Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
A Trava de Jogar Online

A Trava de Jogar Online

O medo e a ansiedade batem na hora de jogar com pessoas aleatórias.
O medo e a ansiedade batem na hora de jogar com pessoas aleatórias.

Recentemente, em mais uma rotineira conversa sobre jogos com um amigo, entre alguns debates, ele me falou que queria comprar um jogo X, se eu saberia onde ele estava mais em conta. Atualmente, como jogo bastante online, prontamente respondi que o jogo era ótimo, mas o online estava “morto” e foi quando ele me respondeu que não ligava, que preferia jogar modo história e contra a máquina, porque ao jogar online a ansiedade vinha com tudo e ele ficava mal depois, que existia somente um jogo que ele se sentia a vontade para jogar com pessoas que ele não conhecia.

A Trava de Jogar Online

A partir desse dia, me encontrei pensando e muito sobre esse assunto, e voltei em algumas memórias, não tão antigas, que eu também passei por isso. Existiam jogos que eu deixava de aproveitar a experiência do online, porque a ansiedade vinha de uma forma horrível, às vezes não me achava bom o suficiente, e outras vezes vinha sem muita explicação. Mesmo hoje em dia, ainda existe um jogo específico que eu amo, mas não consigo jogar com pessoas “random”.

Aos poucos fui perdendo o “medo”, principalmente depois de ter participado de torneios de Super Smash Bros, Mortal Kombat e Mario Kart há alguns anos e também sempre estar em um encontro quinzenal de 3DS com pessoas, a maioria, desconhecidas na época.

Entretanto, sei que não são casos isolados, muitos jogadores, às vezes, deixam de aproveitar a experiência completa, seja por medo de não ser bom ou uma ansiedade que bate sem muita explicação. Há quem só consiga jogar com amigos ou mesmo quem foque somente em jogos com campanhas offline, e por vezes mesmo sem perceber, reclamam e dizem achar chato jogar online, sem entender que é esse temor que o faz se afastar de alguns jogos.

A Trava de Jogar Online

Eu tinha “medo” do online, hoje vejo como é maravilhoso (quando bem feito rs) e muito necessário a maioria dos jogos ter como opção. Ele mantém o jogo “vivo”, causa a sensação de mesmo você tendo jogado aquele mapa 1000x ao ligar o botão do online, parece que é inédito.

Se você tem vontade de jogar online, mas a ansiedade bate à porta, comece aos poucos, tente com amigos, tente seu jogo multiplayer preferido na sequência em uma partida “random”.
Caso seja a questão, não tenha medo de ser ruim. A maioria de nós não é jogador profissional e mesmo assim, antes de sermos bons em algo temos que passar pelo estágio de ser ruim.

A Trava de Jogar Online

Resolvi escrever essa coluna na esperança de ajudar quem sofre com esse “medo” não tão incomum. Um mundo infinito de possibilidades espera você em seus jogos preferidos.

Então, me chamem para jogar online.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Vitor Morgado
Designer Gráfico e Podcaster. Um Carioca que mora nas terras geladas de São Paulo que é super fã de jogos de luta, plataforma e RPG principalmente.