NeoSprint - Corridas em visão isométrica com nostalgia e novidade na medida certa

NeoSprint – Corridas em visão isométrica com nostalgia e novidade na medida certa

O Atari 2600, nos anos 1970, já tinha jogos de corrida com visão top down (isométrica). De lá para cá, já se vão 50 anos, mas isso não quer dizer que a inovação no estilo parou. Na verdade, ao adotar o estilo 3D os jogos de corrida evoluíram tanto, que deixaram espaço para que em 2024 exista muita empolgação para revisitar as corridas com o olhar “visto de cima”. É o que faz – com méritos – NeoSprint, game lançado originalmente para o Atari VCS e que agora está disponível no Nintendo Switch.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que NeoSprint (Novo Sprint, em tradução livre) é exatamente o que o nome sugere: um reinvenção da clássica franquia Sprint, que há cinco décadas inovava ao introduzir adversários controlados por IA que dirigiam sozinhos independentemente do desempenho do jogador. Em especial, a nova versão faz referência ao título Super Sprint, de 1986, que trazia vários dos recursos revisitados aqui.

Dito isso, fica claro que a experiência é de arcade. Ou seja: o objetivo é a diversão, e não o melhor traçado na pista, como é o caso em Ultimate Racer 2D 2, também disponível para Nintendo Switch. Aqui vale bater para atrapalhar o amiguinho ao lado, vale dirigir encostando o carro nas zebras, vale tudo.

NeoSprint - Corridas em visão isométrica com nostalgia e novidade na medida certa

A visão é isométrica, de cima, ou top down, para usar o termo em inglês. Mas um recurso muito interessante permite que o jogador alterne para dois tipos de visão: foco no circuito, que deixa a tela estática mostrando a pista, ficando os carros menores, ou foco no carro, que vai acompanhando o traçado da pista conforme o carro avança, deixando a visão mais próxima e os detalhes mais evidentes.

Há benefícios em ambas. Para pistas simples, por exemplo, a primeira opção pode ser muito interessante, já que lembra muito a experiência de um autorama (lembra deles, os brinquedos de montar pista e controlar a aceleração do carrinho com um controle remoto?). E a segunda oferece uma experiência mais “videogame” mesmo.

Falando em videogame, a jogabilidade é muito bem afinada e representa em igual medida duas vertentes muito interessantes. Dependendo da perspectiva com a qual se olha NeoSprint, ele pode parecer tanto uma corrida de carrinhos de brinquedo, daquelas que eu sei que você fazia na infância, como também uma corrida de carros reais, automobilismo mesmo.

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Isso porque há muita variedade de opções, inclusive de carros à escolha do jogador. Tem veículos do tipo monoposto (os “carros de fórmula”), tem os hiper carros, tem veículos “de passeio”, tem os esportivos, os clássicos, os novos, os de ontem e os de hoje.

E após selecionar o modelo, você ainda pode selecionar a cor entre mais de 20 opções para cada. Ah, e os veículos têm características diferentes que afetam diretamente na jogabilidade, então é preciso testar para encontrar o ideal. Será que para você é melhor ter muita aceleração e boa velocidade máxima, mas um volante mais duro na hora de fazer curvas? Ou é melhor virar com mais facilidade, mas ao custo de aceleração e velocidade máxima?

A resposta é: vai depender da pista, meu amigo. A variedade de circuitos é muito grande, e com muitas curvas, é melhor manter a dirigibilidade em alta. Mas com muitas retas, tem mais chance quem pisa fundo no acelerador.

Ah, e bater está liberado, mas com ressalvas, viu? Não há um contador visível de dano, mas se você bater muito, vai ver o carro vai soltando cada vez mais fumaça até quebrar e então você ser resetado na pista, certamente perdendo posições.

Tudo isso é apresentado com boa curva de aprendizado. A jogatina começa com pistas simples, de curvas suaves e tranquilas, com apenas três adversários de inteligência artificial mediana. Mas isso vai mudando, e logo você terá de correr o mais rápido possível – e contra mais pilotos – em traçados que usam e abusam de rampas, curvas em que você pode cair, trechos com visibilidade afetada, como embaixo de pontes, e muito mais.

Modos de jogo

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Além do multiplayer de sofá que sim, está presente, fazendo desse um ótimo jogo de festa, existem várias opções para jogar sozinho. A primeira delas e mais interessante é a “Campanha”. Ponto positivo para a Atari, que incluiu campanha em um jogo arcade!

O formato da campanha vem da escola Mario Kart. São três categorias divididas por biomas de cenários, que na verdade são um jeito implícito de dizer que a divisão é do fácil ao difícil. Dentro dessas categorias há quatro “copas” com quatro corridas cada, sendo três em pistas regulares, contra diversos oponentes, e uma última contra um rival.

