Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

O primeiro título da franquia desde o lançamento do Nintendo Switch 2 e o segundo da linha Legends, Pokémon Legends: Z-A leva o jogador de volta à região de Kalos enquanto ousa em inovações na mecânica de combate, apresenta uma história que acrescenta profundidade ao universo de Pokémon e traz o tão aguardado retorno das Mega Evoluções. Seria este game o início de algo ainda maior para a franquia? Confira abaixo: 

História

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Uma viagem para Lumiose, a cidade da luz. Logo no início do game, assim que chega de viagem, o protagonista, controlado pelo jogador, é introduzido à narrativa ao ser convidado a se hospedar no Hotel Z por aquela que se tornará uma querida companheira e rival ao decorrer da jornada: Taunie (ou Urbain, a depender da escolha de customização de personagem no início do jogo). 

Ao chegarmos no hotel, logo notamos que o seu dono é uma figura já conhecida pelos players da franquia: o polêmico AZ (leia mais sobre ele aqui nesse link). 

Nossa companheira nos ajuda como guia e nos introduz ao modo curioso de se viver em Lumiose. Trata-se de uma cidade cujo projeto é, progressivamente, criar um lugar onde humanos e Pokémon são capazes de viver juntos em união. Para tal, a cidade criou o sistema de wild zones, que são basicamente áreas delimitadas por hologramas e propícias para que Pokémon selvagens possam viver e transitar livremente. Essas wild zones estão espalhadas pelos mais diversos lugares, seja um parque verdejante com um riacho passando, seja literalmente o cemitério da cidade. Além disso, quando a noite cai, descobrimos que a cidade se transforma em um legítimo campo de batalha: somos introduzidos ao Z-A Royale, um sistema de rankings para que treinadores da cidade desafiem uns aos outros até chegar ao topo. É até prometido um desejo ao treinador que conseguir alcançar o ranking mais alto. 

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Apesar de parecer simples, o charme da franquia torna a história realmente imersiva e cativante. Ao decorrer dela, mistérios acerca da cidade surgem, como um surto de Pokémon selvagens megaevoluindo ao acaso e expondo Lumiose ao perigo. Uma viagem que inicialmente parecia ser apenas para férias em Paris se torna uma legítima e emocionante jornada para se tornar um herói. Batalhando e subindo rankings não apenas pela glória, mas para nos tornarmos dignos de proteger nossa nova casa que nos cativou, ao lado de companheiros cujo número aumenta cada vez mais. O sentimento de pertencimento é um ponto bastante positivo do game: pertencer a uma cidade, a um grupo, a um time. Os companheiros foram muito bem desenvolvidos e se tornam uma grande fonte de incentivo para que surja a vontade verdadeira de lutar por Lumiose e enfrentar as várias surpresas que essa cidade única e seu passado nos apresentam. 

A história do game faz várias referências aos jogos Pokémon X & Y de 3DS, mas não é necessário tê-los jogado anteriormente para entender os acontecimentos de Z-A. O próprio game deixa os novos jogadores a par dos fatos mais relevantes. 

Batalhas

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Começando pela novidade mais esperada: o novo sistema de batalhas. É simplesmente fantástico. Divertidíssimo. E a profundidade tática que o combate em tempo real oferece é muito interessante. 

Basicamente, em Legends Z-A agora os Pokémon se movimentam, e essa movimentação de fato importa. Cada Pokémon pode aprender e “equipar” até 4 golpes para usar em batalha. Todos os golpes possuem suas devidas propriedades: alguns com mais poder de fogo, outros que acertam em área, alguns deixam o usuário inalvejável por um tempo antes de acertar, fora os que aplicam buffs e debuffs, etc. E cada um deles possui seu próprio cooldown (tempo de recarga), que varia de acordo com o quão poderoso é o movimento. Um ponto que realmente merece elogios é o fato de que golpes que geralmente possuem prioridade nos jogos principais, como Bullet Punch, têm cooldowns baixíssimos, mantendo a ideia de ataques super rápidos. Isso demonstra que a Game Freak realmente teve cuidado ao “traduzir” os golpes dos jogos originais para o novo sistema de combate. 

