Olá meus queridos GAMERS! Tudo bom com vocês? I hope so.
Hoje nós teremos um bate papo com o Duca do canal Duca Show. O Duca é um cara possui um dos melhores bordões do YouTube! Então sentem-se de uma forma confortável e venham comigo que vai ser Duca!
Duca Show – Primeiramente, muito obrigado pelo reconhecimento, é uma honra ter um artigo num portal do calibre do Project N, ainda mais na editoria recheada de gente incrível e que é referência pra mim. Valeu mesmo!
Portal Project N – Parabéns pelo crescimento do canal! Ficamos muito feliz pois é mais que merecido o que você vem obtendo. Você atribui esse crescimento a algum ponto em especial?
Duca Show – Acredito que é a soma de múltiplos fatores. 3 fatores que posso destacar serem super relevantes e que todo criador precisa saber são:
- Consistência (não confunda com postar todo dia). Mas você precisa estar presente junto com a sua comunidade o máximo que conseguir.
- Respeito e interação com as pessoas que te assistem. Muito mais do que dar coração na hora de responder um comentário, é de fato interagir com aqueles que te seguem há anos assim como a galera que tá me conhecendo agora. Faço questão de postar vídeos semanalmente e interagir o máximo possível com todos e fazer com o que o Duca Show seja um ambiente de troca e com bastante pluralidade.
- E por fim, porém não menos importante, estudo, muito estudo. Toda semana dedico horas para estudar a plataforma e fazer cursos. Isso é super importante pra mim pois me sustento através do marketing de conteúdo, além do canal, tenho o meu próprio treinamento de criação de conteúdo (C3 Academy), que ajudo micro influenciadores a se profissionalizar e presto consultorias para clientes de diversos nichos a resolverem seus desafios para crescer na internet.
Portal Project N – Eu estou muito curioso em uma questão em especial. Qual é o seu jogo favorito do Nintendo Switch?
Duca Show – Caraca, que pergunta difícil! Hahahah
Eu tenho muita dificuldade para definir um “favorito” pra qualquer coisa na vida, desde jogos até bandas, por exemplo. Vai muito de momento. Eu gosto de fazer uma analogia, que os meus jogos favoritos, eu coloco em uma mesma prateleira que gosto de revisitar sempre que bate saudade. Então não há ninguém no topo e sim uma classe em que esses jogos passam a pertencer, sabe?
Eu vou tentar pegar os meus jogos mais jogados do Switch, e o que tenho jogado com mais consistência desde 2018, que é Super Smash Bros. Ultimate
Portal Project N – O seu vídeo sobre os modelos de Nintendo Switch e suas diferenças é uma ótima fonte de informação para os que estão inclinados a entrarem para a família Switch. Qual o seu modelo favorito?
Duca Show – O meu favorito é o OLED, com certeza. Eu estava cheio de vontade de pegar um Lite como Switch secundário, mas o OLED entrega muito mais em todos os quesitos e acredito que quem ainda não pegou um Nintendo Switch, realmente deveria ficar de olho no OLED.
Portal Project N – Você tem produzido muitos vídeos sobre “Pokémon Legends: Arceus”. Como foi o seu primeiro contato com a franquia Pokémon e como você avalia essa nova forma de pensar Pokémon que a Game Freak nos apresentou em Pokémon Legends: Arceus?
Duca Show – Meu primeiro contato, foi no final da década de 90. Foi um fenômeno que acredito que nunca acontecerá algo igual. Pokémon tomou conta de tudo o que eu conhecia.
Era a troca de figurinhas na hora do intervalo, jogar com os primos no final de semana, foi meu primeiro contato com emulador pois não tínhamos condições de ter um Gameboy na época. Tinha os tazos, pelúcia, boneco, nossa…era tanta coisa. Foi uma época muito boa e responsável por diversas amizades que tive quando pequeno.
Sempre apreciei pokémon desde então, por mais que essa minha paixão tenha ficado apenas para os jogos e uma vontade reprimida de colecionar os cards.
Quanto ao Legends Arceus, foi a materialização de muita coisa que sonhei quando criança, a experiência de poder capturar pokémon por simplesmente jogar uma pokébola, assim como Ash fazia na região de Kanto, é algo nostálgico. Toda a minha jogatina tem sido com o sorriso no rosto e querendo explorar cada cantinho de Hisui.
O jogo porém não é perfeito, tiveram algumas decepções, inclusive, dependendo de quando o artigo estiver no ar, o meu review já estará no canal rs
Portal Project N – Tirando Pokémon, qual o seu jogo do momento?
