Há 10 anos, em 2012, a Bandai Namco lançava uma versão especial – com direito a conteúdos alusivos ao universo de Mario, Zelda, Donkey Kong e Starfox, além de um modo chamado ‘Mushroom Battle’ – de Tekken Tag Tournament 2 para o Wii U. O console seguinte da Nintendo, o Switch, não teve esta mesma sorte. Desde 2017, quando a primeira versão do híbrido foi lançado no mercado, não há notícias sobre um port de Tekken Tag ou mesmo Tekken 7 para o sistema, muito menos de um jogo exclusivo.
Os nintendistas fãs de Tekken só tiveram uma boa notícia durante a E3 de 2021, quando Kazuya Mishima, um dos lutadores mais populares da franquia de luta, foi anunciado como um personagem do Fighters Pass Vol. 2, para Super Smash Bros. Ultimate.
CLIQUE AQUI para ver o vídeo de Masahiro Sakurai apresentando Kazuya.
O Project N jogou bastante com Kazuya (em todas as roupas disponíveis: sem camisa com calça branca e de terno, com variações de cor) para elaborar o guia abaixo, que contém trechos traduzidos do menu do game como também dicas práticas de gameplay.
É preciso dizer que os golpes e recursos aplicados em Kazuya, embora sejam mais complexos do que as mecânicas de outros bonecos, já que ele tem oito ataques direcionais ao invés dos quatro padrão, respeitam muito o material original e são, assim como as demais DLCs, uma carta de amor à franquia original.
Antes de dar início ao guia, porém, uma curiosidade: para além do já citado ‘Tekken Tag Tournament 2 Wii U Edition’, somente outros dois jogos da franquia Tekken foram lançados para consoles Nintendo. São eles: ‘Tekken Advance’ (2001), para o Game Boy Advance, e ‘Tekken 3D: Prime Edition’ (2012), para o 3DS.
MOVIMENTOS
B – Devil Blaster
No chão, Kazuya lança um poderoso raio para frente. No ar, este feixe de luz será direcionado para baixo. Possui um longo alcance que pode atingir até três lutadores. Se usado com sabedoria, pode virar uma partida a seu favor.
B + ← ou B + → – Devil Fist
Um soco carregado que passa através do oponente atingido. Se utilizado da maneira e no tempo corretos, o ataque atingirá o oponente desde o início da animação, imobilizando-o. Por isso, é um ataque muito útil, que permite o início de um combo. Uma dica é, na sequência, usar B ↓.
B + ↑ – Devil Wings
Asas demoníacas crescem e levam Kazuya para cima. Você pode se mover um pouco para a direita ou para a esquerda durante a animação deste golpe. E enquanto você se levanta, pode atacar os oponentes com as garras das asas. Vale a pena utilizar quando o alvo estiver caindo, por exemplo. E uma dica de ouro, principalmente para o competitivo online, é treinar a utilização desta técnica quando estiver caindo da arena, já que o alcance é longo e você pode retornar à borda, surpreendendo o inimigo.
B + ↓ – Heaven’s Door
Segura o oponente na sua frente e pula para cima, para na sequência bater o inimigo no chão. Como este ataque ignora o escudo, se torna uma saída para momentos difíceis.
Final Smash – Final Blaster
Desencadeia um ataque de longo alcance que sai da testa de Kazuya. Se atinge um oponente, mais raios surgem das asas e do peito, cobrindo boa parte do campo de batalha e causando dano a qualquer um que acertar.
Rage
Assim como nos jogos da série Tekken mais recentes, Kazuya fica vermelho e ganha poder de ataque quando o dano acumulado for 100% ou mais nas batalhas do tipo “stock” ou por tempo, ou quando a stamina remanescente for 1/4 do total ou menos nas batalhas do tipo “stamina”
Rage Drive
Parecido com a situação descrita acima, o Rage Drive é uma condição especial que pode ser atingida dentro do Rage, e que concede força especial a um golpe. Para atingir este estado, é preciso fazer corretamente o golpe Heaven’s Door ou então dar um agarrão (usando R) ou ainda realizar a seguinte sequência: à ↘ + segurar o botão A ou B. Se o Rage Drive acertar um oponente, ou se o jogador errar repetidas vezes, o “Rage” será encerrado.
Para treinar: uma série de outros movimentos mais elaborados, como o famoso “combo de 10 Hits” (use o botão de ataque 10 vezes ou segure o botão de ataque), que todos os personagens de Tekken tem nos jogos originais, está disponível no menu in-game.
