King K. Rool pertence a Nintendo ou a Microsoft?

King K. Rool - Banner

Há uma discussão que até hoje alguns fãs questionam, King K. Rool, ele é da Nintendo, ou é da Microsoft?

Essa é uma pergunta muito comum, por conta de uma sequência de fatores.

A pergunta surge por conta de que King K Rool apareceu pela primeira vez na franquia Donkey Kong, lá no SNES, e ele é o vilão de toda a trilogia, porém a trilogia DK lá do Super Nintendo foi criada pela Rareware.

Foi por conta disso que os fãs levantaram o questionamento, pois a Rareware em 2002 foi vendida para a Microsoft se tornando membro da Xbox Studios, a Microsoft pela aquisição da Rare conseguiu adquirir Banjo e Kazooie, Conker, Battletoads… mas não levou Donkey Kong, pois Donkey Kong é uma franquia da Nintendo!

Tá mas e o King K Rool e os Kremilings? O que houve com eles? Se você não acompanhou mais videogames, King K Rool não aparece mais nos jogos principais de Donkey Kong.

Em Donkey Kong Country Returns mesmo, o vilão é um totalmente novo, e em Donkey Kong Country Tropical Freeze é outro vilão também, afinal, onde está King K Rool?

Por conta desse sumiço, acreditam que K Rool foi vendido junto com a aquisição da Rareware, mas a resposta para isso é que ele não foi vendido!

A prova da não aquisição do K Rool com os Kremilings, estão com a partir da venda da Rare para a Microsoft e depois a participação deles nos outros jogos.

A Rare foi vendida em 2002, em 2005 o Kremiling Kritter aparece em Mario Strikers, no mesmo ano os Kremilings aparecem também em DK: King of Swing.

Em 2007 o Kritter retorna a aparecer dessa vez em Mario Strikers Charged, e no mesmo ano os Klaptraps e o próprio Kritter aparecem em Mario Power Tennis.

King K. Rool pertence a Nintendo ou a Microsoft?

Krunch o Kremiling de Diddy Kong Racing de Nintendo 64 retorna a aparecer em Diddy Kong Racing de Nintendo DS, jogo na qual a Rare havia criado antes, porém essa versão de DS, Banjo e Conker estão fora da seleção de personagens.

King K. Rool pertence a Nintendo ou a Microsoft?

Em 2008, King K. Rolll e Kriter aparecem em Mario Super Slugers, e no mesmo ano Kritter, King K. Rool, Kass, Kip, Kalypso e Kludge são troféus e stickers em Super Smash Bros Brawl.

Em 2014, Kritter aparece novamente no Super Smash Bros 3DS como um dos inimigos do Smash Run, e em 2015 King K. Rool aparece em Smash Bros 3DS/WiiU na forma de um DLC de Mii Fighter.

Já em 2018, King K Rool se tornou personagem jogável no roster principal de Super Smash Bros Ultimate.

King K. Rool pertence a Nintendo ou a Microsoft?

Com tantas participações de vários jogos, em nenhum deles nos créditos é mencionado a Rare ou a Microsoft, não há nenhuma menção.

Inclusive no Super Smash Bros Ultimate, antes de anunciarem as DLCs, não havia a participação da Microsoft, e King K Rool era do roster principal, porém após a inclusão de Banjo e Kazooie e Steve aí sim a Nintendo incluiu a Microsoft nos créditos.

Se desde após a venda a Nintendo utilizou os Kremilings e King K Rool em seus jogos sem nenhum problema, significa que eles pertencem a Nintendo.

Talvez a Microsoft tenha tentado levar os Kremilings? Talvez sim, mas a Nintendo provavelmente adquiriu a IP deles, já que eles não eram tão importantes como Banjo, Conker, Battletoads entre outras IPs.

Então será que podemos ter de volta o Rei Crocodilo sendo o antagonista de Donkey Kong? Talvez sim, em 2024 irá inaugurar a parte temática de Donkey Kong na Super Nintendo World, talvez veremos referências aos crocodilos lá!

E quem sabe podemos ver um novo jogo de Donkey Kong com o retorno de K Rool e sua tropa de Kremilings, isso é o que os fãs mais desejam.

Gostaria muito de rever os Crocodilos botando terror na Ilha do Donkey Kong novamente, mas e você, gostaria de rever esses clássicos vilões? Deixe nos comentários!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Nintendista desde criança, apaixonado por Super Mario, Zelda e Pokemon, e tenho esperança de um novo Donkey Kong