A Nintendo possuí um histórico de incorporar em seus hardwares alguns jogos, como Mario que se tornou o mascote da empresa em uma das maiores jogadas de marketing da mesma, estratégia arriscada? sim!, porém muito ousada e que remodelou o negócio Nintendo no mundo inteiro. Isso é um histórico, não uma política engessada da empresa, vide o exemplo de Wii Sports que foi lançado juntamente como um bundle do Nintendo Wii em diversos territórios, menos no Japão.
Na era Nintendo Wii, trazer um título como bundle em seu console de estreia era uma oportunidade chave que fora debatida em inúmeras reuniões, conforme diz Reggie Fils-Aimé em seu livro. Fils-Amié pressionou para o lançamento inicial do pacote, mas Satoru Iwata rebateu alegando que a Nintendo não dá conteúdo precioso de graça.
Shigero Miyamoto apresentou uma contraproposta a Reggie de colocar uma versão inicial de Wii Sports no bundle, porém a recusa alegava que uma versão inicial não seria a experiência completa a ser proporcionada pela empresa seria uma má ideia, o que deixou o criador do Mario bem triste.
“Nenhum de vocês entende os desafios de criar softwares que as pessoas adoram jogar. Isso é algo que constantemente nos esforçamos para fazer. Não damos nosso software.” afirmou Miyamoto.
Apesar dessa discordância, Fils-Aimé afirmou que sua relação com Miyamoto sempre foi de cumplicidade e respeitosa e que após uma série de reuniões e acordos de desenvolvimento, enfim uma estratégia para mercados diferentes foi traçada.
Reuniões e mais acordos de desenvolvimento foram traçados e isso faz parte do negócios, pois mercados são diferentes e exigem, às vezes, abordagens diferentes de trato. A relação com Miyamoto sempre foi certa e de muita cumplicidade, além de respeitosa.
O resultado desta tratativas, todos sabemos: um sucesso de vendas e criticas ao redor do mundo e, graças a decisões de bastidores como esta, temos hoje o Nintendo Switch Sports.
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