Duca Show – Serve Pokémon Unite? Hahaha! Eu tenho jogado esse moba todo santo dia desde o lançamento, já é o meu jogo mais jogado no Switch.
Fora isso, tenho jogado: One Piece Pirate Warriors 3, GTA Trilogy e Dying Light Platinum Edition com amigos e tem sido uma experiência maravilhosa.
Portal Project N – De acordo com o seu ponto de vista a biblioteca do Switch tem títulos para todos os tipos de Gamers?
Duca Show – Com certeza! A biblioteca do Switch é uma das coisas mais robustas que já vi e ainda aliada a portabilidade, é surreal algumas experiências que tive nos últimos anos.
Eu poder jogar Sushi Strikers e pular pra Doom Eternal e depois Mario Tennis Aces e fechar o dia com Skyrim ou Witcher 3 é simplesmente fenomenal!
Tem jogo pra todo perfil de jogador (tenho até uma lista no canal sobre isso)
Portal Project N – Qual o seu TOP 5 jogos de Switch?
Duca Show – Eu vou excluir Zelda BoTW e Mario dessa lista por ser muito batido
- Super Smash Bros Ultimate
- Pokémon Unite
- Hyrule Warriors: Age of Calamity
- Pokémon Legends Arceus
- Hades
Me sentindo culpado de deixar tanta coisa boa de fora. Demorei pra responder essa ahahahahha
Portal Project N – A última Nintendo Direct pra você foi TOP ou FLOP?
Duca Show – Top demais! Minha carteira que lute em 2022.
Portal Project N – Qual jogo te deixou mais ansioso para jogar em 2022?
Duca Show – Com data marcada, o novo Mario Strikers e Splatoon 3, mas se BoTW2 sair realmente esse ano (oremos!), com certeza é o que vai desbancar todo mundo ai. Tô hypado demais pra essa sequência.
Portal Project N – Preciso dizer que acompanho seu trabalho há algum tempo e passei a ser inscrito depois de assistir seus vídeos sobre o 3DS. Você pensa em falar mais de outros consoles da Nintendo ou o foco será o Nintendo Switch?
Duca Show – Pergunta excelente! A missão do canal é abraçar todos que gostam de videogame e tecnologia (até trago isso para identidade visual do canal com os múltiplos círculos, a ideia é que cada camada representa algum interesse)
Acontece que divido meu tempo com muitas coisas: canal, consultorias, freelas de produção audiovisual e o meu treinamento C3 Academy (beijos para os alunos maravilhosos).
Tempo é algo escasso demais e o Switch se encaixa PERFEITAMENTE na minha rotina graças ao seu modelo híbrido.
É muito raro eu parar pra jogar por horas no sofá, então o Switch me ajuda a diluir isso em pequenos espaços ao longo do dia. Todo render de vídeo é acompanhado de uma partida rápida em Pokémon Unite, enquanto o jantar tá no forno, tô matando uns zumbis em Dying Light e por ai vai.
Por causa disso, o canal tem focado 100% em Nintendo Switch.
Mas raramente, ainda acontece de trazer conteúdo de outros consoles, como o review de The Last of Us 2 e gameplay de Red Dead Redemption 2, além de alguns vídeos sobre setup e acessórios, com o review do Quadcast S da HyperX, mouse MX Master 3 da Logitech e por aí vai.
Portal Project N – Suas habilidades no Pokémon Unite são impressionantes! Já quero fazer parte do seu grupo. Você acredita que Pokémon Unite tem potencial para crescer ainda mais? Você acredita que os torneios de Pokémon Unite podem se tornar grandes no Brasil?
Duca Show – Pô, vai ser uma honra jogar com você e com a galera do portal!
E sim, acho que tem muito o que crescer, ainda mais com o recente update adicionando localização e dublagem em PT-BR e por ser um free-to-play, a barreira de entrada é muito baixa e acho que tem tudo pra atingir mais e mais pessoas.
Eu nunca joguei MOBA antes por ser muito confuso e lotado de informação durante as partidas. Pokémon Unite é uma excelente porta de entrada pro gênero por ser um jogo bem simples de entender e com personagens muito familiares.
