Cadê os créditos dos compositores no Nintendo Music?

Cadê os créditos dos compositores no Nintendo Music?
Imagem: Nintendo

Depois de tanto tempo pedindo, finalmente temos uma plataforma oficial da Nintendo para ouvir suas músicas mais clássicas, com o Nintendo Music. É incrível! Quase perfeito. Só que tem um detalhe bem evidente que está faltando e que os fãs não deixaram passar batido: cadê os créditos dos compositores?

Não somos os únicos que notaram esse desfalque. Como apontou o TheGamer, muita gente foi ao Twitter e Bluesky logo após o lançamento do app para expressar a decepção.

O app foi lançado com mais de 2.000 faixas de 23 jogos diferentes, mas não há menção de quem compôs cada uma. Isso significa que nomes como Koji Kondo, David Wise, Hirokazu “Chip” Tanaka, Kazumi Totaka e muitos outros gênios da música ficam sem o merecido reconhecimento.

Além disso, ao clicar em “Track Information” — onde seria natural encontrar o nome de quem criou a música — só aparece o título da faixa, o jogo e a informação de direitos autorais. Parece até meio absurdo, não? Principalmente considerando que um recurso de classificação “Por Compositor” seria superinteressante. A Nintendo é tão discreta com essas coisas que seria bem legal ter essa informação de maneira oficial.

Vale lembrar que a Nintendo não é a única com essa prática. No Apple Music, por exemplo, a SEGA é listada como a “compositora” de toda a trilha sonora de Bayonetta 2, ignorando os nove músicos que contribuíram. E, na Konami, temos a “Castlevania Sound Team” em vez de créditos a Michiru Yamane, Yasuhiro Ichihashi e outros artistas icônicos.

Curiosamente, a Nintendo nem optou por algo similar, como listar uma “Nintendo Sound Team” para os jogos, o que já seria algo. No final, é um descuido grande não dar crédito aos artistas por trás de tantas músicas incríveis.

A Nintendo já andou patinando em alguns pontos assim ultimamente; já vimos casos de equipes inteiras ficando de fora dos créditos em remasterizações, além de um Museu Nintendo que ainda deixa a desejar no quesito histórico. Então, talvez essa falha no Nintendo Music nem devesse surpreender tanto, mas decepciona.

Como o app é novo, sabemos que muitas músicas ainda estão por vir nas próximas atualizações. Com a quantidade de gente reclamando da falta de créditos, há boas chances de que a Nintendo adicione essa função no futuro. Ainda assim, fica aquela sensação de que isso deveria ter vindo desde o lançamento.

Publicitária, QA em Editoração Financeira, Nerd e Gamer Nintendista!