DICAS (de quem já jogou bastante)
Para cima!
Na primeira vez em que utilizar o Kazuya, o jogador pode pensar que o pulo dele é mais baixo que o dos demais lutadores. E realmente é. Mas se liga nesta dica: pule duas vezes e depois use B ↑. Se você acertar o tempo, vai pular beeem alto.
Não é voar. É cair, com estilo
Assim como o Kirby, que sobe, sobe, sobe e depois pode cair como uma pedra, causando dano no inimigo, o Kazuya tem um movimento assim, de “queda”. Na hora de descer, aperte A ↓. Isso é muito útil para as partidas de “Mob Smash” (Century, All Star e Cruel Smash), e inclusive em uma das lutas do Classic Mode (veja abaixo).
Jogando beisebol
No modo ‘Home Run Contest’, use e abuse do movimento A ↑. Repita o máximo de vezes que puder antes do tempo acabar, e então use o taco de beisebol para atingir o saco de areia. Depois conta para a gente o resultado.
CLASSIC MODE
‘Fighting Fists With Fists’ (‘Combatendo Socos com Socos’, em tradução livre) é o título do Classic Mode do Kazuya. Conheça a sequência de lutas, que se diferenciam das demais por apresentar sistema de stamina.
1ª Luta – Ruy (Stamina – 100hp)
2ª Luta – Capitão Falcon (Stamina – 100hp)
3ª Luta – Little Mac (Stamina – 100hp)
4ª Luta – Donkey Kong + King K. Rool (Stamina – 70 hp cada) – a câmera fica lenta em determinados momentos
5ª Luta – Lucario (Stamina – 100hp)
6ª Luta – 6 Mii Fighters (Mob Smash – %)
Bonus Game
7ª Luta – 2 Kazuyas (%), sendo o primeiro normal e o segundo de metal
BENEFÍCIOS DA DLC
Fora do Fighters Pass, os lutadores vendidos por DLC custam R$ 31,00 em Super Smash Bros. Ultimate. Este é um valor considerável, então antes de comprar, confira a seguir outros benefícios que acompanham Kazuya Mishima.
Cenário: Mishima Dojo (veja foto acima), local muito conhecido para quem experimentou os jogos da franquia Tekken, sobretudo o 5. Foi lá que Jin Kazama virou o Devil pela primeira vez, por exemplo. Em Super Smash Bros. Ultimate, as paredes são destrutíveis, e se você olhar com atenção vai encontrar um Heihachi Mishima ao fundo.
Spirits: como em todas as DLCs de personagem, o Kazuya vem acompanhado de spirits temáticos de sua franquia base. São eles: Paul Phoenix & Marshall Law; Nina Williams; King & Armor King; Ling Xiaoyu; Kuma & Panda; Asuka Kazama; Yoshimitsu; Jack-7; Jin Kazama, Heihachi Mishima.
Músicas: são 39 faixas de Tekken disponíveis para ouvir quando quiser no ‘Vault’ (‘Marine Stadium, Japan’; ‘Chicago, U.S.A’; ‘Kyoto, Japan’; ‘Heihachi Mishima, the King of Iron Fist’; ‘Kazuya Mishima, Devil Kazuya (Remix)’; ‘Kazuya Mishima, Devil Kazuya (Original)’; Emotionless Passion’; Attract -Embu- / Character Select’; ‘Hwoarang’; ‘Jin Kazama’; ‘Heihachi Mishima’; ‘Opening Movie’; ‘Jin Stage’; ‘Kitsch’; ‘Bit Crusher’; ‘Red Hot Fist’; ‘Moonlit Wilderness’; ‘Poolside’; ‘Snow Castle’; ‘Into Nirvana; ‘RESURRECTION’; ‘Ethno Evening’; ‘YUKI’; ‘Only One Fight’; ‘Dist Thins Out’; ‘Karma’; ‘Arisa’; ‘Yodeling in Meadow Hill’; ‘Abyss of Time’; ‘Plucking Tulips’; ‘Landscape Under the Ghost-Kaminano’; ‘New World Order’; ‘No Easy Way Out’; ‘Heat Haze Shadow’; ‘Dojo (Japanese-Style Mix)’; ‘DUOMO DI SIRIO 1st’; ‘Moonsiders 1st’; ‘Desperate Struggle’; e ‘Aloneness’)
Mais de Tekken: Na eShop BR é possível adquirir o traje e a peruca de Heihachi Mishima para o Mii Fighter. O conjunto custa R$ 4,00 e está disponível aqui.
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