Kadabra volta ao Pokémon TCG após 20 anos

Kadabra volta ao Pokémon TCG após 20 anos

Depois de vários anos, ele está oficialmente de volta! Digo isso, pois, com a revelação de Pokémon Card 151 durante um campeonato ocorrido ainda neste ano de 2023 lá no Japão, os rumores se confirmaram e a Pokémon Company apresentou a primeira carta do Kadabra em 20 anos — o novo set inclui ainda um Alakazam EX e também um novo Mew EX.

A coleção em questão é uma expansão, semelhante a outras já lançadas, como: Battle RegionDark Phantasm e Pokémon GO — As vendas no Japão já começam no dia 16 de junho de 2023. E como o nome sugere, o set trará os primeiros 151 Pokémon (a primeira geração), que virão na ordem da Pokédex, ou seja, Bulbassauro será a carta #001/165, e o Mew, #151/165.

Você pode conferir a arte das novas cartas da “família Abra” logo abaixo:

Kadabra volta ao Pokémon TCG após 20 anos

Mas se você está perdido, sem entender nada, eu vou te explicar. Esse problemão todo aconteceu, porque na versão japonesa, o Kadabra se chama Yungerá (ユンゲラー), e tanto a pronúncia quanto a escrita em Kana desse nome pelos japoneses se assemelham ao nome do ilusionista Uri Geller, “Yuri Gerá” (ユリゲラー). E como se já não fosse o bastante, o Pokémon é do tipo psíquico e possui uma colher dobrada,  “marca” de Geller — E esses foram os motivos que levaram Geller a processar a Pokémon Company lá no ano 2000, alegando uso indevido de direitos autorais. Ah! Só um adendo, para quem não sabe, todos os Pokémon da “família Abra” são inspirados em ilusionistas e mágicos famosos! Mas aí o cara resolve processar a empresa ao invés de se sentir feliz com a homenagem, vai entender…

Bem, mas aí você deve estar se perguntando no quê esse processo prejudicou o Kadabra, né? Bem, em função da disputa judicial, o personagem não aparecia em novas cartas do Pokémon TCG desde 2003, com Abra evoluindo direto para Alakazam ou a evolução final sendo uma carta básica, sem precisar dos estágios anteriores — O lançamento da expansão Skyridge, em 12 de maio de 2003, marcou a última vez em que o monstrinhos saiu numa carta oficial de TCG.

Também vale lembrar que o pokémon também “sumiu” da franquia num geral: ele não aparece no anime desde o ano de 2005 e, a partir da 4ª geração (Diamond & Pearl), não é possível trocá-lo se tiver uma pedra de evolução, é preciso evoluí-lo para Alakazam.

Fato é, que um dos diretores de animação da série, Masamitsu Hidaka, já confirmou em uma entrevista que o embate judicial foi o motivo de toda essa cautela envolvendo o pokémon Kadabra. Porém, para nossa alegria, os fãs da franquia nunca desistiram e sempre pediram para Geller esquecer este  processo e finalmente, em 2021, ele mudou de posição e, agora, Kadabra “retorna” de vez à franquia.

Agora, quero saber o que você achou desta notícia, você sabia deste fato curioso? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós!

- Um otaku sem futuro que passa seu tempo na internet falando sobre mangás, animes, e claro, sobre a Nintendo.