E eu espero MUITO que os torneios fiquem cada vez maiores por aqui, inclusive, ME CHAMEM PRA TORNEIO!! Quero participar! Eu tenho um grupo de amigos que jogo as rankeadas mas eles não pilham tanto na ideia de levar isso para um próximo level. Então se tiver alguém com alguma vaga no time, me chama que eu vou! ahahah
Portal Project N – Desde que Hyrule Warriors: Age of Calamity foi lançado, se tornado um sucesso em um gênero nunca antes pensado para a franquia Zelda, outras franquias também tem se arriscado no gênero Musou. Persona 5 Strikes é um ótimo exemplo de como sempre há espaço para inovação. Atualmente recebemos o trailer de Fire Emblem Warriors: Three Hopes. O que você espera desse lançamento? Existe espaço para mais um Fire Emblem Warriors sem que pareça mais do mesmo?
Duca Show – Os jogos Musou tem ganhado uma complexidade e autenticidade cada vez maior, vide os jogos citados na sua pergunta.
Eu tenho muita esperança (trocadilho intencional) em relação a Three Hopes até pq eu nunca joguei NADA de Fire Emblem antes. O chat da minha live tem me convencido a dar uma chance a Three Houses, até botei na minha lista de desejos mas ainda não tive a oportunidade de comprar.
Talvez comece pelo Three Hopes porque eu amo Musou e fiquei bastante interessado por esse universo.
Portal Project N – Há algum tempo atrás, tivemos o pronunciamento de que o projeto Metroid 4 seria reiniciado, pois não havia atingido o nível de qualidade que a empresa esperava. É difícil não fazer alguma correlação com o lançamento de CyberPunk 2077 que claramente foi lançado ainda inacabado e com sérios problemas de performance. O que você pensa sobre a posição que a Nintendo teve de reiniciar um jogo que já está a tanto tempo sendo esperado pelos fãs? Quais as suas expectativas sobre Metroid 4?
Duca Show – É uma decisão super difícil de ser tomada e não deve ser tratada de forma leviana. Imagina trabalhar em qualquer tipo de projeto e ter tudo aquilo apagado por não estar bom o bastante? Com certeza foi um dia difícil pro time e retomar a moral.
No entanto, acho louvável por parte da Nintendo, pois no final do dia, ninguém vai saber o quanto aquele time trabalhou duro se o jogo for ruim. Esse tipo de reconhecimento só vem (e ainda numa escala menor) quando o jogo é um sucesso e o público busca saber mais das pessoas que trabalharam nele.
Manter um padrão de qualidade não é fácil e nem barato. Espero que essa decisão tenha sido para o melhor para os fãs de Metroid. Estou muito hypado pro próximo jogo, principalmente depois de Metroid Dread que foi uma das obras-primas do Switch pra mim.
Portal Project N – A quantidade de material que você está postando no canal está insana! Teremos mais novidades no canal para esse ano?
Duca Show – 2022 vai ser incrível pro canal! As lives na Twitch estão voltando com tudo, vídeos toda semana, criação de novos canais pra cortes e lives.
Com a mudança de apartamento, vou aproveitar pra retomar uma série sobre setup e equipamentos para home office que comecei 2020 e tenho feito diversas melhorias aqui pra deixar o meu trabalho mais prático, saudável e fluido.
Então sim, esperem muita coisa boa vindo por ai! Conto com o apoio de todos vocês
Portal Project N – Duca conta pra gente quais são as suas redes sociais e que tipo de material é direcionado para cada uma?
Duca Show – Podem me seguir no Youtube (Duca Show), para ver reviews, listas e gameplays.
Twitch (duca_show) para lives onde troco ideia com a galera e também jogo muita coisa
Instagram (@duca.show) pra acompanhar o meu dia a dia e dicas de criação de conteúdo
E estou começando com o Twitter (@ducashow) também depois de muito tempo de reluta, estou molhando o pé ali e interagindo mais com a comunidade também.
Portal Project N – Duca foi um prazer ter esse bate papo com você. Desejo que você continue crescendo na plataforma para o benefício de todos nós. Seu trabalho vale ouro. Gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores?
Duca Show – Muito grato por todo apoio que a comunidade e membros do canal me dão. Por causa de vocês é possível chegar aonde estou e aparecer num portal tão legal como o Project N.
Vocês são minha base e minha catapulta para alcançar novos lugares! Só posso dizer que tudo o que está por vir, VAI SER DUCA! Tamo junto, galera!
Eu disse que seria Duca, não disse?
Guys continuem seguindo as medidas de saúde e jogando muito videogame, pois duas certezas eu tenho nessa vida: 1° dias melhores virão e 2° o backlog é eterno!
Fui!
Deixar uma resposta