O gorila mais famoso do mundo dos videogames é a personificação da força bruta e excelente opção para jogar os adversários para fora da arena.
Uma das primeiras experimentações da Nintendo no mundo dos arcades, a franquia Donkey Kong está entre nós desde 1981. O personagem-título já foi vilão, já foi herói e já foi remodelado, sendo o visual da franquia Donkey Kong Country, de Super Nintendo, o mais reconhecido até hoje. E é este DK, o que usa gravata vermelha, que é figurinha carimbada em Super Smash Bros. desde a primeira versão do jogo.
Donkey Kong é, portanto, um dos “oito originais”, que incluem também Mario, Kirby, Link, Samus, Pikachu, Fox e Yoshi. Cada um destes personagens representa um estilo de gameplay. O gorilão, como não poderia ser diferente, é a personificação da força bruta.
Os conceitos dele são simples. Bate com as mãos com tanta força, que com apenas um golpe já é possível jogar o oponente para fora. Mas isso tem um preço: a lentidão. Diferente de outras opções, DK não pula rapidamente, e também não apresenta agilidade para ir de uma ponta a outra da arena.
Tudo isso, porém, é compensado com ataques eficazes e que fazem a porcentagem do inimigo aumentar rapidamente. E o tamanho de Donkey Kong ajuda neste sentido. É mais difícil de fazê-lo voar longe, pois é maior e mais pesado que a maioria das escolhas disponíveis, se igualando a Bowser e alguns outros.
Para saber se este é o lutador ideal para você, pense em outros jogos. Em games de tiro, como o recém-lançado Splatoon 3, você gosta de atacar de perto ou de longe? Se a resposta for “de perto”, escolha DK sem medo.
Se está interessado em jogar com Donkey Kong, confira a seguir o guia dele, que é o personagem #02 de Super Smash Bros. Ultimate.
Os conteúdos deste e demais guias de Super Smash Bros. Ultimate produzidos pela equipe Project N apresentam, além de dicas produzidas por quem jogou bastante, conteúdos traduzidos do jogo, que está em em inglês.
MOVIMENTOS
B – Soco gigante
Donkey Kong carrega um soco que pode continuar sendo carregado após se esquivar ou usar o escudo. É simples: aperte B uma vez, e DK irá girar o braço, para carregar o soco. Se você segurar o suficiente, ele carregará a potência máxima e o DK ficará piscando, com os olhos como se estivesse irritado e soltando fumaça da cabeça até que você aperte B novamente, para enfim desferir o golpe. Mas também é possível interromper o carregamento e usar antes. Se aplicado corretamente, eleva a porcentagem do inimigo em cerca de 33%.
B + ← ou B + → – Cabeçada
A cabeçada de DK é tão forte que enterra oponentes no chão. Literalmente. Este ataque não pode ser interrompido por outros mais fracos, então use e abuse, sem dó. É uma das opções mais eficientes, já que, após ser atingido, o oponente fica stunado (atordoado), gerando a oportunidade perfeita para um combo. Dica: assim que o inimigo estiver paralisado, carregue o botão A + direcional no sentido dele. Você pode virar a luta assim.
B + ↑ – Kong giratório
Um giro combinado com um redemoinho de socos. Pode ser direcionado para a esquerda ou direita enquanto Donkey Kong está no ar e para frente enquanto ele está no chão. Não dá muito dano, mas é um golpe estratégico. Se usado para a frente, empurra o inimigo. Se usado para cima, pode evitar uma queda ou servir como drible para um ataque.
B + ↓ – Kong slap
DK bate no chão e gera ondas de choque, enviando inimigos para o ar. Tem um efeito de meteoro enquanto estiver no ar. Este movimento é muito parecido com o que acontece quando chacoalhamos o Wii Remote em Donkey Kong Country Returns. Use em momentos de desespero, pois se você acertar, o alvo será lançado para cima, e se repetir, isso acontecerá de novo.
Final Smash – Jungle Rush
Donkey Kong esmurra os oponentes com uma enxurrada de socos antes de lançá-los com um uppercut (gancho) final. Se o primeiro golpe não encaixar, todo o ataque falhará, então certifique-se de acertar o primeiro soco. Basicamente é uma super sequência de socos que tem o poder de jogar alguém para a fora imediatamente.
