Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Memory Card - Mario & Luigi: Superstar Saga

Memory Card – Mario & Luigi: Superstar Saga

Um dos melhores RPGs que o encanador bigodudo da Nintendo já participou!
Um dos melhores RPGs que o encanador bigodudo da Nintendo já participou!

Em 2003, a Nintendo publicava um jogo desenvolvido em parceria com AlphaDream, com dois personagens icônicos da franquia para o Game Boy Advance: Mario & Luigi: Superstar Saga. 18 anos depois, em 2021, esse ainda é um ótimo jogo de RPG com personagens e história que se equiparam e ainda se seguram atualmente como um game muito bem feito. Para quem, assim como eu, amava o Paper Mario original de Nintendo 64 e muitas de suas mecânicas, Mario & Luigi: Superstar Saga é um deleite de jogo! Realmente seu sucessor espiritual que, inclusive, é uma franquia que merece muito voltar.

Diferente de outros jogos da franquia Mario, aqui não estamos (pelo menos por muito tempo) no Reino dos Cogumelos. Estamos em Beanbean Kingdom, um país vizinho e habitado principalmente por criaturas Beanish e Hoohooligans. Mario e Luigi viajam para esse louco reino em busca de trazer de volta a voz da princesa Peach que foi roubada pela bruxa Beanish Cackletta e seu capanga Fawful.

Tudo isso em um RPG fantástico em ataques por turno, em que você pode subir de nível com Mario e Luigi, aprender técnicas novas além de pular nos inimigos, como o martelo e o Bros Attack que utiliza ambos personagens em uma taque poderoso. Há ainda itens, equipamentos para adicionar, bônus de aumentar características, tudo que um bom RPG pode apresentar. Além de tudo a trama é recheada de humor, personagens carismáticos e toda a magia de Mario e seu amigos (e inimigos).

Paper Mario e Mario & Luigi são como duas ramificações de uma mesma ideia (uma ótima ideia), incluir mecânicas de RPG clássico de turno no mundo mais famoso dos videogames. E é uma receita que deu muito certo. Enquanto Paper Mario continua seguindo seu caminho, mais voltado à aventura e perdendo os elementos de RPG para uma gameplay mais dinâmica e diferente chegando até o Nintendo Switch, Mario & Luigi teve seu último título lançado há mais de 3D e foi um remake para o Nintendo 3DS, e sem perder nada do carisma e dos elementos intrínsecos de RPG que o jogo apresentou desde o início.

Com os últimos anúncios da Nintendo, trazendo de volta para o Switch grandes franquias até então consideradas esquecidas (ou focadas em portáteis) como WarioWare, Advance Wars e até a linha clássica de Metroid, aquela esperança de ver os irmãos Mario pulando e martelando por turnos novamente agora na televisão de casa reacendeu. Mario & Luigi traria carisma, qualidade e uma gameplay que há muito tempo não se vê junto dos encanadores da Nintendo. Alias, tomara que traga ainda!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]