Uma das grandes qualidades de The Legend of Zelda é certamente a proeza de nos entregar dungeons memoráveis e desafiadores. Em cada jogo da franquia nos deparamos com diversos templos que exigem do(a) jogador(a) uma certa perspicácia para seguir adiante, mas muito além dos puzzles, da trilha exuberante, a imersão que cada lugar proporciona que torna uma das grandes características marcantes da franquia. Uma extensa lista pode ser dita aqui e ainda assim vai surgir os comentários: e aquela? e faltou essa hein? sem x temple, sem like!
Mas dentre tantos marcantes, um em especifico ganha seu destaque em meio ao misticismo e todo ar de mistério que o lugar proporciona. Lar de diversas teorias de fãs que incrivelmente tem muito sentido, Shadow Temple de The Legend of Zelda: Ocarina of Time pode nem ser seu favorito, mas certamente vai ganhar sua curiosidade durante a leitura. Vem conferir.
Localizada no cemitério da vila Kakariko e normalmente a 5ª dungeon a ser explorada (em Ocarina você tem a liberdade de realizar os templos na ordem que preferir após o Forest Temple, claro que algumas dificuldades vão surgir diante da necessidade de alguns itens), ela só pode ser acessada depois de tocar Nocturne of Shadow, que você aprende com Impa logo após a vila pegar fogo. O templo faz juz a sua nomenclatura e traz todo um ar de sombrio com vieses de terror, com sua trilha macabra e imagens tanto em esculturas ou desenhadas na parede que mostram que ali é muito mais que um simples “estágio”. E para dar inicio a esse conto, precisamos dar uma volta no tempo e falar sobre a grande guerra civil de Hyrule.
A Guerra Civil de Hyrule
Após os eventos do Forest Temple, Link é transportado para onde se localiza a Árvore Deku e vê do chão brotar o Deku Tree Sprout, que acaba nos introduzindo sobre essa batalha. Eles diz:
Algum tempo atrás, antes de o Rei de Hyrule unificar o país, houve uma guerra feroz em nosso mundo.
A fala de DTS nos foi importante para conhecer o passado de Link que na verdade seria um Hylian e que sua mãe teria fugido dessa guerra e para protege-lo, deixou o bebe link na floresta de Kokiri, aos cuidado da árvore Deku, que pressentiu o destino daquela criança e assim cuidou dela após a morte da mãe que fora gravemente ferida.
Voltando para guerra, é importante frisar que a origem dela ainda é desconhecida, nunca sendo abordada em nenhum jogo posteriormente, mas que ela envolveu as diferenças raças existentes e que Hyrule só foi unificada após essa batalha.
E você agora se pergunta: E o que isso tem a ver com o Shadow Temple?
A Origem do Shadow Temple
Antes de Ganondorf se apoderar e colocar todo o seu mal ali, acredita-se que o templo das sombras já possuia uma história macabra por trás. O lugar era na verdade um calabouço onde os prisioneiros da guerra e inimigos do reino eram aprisionados, torturados e executados. Aparentar ser forte não é? Mas analisando friamente cada cenário do templo, podemos observar objetos de tortura e execução além de diversas manchas de sangue espalhadas pelo cenário.
O lugar era comandado pela tribo Sheikah, também conhecidos como os povos da sombra e todos os atos realizados eram a mando da família real de Hyrule. Curiosamente, o templo é localizado justamente próximo a vila criada para refugiar os últimos membros da tribo, que seria a vila Kakariko, fundada por Impa, guarda-costas de Zelda e líder dos Sheikah. É importante frisar que desde o surgimento da realeza, a tribo sempre esteve próxima de maneira leal, por isso acatava as ordens para as execuções e torturas. Algo visível no jogo inclusive que da razão a essa teoria, é um trecho observado logo ao adentrar uma das partes do templo.
O cenário é também repleto de cadáveres espalhados, onde os inimigos que ali habitam são em sua maioria mortos vivos e inclusive com crânios sendo facilmente localizados nas paredes e remontando inclusive que os restos mortais foram utilizados até mesmo nas paredes do local. Até mesmo a localização do lugar indica algo, já que fica abaixo do cemitério.
Bongo Bongo
O misterioso fantasma boss da dungeon e um dos chefes mais difíceis de se passar no jogo, carrega algumas teorias tão sombrias quanto ao seu templo. Há duas ideias aqui sobre ele, mas ambas se resumem em uma só: a de que ele seria, antes de se transformam em uma criatura horrenda com apenas o seu corpo e suas mãos, um sheikah.
E aqui é onde as teorias se dividem para explicar o que aconteceu com ele e como ele foi se tornar esse ser maléfico, apesar de que ambas possuem o mesmo destino.
A 1ª teoria conta que ele era um antigo guerreiro das sombras e que durante a guerra ele teria fugido e abandonado a família real, sendo assim considerado um traidor. Bongo bongo, em sua forma humana, teria se refugiado ao que seria sua casa em Bottom of Wells.
Lá, ele teria sido capturado pelos Sheikah e torturado pela sua traição, crescendo um sentimento de ódio nele por tudo que estava acontecendo, desejando se vingar da tribo e da família real e com seu espírito tombado por toda a raiva e “sobrevivendo” e se tornando a criatura demoníaca. Há um indício para tal teoria ser verdadeira, quando você conversa com o homem da figura abaixo e logo após aborda-lo, ele fala:
Há muito tempo atrás… Havia um homem nesta mesma aldeia que tinha um olho que dizia poder ver a verdade! Agora, normalmente, você tem que treinar seu olho mental arduamente para realmente ver a verdade… Mas esse cara, não, dizem que ele tinha uma maneira diferente de fazer as coisas… A casa dele ficou escondida onde está o poço agora…
Nessa parte da teoria, a Lens of Truth, objeto mencionado pelo velhinho pertencia a Bongo Bongo e por isso ficou na sua casa após seu aprisionamento. A outra teoria, diverge apenas nesse ponto em especifico: que o antigo Sheikah na verdade, teria roubado as lentes da verdade e por isso foi torturado e executado pelo povo das sombras. Acredita-se que isso possa ser confirmado diante de quem muitos acreditam que o Bottom of Wells é uma extensão do templo das sombras, lugar onde Boss do Shadow Temple fora torturado e conseguindo escapar e amedrontar a todos refugiado.
É claro que a Nintendo nunca se posicionou de maneira afirmativa sobre, mas é muito interessante o quanto tudo acaba tendo coesão mesmo diante de tanta complexidade e falta de algo mais afirmativo. E mais legal ainda, é ver que um jogo que mesmo depois de 25 anos, continua a trazer um excelente material para debate.
A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]
13 comentários