Assim como a maioria das crianças eu também queria ter um bichinho de estimação e sem ter muito espaço pensei em ter um aquário. Também assim como muitas crianças, tive esse desejo negado por meus pais, afinal o argumento era sempre muito válido: “Quem vai acabar cuidado do bichinho sou eu, então não” dizia minha mãe. E assim passou-se o tempo.
Talvez pensando nesse público que já quis ter um aquário e por N motivos não pode ter, ou mesmo atingindo pessoas que já tiveram ou ainda tem, a desenvolvedora FreeMind Games e a publicadora Ultimate Games S.A. lançaram Aquarist, um jogo para preencher esse pequeno desejo de todos.
História
O jogo possui um modo história e um modo design livre. No modo história de Aquarist você assume o papel de um jovem de 14 anos que é presenteado pelo seu pai com seu primeiro aquário e uma grana para gastar nele. Esse primeiro aquário serve também como tutorial. Após o tutorial você consegue sua primeira loja e assim inicia sua jornada apara ser o maior aquarista da região.
Gameplay
O gameplay segue um misto simulador de bichinho virtual com algumas mecânicas de RPG como quests e níveis. As quests envolvem em preparar um aquário de acordo com o que o NPC precisa e para isso você deverá colocar todos os itens necessários: vegetação e decorações, aquecedor, termômetro, filtro, solo e obviamente, peixes.
Assim como quem já teve ou tem aquário sabe, não basta por água, um peixe e ficar olhando, tudo tem que estar de acordo e controlado para que os peixes não morram. Cada espécie de peixe tem seu nível de adequação para que não morra, então a quantidade de plantas, temperatura, quantidade de peixes, decoração e alimentação deve sempre se manter dentro do aceitável.
Ao concluir um aquário, Aquarist age como um RPG e te recompensa com dinheiro e níveis. O dinheiro serve para montar os aquários enquanto os níveis liberam mais itens e peixes para serem usados.
Alguns aquários precisam ser limpos e para isso você deve fazer todo o processo de troca de água, limpeza e readequação para os peixes. Após concluir três aquários você terá a oportunidade de ter sua própria loja de aquários, no começo no porão da casa, mas ao concluir as quests novas possibilidades aparecerão.
Visual
Seu gráfico é agradável. Nada revolucionário ou primoroso, porém é notória a dedicação na ambientação dos cômodos e mesmo nos poucos NPCs que encontrei. O HUD é básico e funcional, porém todos os textos são incômodos de ler. A fonte minuscula de cor branca num fundo azul não foi a melhor das escolhas. Pelo HUD entramos no modo de compra onde também é complicada a leitura de cada menu e a seleção dos submenus. Nada que insistir um pouco não te faça se acostumar.
Controles
O jogo é em primeira pessoa controlando a movimentação com o analógico esquerdo e a câmera com o direito. No centro da tela fica um ponto branco simbolizando o foco para interação com os itens e cenário, sim há algumas poucas interações com o cenário. Pensando no modo portátil do Switch, senti falta do uso do giroscópio ou mesmo do touchscreen que ajudaria, e muito, a selecionar os itens.
Muitos itens ou mesmo os peixes são pequenos e o movimento de câmera é rápido e nada sutil, o que dificulta muito fazer algo simples como selecionar um peixe para ver seus status ou selecionar um item, um bendito aquecedor, para ajustar a temperatura e não deixar que seus peixes morram.
Áudio e Detalhes
Os efeitos sonoros são bons, melhorados quando estão com fone de ouvido. A musica ambiente alterna entre jazz e blues mantendo um clima de calmaria e tranquilidade.
Aquarist está na eShop brasileira e está custando R$ 52,88. Possui 2,6 gb de tamanho e embora mencione ter compatibilidade com o idioma Português, não consegui colocar esse idioma enquanto jogava.
Trailer
[Nota do Editor: Aquarist foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Ultimate Games para avaliação.]
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