Alexey Pajitnov, criador de Tetris, será homenageado na BGS 2023

Alexey Pajitnov, criador de Tetris, será homenageado na BGS 2023

Quem aí está animado para a próxima BGS? Muita gente, né? Então, para aumentar o hype de vocês eu estou aqui para trazer mais uma informação importante e para saber todos os detalhes sobre essa novidade, basta acompanhar a matéria.

Brasil Game Show (BGS) revelou ontem (11) mais uma de suas atrações para esta 14ª edição do evento, que é o maior do ramo na América Latina. A ilustre presença da vez será de Alexey Pajitnov, criador do jogo Tetris®, um dos jogos eletrônicos mais populares de todos os tempos, com mais de 520 milhões de unidades do jogo já foram vendidas para mais de 50 plataformas.

Segundo informações, Pajitnov estará presente nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de outubro, quando participará da cerimônia de abertura, sessões do BGS Meet & Greet, de diferentes painéis do BGS Talks e receberá no palco principal da BGS o prêmio Lifetime Achievement Award, premiação em reconhecimento às grandes contribuições que fez à indústria global de jogos eletrônicos.

Marcelo Tavares, CEO e fundador da BGS, disse em comunicado à imprensa:

“Uma das partes mais emocionantes de promover a BGS é proporcionar encontros únicos entre pessoas que transformaram o setor de games e os jogadores. É uma experiência importante tanto para os convidados, que podem ver de perto o impacto de suas criações com a comunidade, quanto para os gamers, que ficam frente a frente com figuras históricas, como Alexey, um dos mais importantes nomes da história dos jogos eletrônicos.”

Caso queiram saber um pouco mais sobre Alexey Pajitnov, confiram abaixo:

Nascido na União Soviética em 1955, Pajitnov era apaixonado por quebra-cabeças e pelo jogo de tabuleiro pentaminós, desde criança. Na juventude, depois de concluir seu mestrado em matemática aplicada no Moscow Institute of Aviation, ele começou a trabalhar em áreas pioneiras como reconhecimento de fala e inteligência artificial no Dorodnitsyn Computing Centre. Em seu tempo livre, em 1984, foi lá que ele desenvolveu sua obra-prima, o Tetris.

Alexey Pajitnov, criador de Tetris, será homenageado na BGS 2023

Inicialmente, Pajitnov compartilhou cópias da sua criação com seus colegas em disquetes. Em 1985, o jogo foi disponibilizado em um PC da IBM e se espalhou rapidamente pela União Soviética. Em 1987, foi a vez da criação mais famosa de Pajitnov chegar à América do Norte e à Europa. A popularidade do jogo só aumentou depois de um acordo histórico com a Nintendo, e 1989, quando o Tetris passou a fazer parte do mais novo Game Boy da Nintendo, vendendo mais de 35 milhões de cópias. Hoje, o Tetris é jogado em todo o mundo em diversas plataformas, incluindo smartphones. Mais de 425 milhões de unidades do jogo já foram vendidas apenas para mobile. Em 2023, Pajitnov foi retratado no filme Tetris, agora disponível via streaming na Apple TV+, que detalha a jornada do jogo que é o maior sucesso comercial da história.

Vale lembrar que a BGS acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro no Expo Center Norte das 13h às 21h — É importante ressaltar que o dia 11 é reservado para imprensa e negócios, além dos portadores do Passaporte Premium e Passaporte Camarote.

Agora, quero saber o que você achou desta notícia, irá participar do evento? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós!

- Um otaku sem futuro que passa seu tempo na internet falando sobre mangás, animes, e claro, sobre a Nintendo.
Triforce Triforce, Flor Flor, Estrela Estrela, Folha Folha, Raio Raio, Cogumelo Cogumelo, Coroa Coroa