Dubladora de Samus e Bayonetta, Jennifer Hale faz duras criticas ao uso da IA Generativa

Dubladora de Samus e Bayonetta, Jennifer Hale faz duras criticas ao uso da IA Generativa

Do mesmo modo que a Inteligência Artificial pode ser encarada em muitas áreas como um facilitador para a vida do cotidiano, ela pode ser vista como uma ferramenta que irá extinguir muitos dos trabalhos que hoje existem, resultando em cada vez menos trabalho humano. É nessa luta que diversos profissionais, juntamente com seus sindicatos, lutam para ter seu espaço reconhecido e não se deixarem ser substituídos pela tecnologia.

Jennifer Hale, conhecida dubladora do mundo dos games, dando voz a Samus Aran na franquia Metroid Prime e dando a voz a famosa bruxa que da o nome no titulo em Bayonetta 3, falou sobre o tema em entrevista para a Variety, comentando sobre a greve de dubladores da SAG-AFTRA e fazendo uma dura analogia de como a IA, quando não regulada, pode atingir o profissional:

A IA está chegando para todos nós. Porque a verdade é que a IA é apenas uma ferramenta como um martelo. Se eu pegar meu martelo, posso construir uma casa para você. Também posso pegar o mesmo martelo e posso esmagar sua pele e destruir quem você é.

Outra fala interessante foi sobre o tema de se usar a voz do dublador sem o seu consentimento ou ate mesmo usar uma semelhante, projeto descrito pelos idealizados do movimento como ‘NO FAKES Act’, que efetivamente protegeria as vozes e semelhanças visuais dos atores contra IA generativa.

e você usar algo que se originou em nosso corpo ou em nossas vozes, podemos ser pagos? Porque agora você está usando a tecnologia para tirar nossa capacidade de alimentar nossos filhos…

O que eu queria que todos fizessem era continuar perguntando a pergunta real, que é: ‘há muito dinheiro sendo feito aqui. Para onde ele está indo?’ E na configuração atual, a maneira como nosso sistema opera, e toda essa ideia de supremacia dos acionistas, ele está fluindo para o 1%. Se você flui tanto dinheiro, você não consegue nem alimentar as pessoas que tornaram isso possível

Curiosamente, Hale esteve envolvida recentemente em uma polémica acerca da dublagem de Bayonetta 3, quando substituiu a dubladora da personagem principal dos 2 primeiros jogos da franquia, Hellena Taylor, que veio a público pedir para fãs boicotarem o jogo.

Dubladora de Samus e Bayonetta, Jennifer Hale faz duras criticas ao uso da IA Generativa
Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?