Certamente você já se deparou nas redes sociais com diversos comentários sobre o desempenho de Cyberpunk 2077 no Nintendo Switch 2, desde críticas que apontam o jogo como “insustentável”, até elogios ao trabalho da CD Projekt Red na adaptação para o novo console. Sabemos que a sua confiança na Digital Foundry pode estar um pouco abalada, mas vale destacar que eles elaboraram uma análise técnica excelente, mostrando com detalhes (e agora sem achismos) como o jogo realmente está rodando no Switch 2.
Modos gráficos e resolução
O jogo traz dois modos principais: modo qualidade e modo desempenho. Ambos estão disponíveis tanto no modo docked quanto portátil, com suporte ao DLSS, a tecnologia de reconstrução de imagem da NVIDIA.
- Docked – Modo Qualidade: resolução varia entre 720p a 1080p, com foco em manter os 30 FPS.
- Docked – Modo Desempenho: a resolução vai de 540p a 1080p, visando alcançar 40 FPS, embora quedas abaixo disso possam ocorrer em momentos mais exigentes.
- Portátil – Modo Qualidade: roda entre 450p a 810p, reconstruindo até 720p via DLSS.
- Portátil – Modo Desempenho: varia entre 360p e 720p, também com reconstrução para 720p. A ação intensa, no entanto, pode comprometer a nitidez, mesmo com a ajuda do DLSS.
Apesar das diferenças de resolução, as configurações visuais se mantêm praticamente idênticas entre os modos docked e portátil, com exceção dos reflexos, que perdem clareza em espelhos no modo desempenho.
Comparativo com outras versões
Surpreendentemente, a versão de Switch 2 chega a superar o Xbox Series S em alguns momentos de resolução, além de contar com a mesma qualidade de textura do PlayStation 5. O pop-in de objetos e texturas também foi significativamente reduzido em relação ao PS4, e a densidade de NPCs e veículos se mantém similar ao console da geração anterior da Sony.
No entanto, há ressalvas: as sombras externas ainda ficam atrás das versões de maior potência, e a expansão Phantom Liberty tende a causar quedas de desempenho mais frequentes.
Taxa de quadros
No modo qualidade, o objetivo são os 30 FPS, mas quedas ocasionais ainda ocorrem — especialmente em áreas com muito movimento ou efeitos visuais pesados. Já no modo desempenho, embora o alvo sejam 40 FPS, tiroteios e cenas de direção intensa podem derrubar a taxa para a casa dos 30 FPS ou menos.
Curiosamente, os modos portáteis mantêm as mesmas taxas de quadros observadas no dock, e o suporte a VRR (taxa de atualização variável) ajuda a suavizar essas flutuações, oferecendo uma experiência mais estável na tela integrada do console.
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