Island Cities, desenvolvido pela empresa brasileira Mans Sana Interactive, é um jogo de quebra-cabeças com blocos em 3D e faz parte de um nicho pouco explorado, mas ao mesmo tempo muito promissor cujo nome eu chamo de Cozy Puzzle.
Cozy Games já é conhecido e possui títulos como Animal Crossing, Cozy Grove e Spiritfarer, que contém o fator Aconchego como pilar para embalar o jogador enquanto se aventura. Alguns desses jogos possuem alguns puzzles, mas nunca é o foco.
Porém foi no jogo Down in Bermuda que encontrei a união do Cozy com Puzzle. Os quebra-cabeças quando somados com um estilo artístico e a trilha sonora correta pode alcançar esse estado aconchegante e nos entregar uma experiencia de diversão e tranquilidade.
Gameplay
A premissa do jogo é simples e direta, devemos realocar os blocos (ou tiles) para recriar a imagem inicial que temos da cidade. Ao colocar o tile no seu local correto poderá ver um brilho nele e o mesmo não será mais selecionado.
Após organizar determinada área, um quadrado ou retângulo com um padrão específico, essa área ganha “vida” e podemos ver carros ou moradores transitando. Ao concluir a ilha, ela toda ganha movimento e essa vida metropolitana. Com zoom podemos nos aproximar e ver diversos detalhes.
Cada nova fase traz novos elementos para organizar e aumento de complexidade, seja explorando uma verticalidade com morros, ou a adição de pontes e trens. Ao todo são mais de vinte ilhas e não possui limite de tempo para concluir cada uma delas.
Os comandos são simples com a seleção pelo botão A, escolha do tile com o analógico esquerdo, a movimentação da câmera com o analógico direito, zoom com L e R e rotação da câmera com ZL e ZR
Possui também a possibilidade de se jogar com touch usando toques nos tiles ou movimentos de pinça para dar zoom. Nesse modo temos em tela um HUD com informações táteis como girar a câmera, menu e zoom. Esse modo foi o que considerei mais prático para jogar, mais ágil.
Trilha Sonora
Como os jogos do gênero, a trilha sonora traz musicas calmas, porém modernas. Lembra um pouco de musica eletrônica e não é nada enjoativo, o essencial para um jogo onde se passará certo tempo analisando os blocos.
Design
O design aposta em um 3D isométrico com bordas arredondadas e entrega cores vivas e inúmeros detalhes. Começamos com poucos blocos e vamos aumentando sua quantidade e complexidade conforme conclui-se cada nova ilha.
Um detalhe interessante é que podemos encontrar nos outdoors das construções na ilha propagadas de outros jogos da empresa.
Detalhes Técnicos
O jogo é leve, possui compatibilidade com Joy-Cons, touch e Switch Pro Controller, e está localizado em PT-BR. Está custando, no momento de escrita dessa review, R$ 14,99 reais na e-shop brasileira.
[Nota do Editor: Island Cities foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Mens Sana Interactive para avaliação.]
Deixar uma resposta