Batora: Lost Haven - Ação com combate diferenciado e escolhas que mudam os rumos

Batora: Lost Haven – Ação com combate diferenciado e escolhas que mudam os rumos

Depois de passar um bom tempo jogando, eis que venho até vocês compartilhar as minhas impressões sobre Batora: Lost Haven, um RPG com história interessante e cheia de ação. Então, antes de prosseguirmos, gostaria de agradecer a Team17 por nos fornecer o código do jogo e tornar essa análise possível, pois assim poderei ajudar você, meu caro leitor, com a decisão de adquirir ou não esse jogo. 

Sobre o jogo:

Batora: Lost Haven é um RPG de ação desenvolvido pela Stormind Games e publicado pela Team17 para as plataformas PlayStation 5PlayStation 4Xbox Series e PC (Steam) no dia 20 de outubro de 2022, seguido de sua versão para Nintendo Switch no dia 6 de abril de 2023.

Mas vamos ao que interessa, não é mesmo?! Batora: Lost Haven possui gráficos catoonizados, com ambientes, personagens e efeitos bem trabalhados. Então, se você faz parte do grupo de pessoas com preferência por gráficos realistas, provavelmente passará longe deste jogo. Agora no quesito trilha sonora, ele não deixa a desejar, pois as músicas são boas e combinam perfeitamente com os acontecimentos dentro do jogo.

Batora: Lost Haven - Ação com combate diferenciado e escolhas que mudam os rumos

Caso esteja curioso em saber um pouco sobre a história do jogo, calma, eu te conto! A trama se passa na Terra, após a mesma ter sido parcialmente destruída por uma calamidade, gerando muitas e muitas mortes. Neste Cenário, depois de perder toda a família, Avril aprendeu a se virar, de modo que jamais imaginou o que o futuro lhe traria até receber uma espécie de “chamado” por uma dupla de deuses através de seus sonhos. A partir do seu encontro com as divindades, ela deve cumprir seu destino, ela parte rumo a uma jornada pelo universo em busca de segredos antigos e tomar decisões que vão mudar o rumo da vida dela.

Gameplay:

Batora: Lost Haven é um jogo de ação isométrica com elementos de RPG no qual as suas escolhas interferem diretamente nos rumos da história. Aqui, Avril pode subir de nível, utilizar diversas habilidades, equipar e desequipar runas, coletar, comprar e vender itens, além de alternar entre combate corpo-a-corpo e longo alcance. Acredito que o grande diferencial do jogo seja justamente o combate, pois nele existem dois tipos de natureza que devem ser levados em consideração ou não, pois isso pode ser alterado nas configurações do jogo durante as batalhas, a física (representada pela cor laranja) e a mental (representada pela cor roxa). Se Avril estiver utilizando a natureza física, o combate será focado no corpo-a-corpo, mas se estiver utilizando a natureza mental o combate será focado em longo alcance. Vale ressaltar que inimigos de uma natureza não recebem dano da natureza oposta, ou seja, se estiver utilizando a mental, não causará dano nos inimigos que estiverem utilizando a física e vice versa. Desta forma é essencial que você alterne entre os dois estilos para sobreviver nos combates, pois determinadas habilidades só podem ser usadas com a natureza correta.

Batora: Lost Haven - Ação com combate diferenciado e escolhas que mudam os rumos

Ainda com relação aos tipos de natureza, Avril possui duas barras de vida, uma para a física e outra para a mental. Se um inimigo com natureza física te acerta enquanto você estiver com a natureza mental, a sua barra de vida física diminui e vice versa, por isso esquive-se da maior quantidade de golpes possível já que diferente dos inimigos, você ainda leva dano de naturezas opostas enquanto eles não. A natureza dos seus ataques também auxiliam na resolução de vários puzzles, então fique atento para não passar apertos.

O game também possui um sistema de escolhas que irão influenciar diretamente a sua gameplay, pois de acordo com elas é que você receberá os pontos necessários para poder utilizar cada uma dos três tipos de runas. E já que falamos delas, as runas são upgrades que melhoram as suas habilidades ou lhe concedem outras novas e são dos tipos Defensora, Imparcial e Conquistadora. Cada runa precisa de uma quantidade específica de pontos para ser equipada, sendo esses pontos adquiridos após determinadas escolhas ou subidas de nível, por isso é essencial que você faça suas escolhas com cuidado para que assim consiga os pontos necessários para equipar as runas que deseja, pois o tipo dos pontos recebidos variam de acordo com as escolhas feitas por você.

Batora: Lost Haven - Ação com combate diferenciado e escolhas que mudam os rumos

O jogo também possui batalhas muito legais contra os chefes, pois assim com alguns inimigos encontrados pelo caminho, eles também são híbridos e possuem as duas naturezas assim como você, o que acaba resultando em combates bem legais, onde você deve saber gerenciar perfeitamente as duas naturezas para vencer.

Ah! Antes que eu me esqueça, o jogo é completamente localizado em português do Brasil. Com relação à performance, o jogo se sai muito bem, rodou liso, não travou ou deu umas engasgadas em nenhum momento, apenas as telas de carregamento são um pouco demoradas (mas são poucas). Não presenciei bugs durante a minha jogatina, o que contribuiu muito para uma gameplay descente e sem estresse.

Batora: Lost Haven - Ação com combate diferenciado e escolhas que mudam os rumos

Por fim, mas não menos importante, o jogo possui um ótimo custo benefício, pois o valor a ser pago, R$134,95 na eShop brasileira, faz jus ao conteúdo e horas de duração proporcionados por ele, além de não ocupar tanto espaço no seu Micro SDXC, apenas 8,2GB. Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

Batora: Lost Haven - Ação com combate diferenciado e escolhas que mudam os rumos
Veredito
Design
75
Trilha Sonora
75
Diversão
85
Gameplay
90
Custo x Benefício
85
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Contras
82
Nota Final


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

- Um otaku sem futuro que passa seu tempo na internet falando sobre mangás, animes, e claro, sobre a Nintendo.