Após certa confusão causada por informações publicadas no site oficial, a Nintendo finalmente se pronunciou sobre o suporte à VRR (taxa de atualização variável) no Switch 2 e a resposta pode desapontar alguns fãs.
A empresa confirmou oficialmente que o VRR será suportado apenas no modo portátil do console. A declaração veio após a divulgação de informações incorretas no próprio site do Switch 2, que davam a entender que a funcionalidade também estaria disponível no modo dock. Veja a nota da Nintendo:
O Nintendo Switch 2 suporta VRR apenas no modo portátil. A informação incorreta foi publicada inicialmente no site do Nintendo Switch 2 e pedimos desculpas pelo erro
E no modo dock?
Questionada sobre a possibilidade de suporte ao VRR na TV via dock em uma futura atualização, a empresa foi direta, mas não fechou portas:
“Não temos nada a anunciar sobre este tópico.”
Ou seja: nada de VRR na sua TV, pelo menos por enquanto. A tecnologia continua limitada ao modo portátil, o que pode parecer uma limitação curiosa, já que normalmente os benefícios do VRR são mais visíveis em telas maiores e com resolução mais alta, como nas TVs modernas.
O que é VRR?
VRR significa Variable Refresh Rate, ou em português, Taxa de Atualização Variável.
Na prática, essa tecnologia permite que a taxa de atualização da tela (como a da sua TV ou do próprio display do console portátil) se ajuste dinamicamente à taxa de quadros dos jogos.
Isso traz alguns benefícios:
- Reduz o “screen tearing” – aquele efeito onde a imagem parece “cortada” ou fora de sincronia.
- Suaviza a jogabilidade em cenas com variação brusca de desempenho.
- Melhora a sensação de fluidez, mesmo quando o jogo não atinge 60 fps constantes.
Em consoles como o PlayStation 5 e Xbox Series, o VRR é usado especialmente em TVs compatíveis com a tecnologia (via HDMI 2.1). No caso do Switch 2, ele será compatível apenas no modo portátil, ou seja, diretamente na tela do console – pelo menos por enquanto.
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