[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Herói mais honrado de todas as franquias da Nintendo, Link aparece em Super Smash Bros. Ultimate usando o traje mais reconhecível de The Legend of Zelda: Breath of The Wild - Reprodução

O protagonista da franquia The Legend of Zelda é o melhor exemplo de “sword fighter” em toda a franquia, já que, além de atacar de perto com a espada, pode atingir os inimigos de longe usando arco e flecha, bumerangue e bombas.

The Legend of Zelda é, ao lado de Super Mario, uma das franquias mais importantes do legado da Nintendo – e da história dos videogames, de um modo geral. Em Super Smash Bros. Ultimate, Link, o protagonista desta saga que começou no Japão em 1986, via Disk System do Famicom (Family Computer) e que ganhou o mundo ao sair em 1987 para o Nintendinho (NES – Nintendo Entertainment System) está muito bem representado, sendo um dos lutadores mais balanceados e versáteis.

Assim como Mario, Donkey Kong, Kirby, Samus, Pikachu, Fox e Yoshi, ele é um dos “oito originais” e, portanto, está presente desde Super Smash Bros. de Nintendo 64. Desde essa época Link vem sendo aperfeiçoado para se tornar o melhor exemplo de “sword fighter” (“lutador de espada”) disponível em toda a franquia.

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Reprodução

Isso porque, embora a espada seja sim a principal arma do herói, ao dominar as outras habilidades fica claro que também é um excelente atirador, unindo o melhor dos mundos e agradando tanto a quem gosta de atacar de perto como quem gosta de atacar de média ou longa distância.

Essa versatilidade é justificada pelas várias armas que Link possui em Super Smash Bros. Ultimate, disponível para Nintendo Switch. Assim como em The Legend of Zelda: Breath of The Wild, ele pode atacar usando espada, arco e flecha, bumerangue e bombas.

Inclusive, é preciso dizer que a representação do herói aqui é extremamente fiel ao jogo de 2017, não apenas na skin principal como nos sons e movimentação e também, claro, com a Master Sword e o Hylian Shield, como manda a cartilha.

A fórmula é exatamente a aplicada nas versões anteriores, a exemplo do título original de Nintendo 64, que trazia um herói inspirado em The Legend of Zelda: Ocarina of Time ou o de Nintendo Wii, Super Smash Bros. Brawl, que mostrava Link fiel ao jogo da época, The Legend of Zelda: Twilight Princess.

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Link vs. Ridley no cenário Great Plateau Tower – Reprodução

Quer ficar na ponta da arena, atingindo quem está diretamente oposto, usando uma flecha muito bem carregada? À vontade! Quer afastar todos que se aproximam a partir de uma bomba explodida na hora exata? À vontade! Quer esmagar todo mundo na espadada? À vontade!

Todos os golpes de Link, que explicamos a seguir, procuram recriar a experiência original de sua franquia: a liberdade. Um jogador que já tenha masterizado as técnicas disponíveis quase nunca será atingido, ou sempre atacará primeiro. E há diferentes maneiras de fazer isso. É você quem decide.

A chave é a simplicidade. Diferente de outros lutadores, como Kazuya, que já ganhou um guia aqui no Project N, jogar com Link é uma experiência intuitiva, que não gera dúvidas. Para entender, acompanhe a seguir todos os detalhes dele, que é o personagem #03 de Super Smash Bros. Ultimate.

O conteúdo deste e demais guias de Super Smash Bros. Ultimate produzidos pela equipe Project N apresentam, além de dicas produzidas por quem jogou bastante, conteúdos traduzidos do jogo, que está em inglês.

MOVIMENTOS

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Final Smash de Lnk faz uso o conjunto ‘Ancient Bow’ e ‘Ancient Arrow’, de The Legend of Zelda: Breath of The Wild – Reprodução

B – Arco e flechas

Link atira uma flecha – ou duas, se ele recuperar uma do chão. O golpe pode ser carregado segurando o botão B para causar mais dano aos inimigos. Aqui já cabe fornecer uma dica: vá à sessão de treinamento para estudar exatamente qual distância as flechas percorrem quando carregadas ou quando não carregadas. Fazer isso durante uma partida não dá muito certo, porque em Smash o ritmo é muito frenético.

