Animal Crossing teria outro nome? Ex-funcionária da Nintendo comenta

Animal Crossing teria outro nome? Ex-funcionária da Nintendo comenta

Animal Crossing é mais do que uma franquia consolidada com milhões de cópias vendidas, é um verdadeiro marco na história dos games. Além do sucesso comercial, o título se tornou um porto seguro para milhões de pessoas durante um dos períodos mais difíceis da história recente: a pandemia de Covid-19. (Para saber mais sobre isso, temos uma coluna especial dedicada ao tema.)

Mas o mais curioso é que Animal Crossing quase chegou ao Ocidente com outro nome.

Em entrevista recente ao site Time Extension, Leslie Swan, ex-gerente de localização da Nintendo, revelou os desafios de adaptar o título original da série, Dōbutsu no Mori, para o público ocidental. O processo de localização levou entre seis meses e um ano, e um dos nomes cogitados para a versão internacional foi Animal Acres, inspirado na grade das cidades do jogo. No fim, a Nintendo optou por Animal Crossing.

Swan também contou a reação do lendário Satoru Iwata, que na época comandava a divisão de planejamento corporativo da Nintendo. Ao saber do trabalho da equipe na localização, Iwata teria caído na gargalhada.

O produtor Takashi Tezuka também alertou sobre a dificuldade da tarefa: não bastava traduzir milhares de linhas de texto — era preciso renomear personagens, criar bordões e adaptar temas muito específicos do japonês para o público ocidental.

Eu estava em uma reunião com o Sr. Iwata e outros chefes do grupo de desenvolvimento, e estávamos dizendo: ‘Aqui está o que vamos fazer’. Eu simplesmente disse: ‘Bem, o Sr. Tezuka está nos pedindo para trabalhar em Animal Forest’, e ele caiu na gargalhada”, contou Swan.
“Ele simplesmente riu e disse: ‘Não sei como vocês vão fazer isso’. E é verdade: tudo naquele jogo era tão específico do Japão.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?