Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Pokémon Legends: Arceus - Formas regionais, Unown, Team Galactic e outras teorias

Pokémon Legends: Arceus – Formas regionais, Unown, Team Galactic e outras teorias

Pokémon Legends: Arceus é a nova entrada da linha principal de jogos da franquia e traz jogabilidade inovadora em um mundo antigo já conhecido. Sinnoh feudal é o pano de fundo do novo titulo desenvolvido pela Game Freak e muito tem se especulado sobre que novidades a entrada pode trazer a franquia mesmo se passando totalmente no passado.

Pelo que vimos no trailer, muita coisa na jogabilidade mudou, o jogo pode ter uma pegada mais de RPG de ação do que de turnos, um pouco de FPS com o novo modo de captura e ainda muita novidade na gameplay que ainda não vimos. A região também promete muita diferença e novidade, mesmo sendo a Sinnoh que conhecemos, já que se passa no passado (fizemos uma extensa análise sobre a geografia do jogo que você pode ler neste link).

Mas e o que não sabemos ainda? Muitas teorias e especulações já estão circulando na fanbase da maior franquia do entretenimento e tem muita coisa interessante, olha só:

Pokémon Legends: Arceus - Formas regionais, Unown, Team Galactic e outras teorias

1 – Formas regionais e/ou variantes de Pokémon

Mas como um jogo no passado poderia apresentar novos Pokémon? Bom, se você pensar bem é possível sim. Quando nos fomos apresentados aos iniciais de Pokémon Legends: Arceus ficamos ainda mais cientes que essa não seria uma nova geração inteira de monstrinhos. Mas é possível sim que o game apresente variantes ou formas regionais de Pokémon que já conhecemos.

Apresentadas em Alola com Pokémon Sun & Moon, as variantes regionais caíram no gosto do público, tanto que continuaram na próxima entrada Pokémon Sword & Shield. E talvez possamos ver algumas novas variantes também em Pokémon Legends: Arceus.

Os Poketubers Bird Keeper Toby e Hoops & Hip Hop fizeram dois vídeos colaborativos apresentando algumas teorias interessantes sobre novas variantes de Pokémon, como por exemplo: Voltorb.

Voltorb é um caso interessante, já que Pokémon é baseado em uma Pokébola, e como vimos no trailer do game, as Pokebolas em Pokémon Legends: Arceus são versões diferentes e antigas das utilizadas em jogos atuais, o que levaria Voltorb a ter uma variante determinada para aquela época que provavelmente se adaptou e evoluiu para a forma que conhecemos no presente.

E também a Floette de AZ, que é uma variante alternativa de Floette apresentada apenas em cutscenes de Pokémon X & Y que possui uma Eternal Flower e só existiu há 3000 anos atrás o que pode supor que a flor em que o Pokémon vive entrou em extinção em algum momento da história, mas pode ainda existir na época de Pokémon Legends: Arceus. E tem outro Pokémon com várias formas que também tem especulado algumas teorias.

Pokémon Legends: Arceus - Formas regionais, Unown, Team Galactic e outras teorias

2 – Unown

O usuário Spectral-Umbra apresentou no Reddit uma interessante teoria sobre o papel dos Unown na história de Pokémon Legends: Arceus. Mesmo sendo originários de Johto, com Pokémon Gold & Silver, eles são sempre muito representados junto com Arceus, o grande Pokémon mítico apresentado na geração de Sinnoh e que diz ser a origem de todo o universo Pokémon.

Curiosamente, os Unowns sempre aparecem em locais, predominantemente ruínas, que são desbloqueados pelo jogador ou aos quais apenas o jogador tem acesso. A pesquisa sobre as Ruínas de Alph em Johto só começou recentemente e os Unowns não aparecem lá até que o jogador resolva um quebra-cabeça de peças. As Câmaras Tanoby em FireRed e LeafGreen são fechadas até que o jogador resolva outro quebra-cabeça e seja o primeiro a entrar nelas. A Ilha Mirage específica em Omega Ruby e Alpha Sapphire onde eles aparecem raramente é visível, e possivelmente acessível apenas para alguém que possui a Flauta Eon, então é muito provável que ninguém mais a tenha descoberto antes do jogador encontrá-la.

Os Unown também aparecem na região de Sinnoh, nas Ruínas de Solaceon e talvez essa seja a primeira vez que as ruínas (ou talvez na época do jogo nem sejam ruínas ainda) seriam exploradas por alguém. E como os Unown são sempre apresentados junto ao mítico que dá nome ao jogo podem fazer parte do grande plot da história. Que pode ser inclusive baseada em uma história real do Japão.

