Errata: Niantic nega baixo faturamento de Pokémon GO

Pokémon Go

Nessa semana trouxemos aqui um relato dizendo que o jogo Pokémon GO teria tido seu pior faturamento dos últimos cinco anos. Porém parece que as coisas não são exatamente assim.

Nesta quarta-feira, a empresa de análise de lojas de aplicativos AppMagic afirmou que o jogo da Niantic teve uma receita global mensal de US$ 34,7 milhões em abril. E alegou ainda que isso caiu de US $ 42,8 milhões em março, que por sua vez caiu de US $ 57,9 milhões em fevereiro.

Isso levou a uma sugestão de que o valor de $ 34,7 milhões foi a menor receita mensal do jogo desde fevereiro de 2018, uma alegação que a Niantic agora negou.

Geralmente não comentamos sobre estimativas de terceiros sobre nossa receita, pois muitas vezes estão incorretas, o que é o caso aqui. Nossa receita até agora em 2023 aumentou em relação ao ano passado.

Afirmou um porta-voz da Niantic à Eurogamer

Embora o estúdio não tenha negado que a receita de abril foi menor do que no mês anterior, o porta-voz acrescentou: “Não nos concentramos nas tendências mês a mês porque elas flutuam com base nos principais eventos ao vivo”.

Os dados relatados pela AppMagic vêm um mês depois que a Niantic introduziu mudanças controversas na forma como seu sistema Remote Raid funciona. A empresa anunciou em 30 de março que aumentaria o preço dos passes de Remote Raid e limitaria os jogadores a cinco Remote Raids por dia.

Isso levou a uma reação de alguns jogadores que alegaram que as mudanças equivaliam a um “imposto de invalidez”, porque jogadores deficientes ou imunocomprometidos que teriam dificuldade em sair de casa agora têm que pagar o dobro para jogar remotamente.

Embora o porta-voz da Niantic não tenha comentado se essas mudanças afetaram o número de passes de Remote Raid comprados, eles disseram à Eurogamer que “as mudanças deste ano já aumentaram o número de pessoais em Raids”.

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.