Island Cities - Banner

Island Cities – Diversão e Tranquilidade

Island Cities, desenvolvido pela empresa brasileira Mans Sana Interactive, é um jogo de quebra-cabeças com blocos em 3D e faz parte de um nicho pouco explorado, mas ao mesmo tempo muito promissor cujo nome eu chamo de Cozy Puzzle.

Cozy Games já é conhecido e possui títulos como Animal Crossing, Cozy Grove e Spiritfarer, que contém o fator Aconchego como pilar para embalar o jogador enquanto se aventura. Alguns desses jogos possuem alguns puzzles, mas nunca é o foco.

Porém foi no jogo Down in Bermuda que encontrei a união do Cozy com Puzzle. Os quebra-cabeças quando somados com um estilo artístico e a trilha sonora correta pode alcançar esse estado aconchegante e nos entregar uma experiencia de diversão e tranquilidade.

Gameplay

A premissa do jogo é simples e direta, devemos realocar os blocos (ou tiles) para recriar a imagem inicial que temos da cidade. Ao colocar o tile no seu local correto poderá ver um brilho nele e o mesmo não será mais selecionado.

Após organizar determinada área, um quadrado ou retângulo com um padrão específico, essa área ganha “vida” e podemos ver carros ou moradores transitando. Ao concluir a ilha, ela toda ganha movimento e essa vida metropolitana. Com zoom podemos nos aproximar e ver diversos detalhes.

Cada nova fase traz novos elementos para organizar e aumento de complexidade, seja explorando uma verticalidade com morros, ou a adição de pontes e trens. Ao todo são mais de vinte ilhas e não possui limite de tempo para concluir cada uma delas.

Os comandos são simples com a seleção pelo botão A, escolha do tile com o analógico esquerdo, a movimentação da câmera com o analógico direito, zoom com L e R e rotação da câmera com ZL e ZR

Possui também a possibilidade de se jogar com touch usando toques nos tiles ou movimentos de pinça para dar zoom. Nesse modo temos em tela um HUD com informações táteis como girar a câmera, menu e zoom. Esse modo foi o que considerei mais prático para jogar, mais ágil.

Trilha Sonora

Como os jogos do gênero, a trilha sonora traz musicas calmas, porém modernas. Lembra um pouco de musica eletrônica e não é nada enjoativo, o essencial para um jogo onde se passará certo tempo analisando os blocos.

Design

O design aposta em um 3D isométrico com bordas arredondadas e entrega cores vivas e inúmeros detalhes. Começamos com poucos blocos e vamos aumentando sua quantidade e complexidade conforme conclui-se cada nova ilha.

Um detalhe interessante é que podemos encontrar nos outdoors das construções na ilha propagadas de outros jogos da empresa.

Detalhes Técnicos

O jogo é leve, possui compatibilidade com Joy-Cons, touch e Switch Pro Controller, e está localizado em PT-BR. Está custando, no momento de escrita dessa review, R$ 14,99 reais na e-shop brasileira.

Island Cities - Dados técnicos do jogo
Dados Técnicos
Island Cities - Banner
Island Cities – Diversão e Tranquilidade
Veredito
Bonito, simples e barato. Island Cities é uma escolha certeira e perfeita para desacelerar depois de um dia estressante, ou daquela jogatina onde não foi seu dia de sorte, podendo relaxar gastando pouco.
Design
90
Trilha Sonora
90
Diversão
88
Gameplay
80
Custo x Benefício
100
Reader Rating1 Vote
100
Prós
Localizado em Pt-Br
Suporte a touch
Relaxante
Contras
Controle no modo joycon ou switch pro controller torna o jogo demorado nas ilhas maiores
90
Nota Final

[Nota do Editor: Island Cities foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Mens Sana Interactive para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.