Pokémon Legends: Arceus - Formas regionais, Unown, Team Galactic e outras teorias

3 – Colonização de Hokkaido

E sobre o plot da história, outro usuário do Reddit, SternMon, tem uma teoria curiosa sobre o pano de fundo do que pode acontecer em Pokémon Legends: Arceus, partindo da seleção dos iniciais da campanha que podem não ter sido tão aleatoriamente assim. Rowlet de Alola (Pokémon Sun & Moon), Cyndaquil de Johto (Pokémon Gold & Silver) e Oshawott de Unova (Pokémon Black & White) pode sugerir que tais regiões estão quase como que colonizando a vasta região selvagem de Sinnoh.

SternMon afirma que a história pode centrar nesse conflito entre os nativos de Sinnoh e os colonos estrangeiros e pode até estar ligada às origens do Team Galactic. A ilha de Hokkaido, que inspirou Sinnoh, começou a ser colonizada no final dos anos 1860 e foi o pontapé inicial no esforço do Japão para se tornar uma superpotência global na era pré-guerra, e o desenvolvimento posterior de Hokkaido foi um dos primeiros projetos entre a América e o Japão após o fim do período de isolamento, que foi causado pela pressão da América.

O que poderia explicar a escolha das regiões escolhidas nas representações dos iniciais:

Johto é de longe a região que melhor representa o Japão tradicional e sua história dentre as quatro principais regiões Pokémon baseadas no Japão, e as duas únicas regiões até agora baseadas em localizações americanas são Unova, que é baseada na cidade de Nova York, e Alola, que se baseia no estado do Havaí. Faz sentido, porque a América foi o maior ator na colonização de Hokkaido, além do próprio Japão. A escolha dessas entradas foi deliberada, pois, assim como o símbolo que os personagens dos jogadores usam em suas jaquetas, são um símbolo do esforço conjunto das três regiões para explorar e conquistar a região de Sinnoh.

Pokémon Legends: Arceus - Formas regionais, Unown, Team Galactic e outras teorias

5 – Team Galactic

Sobre esse tal símbolo mencionado acima, que está nas vestimentas dos personagens principais, há ainda mais teorias circulando na internet. Muitos fãs identificaram a semelhança de tal símbolo com o símbolo da equipe rival de Pokémon Diamond & Pearl, Team Galactic. SternMon vai além e demonstra sua teoria de colonização dizendo que o símbolo é como a união das 4 regiões através de suas iniciais.

O símbolo ainda relembra muito o kanji 銀 (gin) que significa “prata” em japonês. Mas que também faz parte da palavra 銀河 (ginga) que significa “galáxia”. E ambos podem indicar uma história que tenha pano de fundo a criação do Team Galactic, ou mesmo que as histórias antigas de Sinnoh e seus personagens (usando tais vestimentas) serviram de inspiração para a criação da equipe. E essas histórias podem estar intimamente ligada a outros lendários e não só Arceus.

Pokémon Legends: Arceus - Formas regionais, Unown, Team Galactic e outras teorias

5 – Arceus vs. Giratina

Se você já jogou Pokémon Diamond & Pearl, conhece os lendários e míticos da região de Sinnoh. Giratina é a terceira “parte” do trio principal que inclui Palkia e Dialga e não se sabe o porque ele está no Distortion World, uma dimensão diferente da real o jogo. KorbenL14, no Reddit, acredita que mesmo havendo a possibilidade de Giratina ter estado lá desde sempre, é mais interessante pensar que o Pokémon possa ter sido trancado nessa dimensão alternativa.

As duas formas distintas que o lendário possui (Origin e Altered) podem corroborar a ideia e quem sabe ele não foi “trancado” nessa dimensão alternativa após uma batalha com, digamos, Arceus? Giratina representando o mal, o diabo e o submundo e Arceus representando Deus, a criação e o bem seria bastante apropriado para uma história.

Em Pokémon Platinum Cynthia e Cyrus discutem brevemente a ideia de que Giratina criou o mundo da distorção para manter o equilíbrio com o mundo real, mas isso não faz sentido com o que acontece no final do mundo da distorção (spoiler sobre o plot de Pokémon Platinum – clique para revelar) em que Cynthia diz que você precisa derrotar Giratina, caso contrário, o mundo da distorção destruirá o mundo real. Por que criar um mundo separado para o equilíbrio se você vai destruir o último de qualquer maneira? […] Talvez Arceus seja quem criou o mundo da distorção e baniu Giratina lá. Isso explicaria os acontecimentos do Pokémon Platinum e explicaria por que o trailer diz que grandes mudanças geográficas ocorreram entre Pokémon Legends e os dias modernos. Dois Pokémon lendários, equivalentes a Deus e Satanás, batalhando com certeza causariam sérios danos, possivelmente ao ponto de remodelar continentes.

E você, o que acha dessas teorias? Tem alguma outra que você acredita também? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo suas ideias, esperanças e teorias!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Neto Verneque
O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.