Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Em seu aniversário de 10 anos, Nintendo anuncia o fim da assistência técnica para o 3DS

Mama mia!
Em seu aniversário de 10 anos, Nintendo anuncia o fim da assistência técnica para o 3DS

Acredite você, o Nintendo 3DS está fazendo 10 anos! O portátil da Nintendo foi oficialmente lançado no dia 26 de Fevereiro de 2011 no Japão (chegou ao ocidente um mês depois).

Hoje, com o sucesso do Nintendo Switch, a família 3DS está deixada de lado. Prova disso foi o anúncio da companhia sobre a descontinuação da produção do console em Setembro de 2020 e o anúncio hoje de que a Nintendo encerrará oficialmente o serviço de assistência técnica no Japão.

A empresa não aceitará mais pedidos de reparo nos modelos 3DS e 3DS XL a partir de 31 de Março de 2021 devido à falta de fornecimento de peças e componentes necessários para o conserto do hardware. A princípio esta restrição vale somente para os modelos 3DS e 3DS XL. Os reparos seguirão normalmente para os modelos New Nintendo 3DS, New Nintendo 3DS XL e New Nintendo 2DS XL, apesar de que podemos esperar que este serviço seja encerrado logo também.

Também vale mencionar que este anúncio se refere somente para a assistência técnica no Japão por enquanto. As outras regiões onde tem assistência técnica oficial da Nintendo deverão encerrar o serviço para a família 3DS logo assim que os estoques de peças e componentes de reposição acabarem. A Nintendo vem diminuindo o suporte ao 3DS aos poucos até culminar com o anúncio do encerramento da produção do console, então era uma questão de tempo que os outros serviços também se encerrassem. No entanto, os serviços online e a eShop continuam a funcionar normalmente.

O Nintendo 3DS original foi lançado em 26 de Fevereiro de 2011 no Japão. O Nintendo 3DS XL chegou ao mercado em Julho de 2012 com uma tela 90% maior. Desde seu lançamento há 10 anos, a família 3DS vendeu um total de 75.94 milhões de unidades de hardware e 385.85 milhões de unidades de software. Desde seu lançamento em 2017, o Nintendo Switch já ultrapassou o 3DS em vendas tanto de hardware quanto de software.

O Nintendo 3DS será lembrado por muitas razões, principalmente pelo seu recurso de tela em 3D. Além disso, foi neste console que títulos de muito sucesso, tanto da própria Nintendo quanto de empresas parceiras, deram as caras, como The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, Super Mario 3D Land, Fire Emblem Awakening, Animal Crossing: New Leaf, Monster Hunter 4, Bravely Default e Shin Megami Tensei IV.

Você tem algum console da família 3DS? Qual o seu jogo favorito dele? Deixe aqui o seu comentário!