Z-A Royale

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Continuando na porradaria: o Z-A Royale expressa o amor de Lumiose pelas batalhas Pokémon. Quando anoitece, uma área delimitada em vermelho surge no mapa, indicando onde os combates irão acontecer. Ao entrar nessa área, qualquer treinador que te enxergar irá imediatamente te atacar e, caso eles deem o primeiro golpe, seu Pokémon ficará atordoado por um tempo, colocando você em clara desvantagem. Para evitar isso e dar um toque a mais de dinamismo na gameplay, furtividade foi introduzida. Portanto, chegar de fininho e atacar antes de ser visto garante uma enorme vantagem. 

Além disso, dentro da área do evento, estão espalhadas moedas (que garantem bônus de dinheiro no final) e desafios que recompensam o jogador com mais pontos royale para conseguir tickets e avançar de nível. 

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Falando neles: os tickets nada mais são do que um “documento” que torna o treinador elegível para a batalha que permitirá subir de ranking. Conforme a história progride, novas batalhas de ascensão ficam disponíveis e, para realizá-las, é necessário competir no Z-A Royale até atingir uma quantidade específica de pontos recebidos ao vencer combates e completar desafios. 

O tempo passa surpreendentemente rápido nesse modo de tão dinâmica que ficou a gameplay. Se esgueirar, coletar itens, planejar posicionamento… o combate em si é tático, mas ao mesmo tempo exige reflexo e leitura de espaço. Tudo é muito cadenciado e divertido. 

Temos que pegar!

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

As capturas em Legends Z-A são muito similares às de Legends Arceus: jogamos em um mundo aberto e podemos optar por capturar um Pokémon simplesmente jogando uma Poké Bola nele, iniciar uma batalha ou apenas fugir, afinal, aqui eles também atacam o jogador, que pode até desmaiar se não se esquivar direito. As wild zones funcionam como biomas, então é bem tranquilo imaginar onde encontrar determinadas espécies e em qual momento (Pokémon do tipo Fantasma, por exemplo, são bem mais comuns à noite). Fora das wild zones os Pokémon também aparecem, mas em menor quantidade, principalmente em terraços (onde os mais raros costumam surgir). 

Os Pokémon Alphas também estão de volta e seguem o estilo do Arceus: poderosíssimos e muito agressivos! 

No geral, as capturas estão muito gostosas de se fazer e a Pokédex está incrível. O modelo de mundo aberto introduzido em Legends Arceus veio para ficar e, ao que tudo indica, só será aprimorado futuramente. É tão intuitivo e fluido que muitas vezes você nem percebe que já completou várias etapas da pesquisa na qual está ajudando. Os métodos de evolução “facilitados” de Legends Arceus, infelizmente, ficaram para trás, então será realmente necessário encontrar alguém para trocar caso você queira evoluir seu querido Haunter para um Gengar, por exemplo. 

Movimentação e Gameplay Geral

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Aparentemente, a Game Freak se inspirou no parkour criado pelos franceses e espalhou pelo mapa diversos obstáculos e percursos que muitas vezes são o único jeito de alcançar terraços específicos onde surgem Pokémon raros. De início, a movimentação parece bastante travada, e esse sentimento permanece até a metade do game, quando desbloqueamos a planagem com o Rotom Phone. Depois disso, o que era travado passa finalmente a ser algo fluido, e a exploração se torna imensamente mais fácil e prazerosa. 

A cidade pode parecer pequena em comparação ao mundo jogável de outros títulos da franquia, mas ela não passa sensação de constrição. É recheada de conteúdo e muito bem aproveitada, principalmente com as side quests, todas criativas e algumas até engraçadas. Realmente despertam o interesse do jogador. 

A dificuldade do game é relativamente fácil, mas com alguns picos de desafio que não chegam a ser tão espalhafatosos quanto a luta contra Volo em Legends Arceus, por exemplo. 