Não é como se houvesse uma história se desenrolando, porém cada um destes rivais vai ser casca grossa na pista e na hora do duelo 1×1 haverá um pequeno diálogo de desafio, ao melhor estilo “blacklist” do Need For Speed Most Wanted, só que mais fofinho. As corridas rendem medalhas de bronze, prata ou ouro, e que vença o melhor!

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O próximo modo é o “Grand Prix”, que nada mais é do que a liberdade de montar sua própria copa, entre os muitos circuitos disponíveis (são liberados ao completar a Campanha) e também os que você pode criar e baixar da comunidade.

Depois tem a “Corrida Livre”, que é uma corrida única em circuito à escolha do freguês e o “Percurso de Obstáculos”, que se assemelha muito à “Campanha”, mas trazendo uma experiência mais Super Smash Bros., ao colocar desafios como óleo na pista, cones e outros itens espalhados para elevar a dificuldade, mais uma vez fazendo referência aos antigos jogos da franquia Sprint para os arcades. Por fim, “Contra o Relógio” é o bom e velho estilo de volta rápida para conquistar medalhas.

Dois jogos em um

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Já imaginou se o Super Mario Bros. Wonder e o Super Mario Maker 2 estivessem em um mesmo jogo? Bom… No NeoSprint é assim: tem um jogo inteiro de corrida e ainda um jogo inteiro de construir circuitos.

As referências que vieram à cabeça deste autor são Tony Hawk Pro Skater 4, onde era possível criar suas próprias pistas de skate com direito a obstáculos e principalmente um jogo que rodava em Flash (alô Adobe!) do HotWheels, que permitia a criação das mais malucas pistas para carrinhos de brinquedo. Admito que podem não ser as melhores referências, mas isso é para dizer que o construtor de circuitos é muito robusto!

Além de selecionar o bioma (floresta, deserto, neve ou cidade) e o tamanho do layout (pequeno, médio ou grande), você conta com uma imensa opção de peças para montar pistas da forma que desejar.

Assim como em um autorama, tudo começa de um ponto de partida (no caso, a reta da largada), e depois você pode adicionar quantas curvas, elevações, declives e retas que quiser, na posição que quiser, e com os detalhes que quiser.

E a esta altura vale mencionar os desbloqueáveis. Jogando e vencendo etapas na “Campanha” você vai receber uma espécie de “loot box do bem”, que é uma caixa de ferramentas que, quando aberta, desbloqueia uma série de itens que vão desde mais cores para os carros como peças de pistas e acessórios como árvores, arcos e outras decorações para embelezar os circuitos criados pelo jogador.

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Toda essa experiência é potencializada pelo modo online, que permite compartilhar circuitos com a comunidade, deixando as possibilidades e o “fator replay” infinitos.

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Referências

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Não vou listar todas, porque se não perde a graça. Mas vou te dizer que tem um carro chamado Lynx HG-01, que faz referência ao portátil Atari Linx, e adversários que vestem macacões estampados com nomes como Centipede, Breakout, Crystal Castles e outros jogos, acessórios e consoles que fazem parte da história da Atari.

Custo x Benefício

NeoSprint - Corridas em visão isométrica com nostalgia e novidade na medida certa

Disponível por R$ 94,95 na eShop do Brasil, NeoSprint se justifica neste preço a todos os entusiastas de automobilismo, mas principalmente ao público saudosista/nostálgico dos arcades e dos jogos de corrida em visão top down. Se você não estiver dentro dessas categorias pode esperar uma promoção. Mas se não estiver, vai fundo porque a experiência caiu como uma luva no modo portátil do switch. Sabe aquela partida rápida para jogar na cama antes de dormir? Está aqui!

A emocionante série clássica de corrida “Sprint” do Atari retorna com o NeoSprint!
O NeoSprint volta à vida como um jogo de corrida arcade de tela única para até 8 jogadores, combinado com um construtor de pistas robusto e ferramentas de compartilhamento intuitivas, garantindo uma experiência de corrida que satisfaz tanto os demônios da velocidade quanto os arquitetos. O modo Campanha, o Grande Prêmio, as Pistas de Obstáculos e as Provas de Tempo oferecem toneladas de conteúdo de corrida de tirar o fôlego, e os modos multijogador proporcionam uma diversão caótica. Você consegue conquistar as pistas de corrida e obter os tempos mais rápidos?

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NeoSprint
Veredito
Experiência arcade que pode ser muito nostálgica para uns e muito inovadora para outros. Diverte por tempo ilimitado com corridas e modo para montar circuitos, e é ideal para aquela última partida antes de dormir, com o Switch no modo portátil, sabe?
Design
100
Trilha Sonora
70
Diversão
100
Gameplay
100
Custo x Benefício
80
Prós
100% em Português do Brasil
Experiência arcade de excelência
Alto "fator replay"
Robusto modo de criação de pistas
Muitos desbloqueáveis
Contras
90
Nota Final

[Nota do Editor: NeoSprint foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Atari para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Jornalista especializado em cultura e apaixonado por games desde que se entende por gente