F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch - As vezes porrada é a solução

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch – As vezes porrada é a solução

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch foi lançado em 7 de setembro de 2021 para PC, Plastation 4 e Playstation 5, chegando apenas para o Nintendo Switch um ano depois, no dia 7 de setembro de 2022. Desenvolvido pela TiGames, e publicado pela empresa Bilibili o jogo é um metroidvania com fases 2.5D, com representações do horoscopo chinês.

A História do Coelho Rayton

A história tem base um mundo Dieselpunk, uma temática com base na estética entre as 2 grandes guerras mundiais, onde o diesel é muito utilizado em motores, máquinas e tecnologias, se passando na metrópole de Torch City, uma cidade habitada por animais antropomórficos.

Nós acompanhamos a jornada do coelho Rayton, mais conhecido como Ray, já no começo do jogo podemos perceber que Ray era um exímio piloto de mecha da Resistência. A história começa seis anos após a derrota da Resistência para a legião, uma força de animais robôs, quase uma tropa de robocops, que através da força dominam a cidade, impondo horários de recolher, e tentando achar e eliminar qualquer resquício da Resistência.

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch - As vezes porrada é a solução

No momento em que o jogo começa estamos junto do nosso amigo Urso, um mecatrônico que faz algumas modificações e itens para nós e a resistência. Até que vamos embora e recebemos uma ligação do Urso dizendo que havia sido preso pelos Iron Dogs da Legião. E assim vamos pegar novamente não o nosso mecha, mas apenas uma parte, um braço mecânico para poder libertar nosso amigo da prisão.

Assim começa a história, de uma forma simples, resgatar um amigo da prisão, mas algo que Ray não esperava era a quantidade de reviravoltas que iriam ocorrer durante este trajeto, o que faz com que ele retorne para a luta contra a Legião.

O universo de Dieselpunk que cativa

O jogo é no estilo de metroidvania, logo temos um enorme mapa para explorar, com uma grande quantidade de NPC’s onde podemos conversar, comprar novos itens e aceitar novas quests. Algumas áreas do jogo são apenas desbloqueadas com novas habilidades, sendo com pulo duplo, portas que são apenas desbloqueadas com um tipo de soco mais forte, entre outros, deixando assim a exploração mais divertida, nos fazendo querer voltar depois de conseguir certas habilidades.

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch - As vezes porrada é a solução

Como em todo bom metroidvania, temos um mundo LINDO, que fica ainda mais incrível por ser no switch, e a ambientação dieselpunk ficou perfeita. Em compensação os menus são um pouco datados, tendo poucas opções e faltando locais para poder ver os itens já colecionados, quais os combos já adquiridos e suas habilidades, algo que não afeta a gameplay, mas são detalhes que fazem falta.

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch - As vezes porrada é a solução

Customização simples, mas divertida

O jogo também conta com um sistema de customização de armas, onde ao pegarmos cartazes pelo mapa do jogo podemos ir em um NPC, para poder modificar as skins de nossas armas, uma maneira simples e muito boa para recompensar a exploração do mapa.

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch - As vezes porrada é a solução
(sim, tem uma skin em homenagem a Hollow Knight)

O jogo tem uma boa trilha sonora, principalmente em momentos de lutas com chefões que fazem a luta ficar ainda mais emocionante, mas já durante a exploração a musica é bem repetitiva e comum, se tornando um pouco cansativa no final do jogo, mas tirando esta parte a trilha em geral combinou muito bem com o jogo.

Fofo e Porradeiro

Durante a gameplay teremos acessos a três tipos diferentes de armas, cada um com seus próprios upgrades e funções. No começo do jogo temos acesso apenas a uma arma, os punhos de ferro, e a gameplay no inicio é bem lenta e travada, até o momento que temos acesso a árvore de upgrades, aí sim começa a ficar mais divertida. Podendo evoluir as armas para realizar cada vez mais combos diferentes e assim poder destruir a Legião com estilo.

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch - As vezes porrada é a solução

Pelo mapa também temos uma boa quantidade de chefões, cada um com suas peculiaridades e mecânicas diferentes, aumentando o desafio do jogo e o deixando também mais divertido. O jogo possui até que uma boa quantidade de inimigos no mapa, basicamente composto pelos Iron Dogs, mas o divertido mesmo é poder esmagar os inimigos de formas diferentes. Ao avançar na história, o jogo fica cada vez mais desafiador, tanto com chefões e inimigos comuns, quanto nos desafios de plataforma em si, tornando algo divertido para alguns, e frustrante para outros.

Conclusão

O jogo é um ótimo metroidvania, trazendo todos os melhores aspectos do gênero, bons personagens, um mundo grande, uma boa história, combate muito divertido, gráficos lindos no Switch, e sem contar que jogamos com um coelho que bate nos inimigos com um braço de ferro, o que dá alguns pontos extras, logo vemos o carinho dos desenvolvedores com o jogo. Custando R$ 89,99 na eshop do Brasil, podendo ser acessada aqui, e sendo que demorei basicamente 15 horas para terminar a história principal, sem pegar todos os colecionáveis, o jogo tem um bom custo beneficio.

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch - As vezes porrada é a solução
F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch
Veredito
O jogo é um prato cheio para qualquer amante de jogos metroidvania, sendo um dos melhores para o Switch, é diversão garantida.
Design
95
Trilha Sonora
75
Diversão
85
Gameplay
90
Custo x Benefício
80
Prós
Universo bonito e interessante
Personagens cativantes
Combate divertido e desafiador
Mapa grande com muitas coisas para descobrir
Jogo em português
Contras
Menu datado e com poucas informações
Alguns problemas de performance
85
Nota Final


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]