Cotton Fantasy: A “fantasia de algodão” é doce e amarga, mas todos podem provar

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar

Cotton Fantasy, desenvolvido pela Sucess, é um game bem colorido e fofo no estilo Shoot ‘Em Up (game de “navinha”) acessível e bem desafiador, visto que você pode apenas terminar a curta campanha no reino das fadas sem grandes problemas de Game Over ou tentar atingir um recorde maior no processo de alto placar.

O game suporta legendas em: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano, Chinês e Coreano.

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar

Um retorno merecido e agora no Nintendo Switch

O primeiro game da série Cotton foi lançado há 30 anos e é um estilo pouco acessível em tempos atuais. Apesar de ser um título agradável e fofo, no final das contas, muitos podem torcer o nariz por se tratar de um game onde o reflexo e agilidade no controle podem ser traduzidos em telas e mais telas de Game Over.

Sim, a não ser que você seja um robô programado, sempre verá essa frase na sua frente. Afirmo que mesmo se tratando de um game acessível no qual o game over de fato não é o fim, já que você poderá dar respawn no momento em que suas vidas se acabam, neste jogo tudo tem um preço e aqui entra o fator superação, o famoso gamescore (ranking).

Toda vez que o game apresenta o game over e você ressurge, sua pontuação até aquele momento é zerada por completo, ou seja, se você é fanático por altas pontuações, tente nunca ver essa frase na sua frente.

Se você curte games no estilo Ikaruga, R-Type, Resogun e Sky Force (famosos games de navinhas), irá curtir Cotton Fantasy. Já sabe o que esperar: muitos projéteis em sua direção, tornando um caos visual na tela da sua TV ou na palma da sua mão.

Pode parecer curto à primeira vista, mas o fator replay é bem presente

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar

Cada personagem no mundo de Cotton Fantasy tem seus ataques e disparos exclusivos, ou seja, você deverá testar todos para estender a vida útil do game, e para ser sincero, você vai querer fazer isso. Os estágios são alinhados com suas escolhas, embora funcione com um loop para todos os personagens, vez ou outra você terá que passar pelo mesmo estágio no qual passou com outro personagem.

A sensação é que você pode superar o recorde com um personagem diferente. A progressão deste game é tão bem alinhada que quando você perceber, já finalizou o game. Mas aí você poderá rejogar e rejogar até se superar no placar “online”. É um game para você deixar instalado no seu console e jogar vez ou outra em momentos oportunos.

A descomplicada jogabilidade e uma história quase inexistente

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar

Os doces que são chamados Willows estão desaparecendo do reino das fadas e a bruxa Cotton tem que resgatar as guloseimas, essa história envolvendo Cotton é apresentada em cenas em 2D com algumas passagens cômicas que dão um certo charme, porém é só isso.

Não existem histórias para outros personagens, é uma pena que a produtora perdeu uma oportunidade interessante de apresentar outros personagens de forma mais didática, mas não rolou. Visto por esse ângulo, a presença desta única história seria facilmente descartável na proposta de uma game mais direto na pegada Arcade.

Lamento informar para os mais “hardcores gamers” que são fanáticos por Ikaruga por exemplo, Cotton Fantasy tem continues infinitos. Mas isso de fato não é um problema, mesmo jogando na dificuldade normal, eu morri muitas vezes e olhe que curto games neste estilo, mas não tive coragem de superar meus próprios scores, quem sabem um dia quando eu estiver com mais tempo para tal façanha.

O game ainda te dá de brinde a oportunidade de jogar em 3 dificuldades, se estiver muito pesada a dificuldade normal, você pode mudar para o mais “fácil” e que na prática, não muda muita coisa não!

O game vai direto ao ponto de ser o que ele é, sem complicações, só apertar poucos botões para desferir os disparos, usar alguns power ups e especiais, tentar manter o ritmo e fazer a maior pontuação possível para ostentar no ranking.

Os controles não apresentam nenhum problema e é tão fluido como para este estilo de game deve ser.

É bonito, caótico e “datado”

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar

Cotton Fantasy não é recomendando para pessoas sensíveis a cores e movimentos frenéticos. A questão é que todos sabem que games neste estilo não fogem muito da regra em apresentar muitos projéteis na tela alinhados ao fundo animado e presença de modelos de personagens interagindo em tempo na hora do gameplay.

Cotton Fantasy é tudo isso e mais um pouco, eu senti que em alguns estágios, mesmo sendo bem desenvolvidos, as vezes se tornam tão poluídos visualmente que a morte do personagem é inevitável, em algumas partes, você mal consegue achar a posição do seu personagem, é irrelevante em muitos momentos, mas é frustrante você morrer simplesmente por que o cenário é poluído mais que deveria ser. Mas isso é mais questão de adaptação, porém alguns podem se incomodar.

Também preciso mencionar que o game rola em uma progressão horizontal, diferente de muitos games neste estilo que geralmente são na Vertical. A arte do game é apresentada com modelagem 3D com um fundo animado, embora elegantes, muitos objetos podem parecer “datados” e com pouco polígonos nos remetendo as modelagens da era dos consoles em 128 bits, este detalhe não é impedimento impactante quanto a beleza do game num todo, dependendo do ponto de vista.

A magia do primor técnico

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar

O que mais me incomoda em um game, são engasgos na jogabilidade, quedas de frames entre outras coisas.

Cotton Fantasy não apresenta nenhum problema neste quesito, muito pelo contrário, consegue fluir tão bem como este estilo demanda, comandos respondem na hora, os gráficos são interessantes, coloridos e fofos (tirando algumas partes com poluição), o áudio e extremamente agradável para a proposta do game.

Sinceramente, o conjunto todo a obra, reforça que a produtora teve um cuidado especial ao lançar esse game de “nicho”, mas deixando ele mais acessível para que novos jogadores possam aproveitar as aventuras das amadas fadas e bruxas no reino encantado em busca dos doces.

Especificações do game na e-shop

PREÇO ATUAL: R$ 199,99

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar

ME RECOMENDA?

Cotton Fantasy é um deleite de game no estilo Shoot ‘Em Up . É o retorno oficial da bruxinha Cotton depois de 30 anos do primeiro game. Desta vez até quem nunca teve paciência para este estilo de game, pode aproveitar a campanha com Continues Infinitos, visto que a experiência muda se você for caçador de alto placar e que gosta de se auto desafiar. O game é fluido, fofo e agradável. Mais que recomendado!

Cotton Fantasy: A "fantasia de algodão" é doce e amarga, mas todos podem provar
Cotton Fantasy
Veredito
Cotton Fantasy é o retorno da série em sua melhor forma! Acessível para os novatos no gênero Shoot 'Em Up', mas mantendo sua essência para os mais hardcores! É um título obrigatório de se ter no console!
Design
90
Trilha Sonora
85
Diversão
95
Gameplay
100
Custo x Benefício
85
Prós
Nenhum problema de performance perante a jogabilidade
Retorno da série em sua melhor forma : mais acessível para os novatos no genêro, com continues infinitos e opções de dificuldade
Alto fator replay se você é caçador do placar mais alto
Desafio na medida certa, com vários personagens que tem a progressão alinhada
Contras
O visual de modelagem pode soar datado para alguns
A inexistência de outras histórias além da protagonista Cotton
Os estágios são na maioria curtos, você pode finalizar a campanha em menos de 5h sem contar os estágios especiais
90
Nota Final

[Nota do Editor: Cotton Fantasy foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela PR Hound para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos, o game da minha vida é DEATH STRANDING, sim, esse mesmo!!!! F.C : SW-3494-9190-7812
Raio Raio, Folha Folha