. https://t.co/rV3aqLlZt0
- Video Game History Foundation (@GameHistoryOrg) 10 de julho de 2023
Devemos pensar na infraestrutura necessária para resolver os problemas do presente e do futuro. O acesso à história dos videogames não deveria ser reservado apenas aos fãs mais dedicados e informados.
Escreveu a Video Game History Foundation no Twitter, reconhecendo a posição atual da pirataria como uma das formas mais comuns de acessar jogos clássicos.
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