Hideki Kamiya, criador de Bayonetta, se irrita com comentários em português e viraliza nas redes

Hideki Kamiya, criador de Bayonetta, se irrita com comentários em português e viraliza nas redes

O alto engajamento do público brasileiro nas redes sociais é conhecido mundialmente. Ao longo dos anos, diversos movimentos digitais vindos do Brasil acabaram ganhando destaque global, seja pelo humor peculiar ou pela mobilização em massa. Casos recentes como o apoio a Fernanda Torres durante sua indicação ao Oscar, a enxurrada de comentários envolvendo Taylor James Williams, o eterno Chris de Todo Mundo Odeia o Chris, entre tantos outros exemplos, ajudam a ilustrar esse fenômeno.

Agora, o engajamento brasileiro acabou chegando de forma inusitada ao mundo dos games e com consequências nada agradáveis para um dos nomes mais icônicos da indústria.

Hideki Kamiya, criador de franquias consagradas como Bayonetta e Okami, vem sendo alvo há algum tempo do chamado “humor brasileiro” nas redes sociais. No entanto, o que antes parecia pontual acabou escalando e explodiu de vez nos últimos dias, gerando uma reação pública do desenvolvedor.

Kamiya já é conhecido por sua baixíssima tolerância a interações consideradas inconvenientes nas redes sociais. O desenvolvedor, inclusive, mantém um post fixado em seu perfil no X (antigo Twitter) proibindo perguntas diretas. Ainda assim, passou a receber uma enxurrada de comentários aleatórios e piadas, muitas delas vindas de usuários brasileiros.

Como resposta, Kamiya passou a bloquear sistematicamente os perfis que participavam das brincadeiras. O episódio que mais chamou atenção, porém, envolveu o perfil oficial do Duolingo Brasil, que entrou na onda e chegou a pedir publicamente para ser bloqueado pelo criador, algo que de fato aconteceu pouco depois.

Como desdobramento do caso, o próprio Hideki Kamiya voltou a se manifestar na manhã desta terça-feira. O desenvolvedor comentou, em tom irônico, sobre o grande volume de mensagens em português que vem recebendo em suas redes sociais, afirmando que os comentários se acumulam rapidamente sempre que ele se concentra no trabalho.

Ainda de forma bem-humorada, ao menos em aparência, Kamiya sugeriu que poderá adotar bloqueios automáticos para qualquer usuário que publique comentários em português em seu perfil, como forma de evitar novas ondas de interações e manter o controle de suas redes.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?