Nintendo Switch 2: dock suporta VRR, mas console ainda não utiliza o recurso

Nintendo Switch 2: dock suporta VRR, mas console ainda não utiliza o recurso

Uma descoberta curiosa feita por entusiastas de tecnologia chamou a atenção recentemente, especialmente entre os nintedistas. Foi confirmado que o dock do Nintendo Switch 2 oferece suporte ao VRR (Variable Refresh Rate), mas o próprio console, ao ser acoplado, ainda não consegue utilizar o recurso.

A informação veio à tona após um experimento envolvendo o Steam Deck e um cabo de extensão USB-C fêmea-macho. Ao conectar o portátil da Valve ao dock do Switch 2, foi possível obter imagem em 4K, com HDR, VRR e até 120 Hz, tudo funcionando perfeitamente. O teste foi conduzido pelo site The Verge, que utilizou ferramentas de análise precisas para validar o funcionamento real do recurso, indo além da simples detecção do sistema operacional.

E não parou por aí: outros dispositivos, como o Lenovo Legion Go S e o Asus ROG Ally X (com o sistema Bazzite), também apresentaram resultados positivos ao serem conectados ao dock do Switch 2, com todos os recursos gráficos avançados ativos.

O que intriga é o fato de o próprio Switch 2 não ativar o VRR ao ser usado no dock. Embora a Nintendo tenha mencionado suporte ao recurso em materiais iniciais, posteriormente a empresa recuou, afirmando que a informação havia sido um erro.

Mas afinal, o que é VRR?

VRR é a sigla para Variable Refresh Rate, ou “taxa de atualização variável”. Na prática, é uma tecnologia que permite que a taxa de atualização da tela se ajuste dinamicamente à taxa de quadros enviada pelo console ou PC. Isso ajuda a eliminar efeitos como screen tearing (quando a imagem parece “cortar” no meio) e stuttering (travamentos ou engasgos), proporcionando uma jogabilidade muito mais fluida e estável, especialmente em jogos que não mantêm uma taxa de quadros constante.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?