Segundo informações, o Fundo Público de Investimento da Arábia Saudita agora possui cerca de 8,26% das ações da Nintendo, o que faz do país o maior acionista exterior da empresa japonesa. Para recapitular, em maio de 2021, o FPI comprou 5,01% da ações; em janeiro deste ano, compraram mais, ficando com 6,07%, logo antes da última compra, adquiriram mais algumas ações, ficando com 7,08% e, agora, com 8,2% — segundo a AP News, os investimentos somam 52 bilhões [presume-se que de dólares ou ienes, mas não foi especificado na notícia].
A título de curiosidade, a Arábia Saudita vem investindo em empresas do ramo de jogos: pois possuem ações que valem 2,9 bilhões na Blizzard, 1,7 bilhão na EA, 1,2 bilhão na Take-Two e são donos de quase 100% das ações da SNK. Essa vem sendo a estratégia do atual príncipe regente, Mohammed bin Salman, que, segundo dizem, é um ávido gamer.
Lembrando que o fato dos sauditas terem 8,26% das ações, não significa que terão grande influência na decisão sobre o conteúdo dos jogos, pois até onde se sabe, a maioria das ações da Nintendo são da própria Nintendo, obviamente, e de investidores privados confiáveis, como forma de impedir que alguém controle a empresa via ações.
Deixar uma resposta