Uma das maiores surpresas durante a Nintendo Direct, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom traz em seu anúncio uma série de novidades a franquia e uma comemoração efusiva dos Nintendistas brasileiros que pela primeira vez, de maneira oficial, irão ver a localização brasileira na série
Primeiro jogo que faz justiça a princesa que dá nome ao jogo e a torna como de fato uma protagonista, o game chega dia 26 de setembro trazendo todo a maravilha gráfica que nos foi apresentada no remake de Links Awakening e se tornando o primeiro título totalmente inédito da franquia em Side-Scrooling desde Link Between World.
Sim você não leu errado. São 11 anos que não vemos a formula tradicional de The Legend of Zelda, aquela vista de cima, sem dar as caras com uma história inédita e que você não dependa de outro jogador para continuar a campanha. Digo isso porque você pode indagar: Mas e Triforce Heroes? Então né.
Mas o trailer exposto ontem na Direct tem uma curiosidade muito mais profunda que apenas o fato da princesa ser jogável, que por si só, já é um chamariz suficiente para tornar o jogo grandioso. Como um bom fã da série, separei alguns pontos observados que levantaram um Q de curiosidade.
A Influência de Breath of The Wild/Tears of the Kingdom
É interessante observar a forma que os títulos mais recentes de história inédia da franquia possar influenciar os futuros jogos daqui para frente. No trailer, a visão de Zelda para a nova Hyrule é uma referência incrível aos jogos citados.
Um fato bem interessante também observado no trailer é de uma mecânica implementada em BOTW/TOTK e que continuará no jogo, que é o modo de seleção rápida de item. Em EoW, a princesa terá o poder de conjurar itens que ela irá se deparar ao longo da narrativa do game, com o propósito de superar obstáculos e até mesmo lutar pela sobrevivência. Como pode ser visto nas imagens, a continuidade da mecânica é uma influência forte dos jogos anteriores.
Outra observação é aparentemente os baús de caveira, também introduzido nos dois jogos. São aquelas arcas que são vistas ao longo do jogo no meio de vários monstros e que só podem ser abertas após derrotarem todos eles. Aparentemente, isso também voltará no jogo.
Onde Zelda está?
Como já foi dito em diferentes matérias abordadas aqui no site sobre The Legend of Zelda, não necessariamente os jogos se passam nos mesmos mundos, sendo pouco os casos que se utilizam do mesmo mapa e sendo considerados até mesmo uma sequência direta.
Ao avistarmos o game pela primeira vez, é automático e coerente a associação de que o game é uma sequência de Link’s Awakening, afinal, é o mesmo design visual utilizado no remake que chegou para o Nintendo Switch em 2019. Mas há um ponto em questão, que caso você não tenha jogado, recomendo que pule as linhas posteriores para não tomar spoiler.
A inocência de levar em consideração que é uma sequência direta é pelo simples fato de que Zelda não está no game. Então os eventos iniciais seriam a partir de onde?
Uma teoria que corre na internet desde ontem, é que o game se passa logo após A Link to the Past, como uma espécie de linha alternativa da conclusão da história (fato inédito na história da franquia não é amigos(as)?!)
Algo que fãs perceberam, são várias familiaridades que existem no pouco que se observa na paisagem com o mapa de ALttP. Veja:
Além disso, o que também corrobora para essa idéia de se passar no mesmo mundo do 3º jogo da franquia é também o visual de Ganon. Logo no inicio do video, vemos uma batalha entre ele e Link, que instaura a quebra de dimensão que se alastra por Hyrule. O design do personagem, é tão, mas tão parecido, que não tem como não fazer essa associação.
Ao mesmo tempo que isso parece ser um bom indicativo, ao mesmo tempo significa absolutamente nada, porque como no inicio desse tópico, são poucos os Zelda’s que se passam no mesmo mundo, então até ter mais detalhes, devemos sempre ter cuidado.
Zoras
Os famosos homens-peixes da franquia passaram por uma verdadeira evolução na série. Antes retratados como figuras que mais se assemelhavam aos dêmonios do mar e de fato, vilanizados em vários jogos, evoluíram para seres mais humanizados e também sendo amigos dos hylians, sendo verdadeiros aliados em muitos momentos.
E o trailer simplesmente buga ao introduzir ambas as versões co-existindo, não se sabendo se pacificamente ou se algum embate, mas será muito interassante ver como a Nintendo abordará a existência de ambos no jogo.
Retornos e primeiras aparições
Esse aliás, tem algumas curiosidades interessantes sobre a franquia. É a primeira vez que veremos tanto a Great Deku Tree quanto o povo Gerudo em um Zelda Side Scrooling.
Ambos existentes desde Ocarina of Time, eles jamais deram as caras em algum jogo da franquia que se popularizou com a visão de cima, ficando mais centrados nos jogos de console de mesa. Uma menção honrosa vai para a aparição das irmãs Kotake e Koume no final de Oracle of Ages/Seasons, mas que só podem ser vistas após concluir os 2 jogos.
Além disso, 2 personagens antigos irão retornar depois de um longo hiato: os Business Scrubs e os ReDeads
Talvez não seja exatamente motivos de festa, mas bem interessante ver o retorno de ambos. Os BS são Deku Scrubs que costumam negociar algo com Link após uma tentativa de ataca-los e que estão ausentes desde Minish Cap. Já os ReDeads são os famosos mortos-vivos que ao chegar perto há aquele grito agudo irritante AAAAh e estão ausentes desde Tri-Forces Heroes.
Zelda, you must find me
Juntamente com o fato de ser localizado para o nosso idioma, o que fato que mais empolgou a todos no anúncio do jogo é sem dúvida, o fato de que a Princesa Zelda será a protagonista de um jogo da franquia e que a jornada do herói será agora realizada por ela.
Isso abre agora o seguinte diálogo, aonde esta Link? Que dimensões são essas que foram abertas em Hyrule? Seriam a Dark World?
Zelda agora será a responsável por pela primeira vez na série ir atrás do querido herói e desvendar todo o mistério que está nas terras.
Além disso, um fato muito curioso é a questão de Zelda usar um capuz ao longo do game com o intuito de se esconder. Obviamente você pode falar, CLARO, JÁ VIU REALEZA ANDANDO POR AI? Mas a questão é… ela esta escondendo sua identidade porque está de fato não querendo ser reconhecida como princesa ou fugindo já que ela estava presa?
São perguntas interessantes, mas que obviamente só serão respondidas quando o jogo for lançado. A ansiedade será grande, mas é ótimo estar empolgado por um novo titulo da franquia de novo. que venha dia 26 de setembro!
1 Comentário