DICAS
O básico bem feito
Por mais que Donkey Kong tenha bons ataques especiais que usam o botão B, use e abuse do botão A! Com ele, DK soca, e apertando duas vezes, o alvo já pode ser arremessado para longe. Simples, fácil e eficiente. Experimente também carregar A + ↑, especialmente quando alguém estiver caindo. Se posicione embaixo e tente. O mesmo vale para A + ←, A + → ou A + ↓. Às vezes, esta combinação é mais útil do que os golpes mais elaborados, já que oferece agilidade e versatilidade.
Devagar se vai ao longe (ou para cima, neste caso)
Como todos os personagens de Smash, Donkey Kong tem um “macete” para pular mais alto e, consequentemente, evitar mortes indesejadas nas laterais da arena. Pule, e quando estiver começando a cair, pule novamente. Depois, use B + ↑ e não se esqueça de movimentar o analógico esquerdo na direção desejada. Também vale pular e ativar o escudo no ar, para aproveitar um dash e pisar no chão outra vez.
Pule muito
Como já dito anteriormente, Donkey Kong não é muito ágil. Logo, se você ficar parado, pode se tornar um alvo fácil. Então experimente ficar pulando, e ao fazer isso, sempre dê algum soco. Se um inimigo estiver caindo, soque para cima. Se estiver vindo de frente, soque na direção dele, e assim por diante. Um gorila em movimento vale mais que um gorila parado…
Peso-pesado
Encare Donkey Kong como um boxeador, a exemplo do Little Mac, mas adicione o fator “peso-pesado”. Isso pode facilitar o entendimento dos golpes, já que todos (com exceção do agarrão, que dá tapas), são baseados em socos.
Para cima
Falando em agarrão, caso você aperte R e agarre o inimigo, evite estapeá-lo. Em vez disso, use o direcional para cima e arremesse-o para o alto, emendando com um A + ↑ bem carregado. É GG!
Role
Corra na direção do inimigo e aperte A + → bem em cima dele. Donkey Kong vai rolar para cima do alvo, jogando-o para frente. Esta é outra boa opção para início de um combo.
CLASSIC MODE
O Classic Mode de Donkey Kong está ligado a Metro Kingdom, de Super Mario Odyssey. Sob o título Journey to New Donk City, a jornada do gorilão tem como destino final a versão de Nova York no universo Nintendo, em referência a King Kong, que guarda relação com esta cidade. Além desta curiosidade, as duas primeiras lutas também são bem interessantes. O primeiro adversário é Diddy Kong, que após ser vencido se juntará a você nas próximas batalhas, fazendo referência a parceria da dupla na série Donkey Kong Country. E a próxima é contra o principal antagonista dos jogos da franquia DK, King K. Rool. A partir daí, se inicia uma série de lutas em duplas. Veja a sequência:
- 1ª Luta – vs Diddy Kong (%)
- 2ª Luta – vs King K. Rool (%)
- 3ª Luta – vs Wario e Captain Falcon (%)
- 4ª Luta – vs Ness e Lucas (%)
- 5ª Luta – vs Inkling Girl e Inkling Boy (%)
- 6ª Luta – vs Mario e Luigi (%)
- Bonus Game
- Boss – vs Master Hand e Crazy Hand
VISUAIS
Enquanto a primeira “cor” de Donkey Kong é a clássica, com pelos marrons e gravata vermelha, as demais deixam o personagem branco, preto, verde, laranja, amarelo, rosa e roxo. Nota-se que qualquer semelhança da cor branca com o jogo Rampage não é mera semelhança.
CENÁRIOS
Quatro arenas de Super Smash Bros. Ultimate recriam cenários da franquia Donkey Kong. O primeiro deles é Kongo Jungle, inspirado em Donkey Kong Country; seguido por Jungle Japes, de Donkey Kong 64; Kongo Falls, que é uma homenagem à franquia de modo geral; e 75 m, recriação da tela do árcade de 1981.
MÚSICAS
Stickerbrush Symphony, composta por David Wise, não poderia faltar. Mas também estão disponíveis para ouvir quando quiser, no menu Vault, outras várias faixas de diferentes jogos da franquia Donkey Kong. Tem a música tema de Donkey Kong Country Returns, do Wii, tem o famoso DK Rap, do jogo de Nintendo 64 (veja foto acima), tem músicas de outros jogos da série Smash. Coloque os fones de ouvido e aproveite!
VEJA TAMBÉM:
[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Mario
[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Kazuya
Deixar uma resposta