B + ← ou B + → – Bumerangue

Joga um bumerangue na diagonal. Enquanto o objeto voa, o analógico esquerdo pode ser usado na direção desejada para causar dano extra e atingir maior distância.

B + ↑– Ataque giratório

Acerta os oponentes enquanto gira a espada. Serve como pulo se for usado no ar, então fique esperto e treine para escapar do abismo usando este golpe.

B + ↓ – Bomba remota

Referência direta a The Legend of Zelda: Breath of The Wild, Link cria uma bomba remota e redonda com o Sheikah Slate. Uma vez que a bomba estiver nas mãos do jogador, ela poderá ser arremessada, e ao apertar B + ↓ outra vez será detonada, elevando a porcentagem ou removendo HP do inimigo e possivelmente jogando-o para fora da arena.

Final Smash – Arco e flecha ancião

Link atira uma flecha anciã que voa rápida e diretamente para a frente. Se acertar alguém ou o chão, explode. Você só pode acertar um lutador, mas a explosão tem efeito maior e atinge mais pessoas, se houver alguém por perto, então use com sabedoria.

DICAS

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Link em ação contra os inimigos do modo ‘Century Smash’, disponível no menu Mob Smash de Super Smash Bros. Ultimate – Reprodução

Use e abuse da espada

Se estiver começando, não tenha medo e use bastante o botão A. É simples? É. Mas muito eficiente, principalmente se você ainda não tiver dominado a distância do acerto das flechas ou a dinâmica de tempo para explodir a bomba. Então, no início, deixe as outras mecânicas de lado e encare Link como um exímio espadachim, o que ele não deixa de ser, tanto que inspira vários dos golpes dos Mii Fighters que usam espadas. Experimente A + ↑ ou então A+ ← ou A + → e se surpreenda com a força.

Não deixe cair

Jogue o oponente para o alto e então pule atrás dele e aperte A + ↑. Repita quantas vezes puder. Isso vai irritar o adversário, mas o mais importante é que é uma maneira simples e eficaz de aumentar a porcentagem dele. Dica extra: tente também fazer o contrário, ou seja, atingir os adversários de cima para baixo, usando A + ↓.

Vai e volta

É isso mesmo. Ao contrário do que se imagina, o bumerangue também é eficiente para atacar de perto. Usando da maneira correta, você pode ir “empurrando” o oponente para a borda da arena. Ou então atinja o adversário e o derrube, e enquanto ele estiver no chão, jogue o bumerangue outra vez. Isso fará com que o alvo seja atingido novamente, agora pelas costas, porque lembre-se: o bumerangue vai e volta.

Carregar compensa

Essa dica vale tanto para os ataques realizados com o botão A como para B + ↑. Em Smash, tudo o que é carregado causa mais dano, então usar um B + ↑ carregado transforma um modesto giro com a espada em um poderoso ataque, capaz de virar uma partida.

Hadouken?

Falando em “carregar compensa”, experimente A+ ← ou A + → carregado. Se você usar de perto, a espadada será mais forte, o que é bom, mas não tão bom quanto usar de longe, já que assim uma onda de energia sairá da espada, atingindo o inimigo a uma distância média.

CLASSIC MODE

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Reprodução

Sendo o herói mais reconhecido e honrado de toda a Nintendo, é justo que Link tenha um Classic Mode muito nobre: ‘A Quest to Seal the Darkness’ (Uma missão para selar a escuridão). Afinal de contas, é isso o que ele faz em praticamente todos os jogos da série The Legend of Zelda. E aqui isso é traduzido de maneira interessante. Link precisa derrotar as versões “dark” (sombrias) dos lutadores, inclusive enfrentando a si mesmo, para não apenas lutar contra o vilão de sua própria história, Ganondorf, como seria o esperado, mas sim contra Ganon em sua forma mais brutal e assustadora. Confira a sequência de lutas:

