Nintendo divulga novo relatório fiscal e admite vendas abaixo da expectativa

Nintendo divulga novo relatório fiscal e admite vendas abaixo da expectativa

O primeiro relatório trimestral depois do anúncio do Switch 2 era aguardado com bastante expectativa pela comunidade nintendista, não porque acreditava-se que novas informações sobre o sucessor pudessem surgir (ainda que a Nintendo reiterou durante a reunião que o console lançará este ano), mas justamente para o fã compreender o momento em que o Switch 1 se encontra no momento e se ainda pode se tornar o console mais vendido da história.

Como esperado em um ano que o console completa 8 anos de vida, as vendas do Switch continuam em uma desaceleração, o que é esperado por motivos lógicos, afinal uma nova geração da Nintendo esta prestes a chegar e ainda assim admirável por conseguir obter um número de vendas satisfatório para tal período.

Nintendo divulga novo relatório fiscal e admite vendas abaixo da expectativa

Por mais que existam motivos que corroborem com o entendimento das vendas do Switch estarem em queda, a Nintendo em seu novo relatório admitiu que as vendas do console são de fato abaixo do esperado, inclusive diminuindo sua previsão inicial de 12.5 para 11 milhões de aparelhos vendidos neste ano fiscal, que irá até o mês de março. Nos números apresentados, é possível observar que, em comparação com o período compreendido de Outubro a Dezembro de 2024 em relação ao ano anterior, as vendas de hardware caíram 30.6% enquanto as de software caíram 24.4%.

A justificativa é a mesma apresentada anteriormente: nos relatórios apresentados, a empresa sempre compara o período trimestral em relação ao ano anterior e qualquer número divulgado este ano terá uma difícil missão de até mesmo se equiparar ao que foi 2023, devido ao sucesso de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e do filme Super Mario Bros., que impulsionaram as vendas dos produtos da marca como um todo, fazendo um consequente 2024 de fato ter uma queda como foi esperado. Mas ainda assim, não da maneira que foi para a empresa.

A empresa agora estima que suas vendas líquidas para o ano fiscal encerrado em 31 de março alcancem 1,19 trilhão de ienes (R$ 44,744 bilhões), representando uma redução de 7% em relação às projeções anteriores. Além disso, prevê um lucro líquido de 270 milhões de ienes (pouco mais de R$ 10 milhões), o que corresponde a uma queda de 10%.

Nintendo divulga novo relatório fiscal e admite vendas abaixo da expectativa

Dados bem interessantes divulgados foram em relações ao número de vendas de algumas de suas franquias. A princesa de Hyrule conquistou um interessante número de vendas em sua primeira aventura solo, com The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom conquistando ao todo, 3.91 milhões de unidades, ainda aquém dos sucessos recentes da franquia, mas longe de ser considerado um número ruim quando comparado com outros jogos da série.

Super Mario Party: Jamboree é que tem números de sobra para se alegrar, se consagrando como o jogo da franquia que mais vendeu em menos de 3 meses de existência, conseguindo 6,17 milhões de cópias totais. Outro dado que chamou atenção é em relação a Mario Kart 8 Deluxe, que conseguiu somente no período do relatório 5.38 milhões de cópias, conseguindo assim ao todo impressionantes 67,35 milhões de cópias vendidas.

Nintendo divulga novo relatório fiscal e admite vendas abaixo da expectativa

E para dar fim a qualquer especulação negativa, a Nintendo reiterou que Metroid Prime 4: Beyond e Pokémon Legends: Z-A estão sim confirmados para o Switch 1 e com lançamentos ainda para este ano, ainda que sem data definida, o que deve mudar com o Pokémon Presentes no fim deste mês e a esperada Direct focada no Switch 1 que pode acontecer ainda este mes.

Nintendo divulga novo relatório fiscal e admite vendas abaixo da expectativa
Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?