Lançado em 2003 para o Nintendo GameCube, Mario Kart: Double Dash se tornou um marco na franquia por introduzir um dos recursos mais criativos da série: o sistema de dois pilotos por kart, em que um personagem dirige e o outro usa os itens. Mas uma entrevista recém-traduzida revelou que essa mecânica quase foi descartada.
Segundo os produtores Shinya Takahashi e Tadashi Sugiyama, a Nintendo desenvolveu simultaneamente uma versão alternativa com apenas um piloto por kart, em paralelo à mecânica de dupla, como uma espécie de plano B.
“Tínhamos um protótipo de Mario Kart tradicional pronto como rota de fuga, caso a ideia dos dois motoristas não funcionasse”, disse Takahashi à revista Nintendo Dream em entrevista de 2003, agora traduzida pelo site Shmuplations.
“Era como um botão de emergência.”
O time de desenvolvimento hesitou em apostar no conceito de dois pilotos por medo de comprometer a identidade da série. Mas após muita experimentação, a equipe decidiu seguir apenas com a versão inovadora, que acabou se tornando a base do jogo final.
Além disso, foi revelado que o jogo inicialmente usaria sidecars no estilo motocicleta, com os personagens lado a lado. No entanto, a ideia foi descartada por tornar os karts largos demais, afetando o ritmo e o espaço das corridas:
“Imagina oito karts gigantes alinhados na pista? Seria impraticável”, brincou Sugiyama.
A solução foi posicionar os personagens um atrás do outro e permitir a troca entre eles a qualquer momento — uma decisão que trouxe ainda mais dinâmica ao gameplay.
Apesar de nunca ter sido relançado oficialmente, Double Dash é um dos jogos mais cultuados da franquia. Com a chegada de títulos de GameCube ao Nintendo Switch 2, há esperança de que o clássico possa ganhar uma nova chance nas pistas.
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