  • 1ª Luta – Link vs Dark Pit (%)
  • 2ª Luta – Link vs Ridley (%)
  • 3ª Luta – Link vs Bayonetta (%)
  • 4ª Luta – Link vs Dark Samus (%)
  • 5ª Luta – Link e Zelda vs Ganondorf (%)
  • 6ª Luta – Link vs Link (com a skin dark) (%)
  • Bonus Game
  • Boss – Link vs Ganon

VISUAIS

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Todas as skins de Link em Super Smash Bros. Ultimate – Reprodução

Como já dito anteriormente, a versão “padrão” de Link em Super Smash Bros é a de roupa azul, exatamente como ele aparece na capa de The Legend of Zelda: Breath of The Wild. Mas fique tranquilo: há um visual inspirado em outros games da série, como um verde que lembra muito Twilight Princess e Skyward Sword. E também tem uma roupa vermelha, uma variante azul, uma variante esverdeada e outra com os olhos brancos. Além disso, há o Dark Link. Veja detalhes no quadro a seguir:

AzulBaseada na aparência de Link quando ele veste a Champion’s Tunic no jogo Breath of the Wild
VerdeLink usa o Hero of the Wild, de Breath of the Wild
VermelhaLink usa a Hylian Tunic, de Breath of the Wild.
CinzaRepresenta Fierce Deity Link, de The Legend of Zelda: Majora’s Mask.
IndigoRepresenta o Royal Guard Uniform, de Breath of the Wild
TealRepresenta o Hero of Twilight Set, de Breath of the Wild, que é inspirado em The Legend of Zelda: Twilight Princess
Verde-azuladoRepresenta a aparência de Link enquanto morador de Skyloft, no começo de The Legend of Zelda: Skyward Sword
PretaInspirada no Dark Link, de The Legend of Zelda: Twilight Princess e também no Dark armor set, de Breath of the Wild.
via Wikipedia

CENÁRIOS

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Great Plateau Tower, a primeira torre de The Legend of Zelda: Breath of The Wild, é uma das arenas jogáveis – Reprodução

Nove arenas de Super Smash Bros. Ultimate são inspiradas no universo de The Legend of Zelda. Dentre elas, duas não fazem referência a jogos específicos, e sim a toda a franquia de modo geral: Hyrule Castle (exatamente como na versão de Nintendo 64) e Temple. Já as outras sete estão diretamente ligados a títulos diversos: Great Bay (de Majora’s Mask), Bridge of Eldin (de Twilight Princess), Pirate Ship (de Wind Waker), Gerudo Valley (de Ocarina of Time), Spirit Train (de Spirit Tracks), Skyloft (de Skyward Sword) e Great Plateau Tower (de Breath of the Wild).

MÚSICAS

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Reprodução

Parte essencial de toda a franquia The Legend of Zelda, as trilhas sonoras de todas as aventuras de Link estão muito bem representadas em Super Smash Bros. Ultimate. Além do tema clássico composto por Koji Kondo (sim, o mesmo das músicas de Super Mario) presente desde o primeiro título, o menu Vault contém medleys interessantíssimos, como um que reúne os principais temas de toda a saga e outro que faz um pot-pourri das melhores faixas de Ocarina of Time.

Tem também a música de Gerudo Valley e outras faixas icônicas, como Song of Storms, Midna’s Lament, Ballad of the Goddess e até mesmo a música da apresentação de Zelda durante o anúncio do Nintendo Switch ou então o tema de Breath of The Wild.

Como o cancioneiro de Zelda se confunde com a própria história dos videogames, a inclusão dele no game faz valer o recurso de ouvir os sons mesmo com a tela apagada. Dentro do menu Sounds, monte sua playlist, aperte L + R, coloque os fones de ouvido e aproveite.

VEJA TAMBÉM NOSSOS OUTROS GUIAS DE SUPER SMASH BROS. ULTIMATE:

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Mario

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Donkey Kong

[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Kazuya

Jornalista especializado em cultura e apaixonado por games desde que se entende por gente