Raids

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Outra “quase novidade” são as raids em Legends Z-A, verdadeiras boss fights contra Pokémon Mega Evoluídos. Você leva seu time para tentar derrotar o poderoso Pokémon antes que todos os seus monstrinhos desmaiem ou que você mesmo seja nocauteado, afinal, o boss acerta tanto os Pokémon quanto os treinadores (portanto, fique atento para se esquivar!). Durante a batalha, ao atacá-lo, ele dropa pequenos cristais de energia da Mega Evolução, que podem ser coletados para encher o medidor exibido no canto inferior da tela. Quando ele estiver completo, você poderá Mega Evoluir um de seus Pokémon para causar dano extra no boss, além de todos os benefícios da mecânica em si. 

As raids são bem interessantes no início, mas gradativamente, quanto mais se faz, mais repetitivas elas acabam parecendo. O que impede que a experiência se torne cansativa é o moveset e o “playstyle” de cada raid boss, que são bastante únicos e característicos. 

Dicas do Dudu:

  • Os Pokémon se movem junto com o treinador durante as batalhas. Por isso, partir cegamente para a ofensiva nem sempre será a melhor opção, especialmente quando estiver usando monstrinhos que atacam à longa distância. Use a movimentação a seu favor para se esquivar de golpes e gerenciar bem os seus cooldowns, defendendo e atacando na hora certa! 
  • Ao enfrentar um Pokémon raro que você deseja muito capturar, deixe a vida dele baixa em vez de atordoá-lo. Assim, você não dependerá da sorte de apenas uma Poké Bola para finalizar a captura. 
  • Quando for capturar um Pokémon que ainda está acordado, sempre jogue as Poké Bolas enquanto estiver atrás dele. 
  • E não ignore as sidequests, as recompensas realmente valem a pena! 

Arte

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Talvez este seja o fator que impeça Legends Z-A de ser propriamente categorizado como um game da nova geração. A cidade é linda e estilosa… conceitualmente. A impressão que passa é que o jogo é apenas mais um Pokémon, e o jogador deve prestar atenção no que há de novo para jogar e se divertir, em vez de ficar fascinado com aquela primeira impressão do “poder” da nova geração de consoles. Em alguns lugares, Lumiose parece deslumbrante e criativa, mas em outros se transforma em uma grande repetição de cenário que apenas serve de espaço para os Pokémon spawnarem. Alguns serrilhados aqui e ali, varandas que não são realmente 3D… Mas, ao menos, algo que deveria ser o mínimo, a performance do game está impecável. 

Gráficos à parte, os diálogos estão muito bem escritos e cheios de referências aos jogos anteriores da franquia e seus acontecimentos. O game possui um toque de humor que até parece bobo, mas que consegue arrancar boas risadas inesperadas. Com isso, vários personagens se tornam bem caracterizados, carismáticos e únicos, gerando bons conteúdos para a fanbase por um bom tempo. Todavia, a falta de dublagem nos personagens, dentro de um jogo com essa qualidade, deixou de parecer um charme retrô e já começa a soar apenas tosco e estranho. 

A trilha sonora está excelente. Músicas já conhecidas, mas remixadas, e outras faixas que se encaixam muito bem em seus devidos contextos, principalmente durante as batalhas.

Os designs das novas Mega Evoluções sempre irão gerar debates, afinal, existem muitas expectativas em cima de cada Pokémon para que eles se encaixem no gosto de quem os está julgando. No geral, o resultado é bastante positivo: criaturas criativas que não tentam apenas parecer “descoladas”, mas sim expressar conceitos diferentes, fazendo com que diversos jogadores se interessem por ao menos uma nova adição. 

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

O game possui cutscenes lindas, bem animadas e polidas, mas justamente essa qualidade que surge “do nada” causa estranhamento no jogador quanto ao polimento do jogo como um todo, além de reforçar o incômodo da ausência de dublagem nesses momentos cinematográficos. A experiência é boa, mas poderia facilmente se tornar algo atemporal dentro da franquia. 

E não são apenas os personagens secundários que estão bem caracterizados: Legends Z-A resgata, e dá uma boa atenção, à tão pedida customização do personagem principal, cuja falta de conteúdo foi bastante criticada em Scarlet & Violet. São várias roupas, cabelos, acessórios, etc. Perfeito para cada jogador conseguir se expressar e tirar fotos nos muitos ambientes pensados justamente para isso. 

PvP Online e Partidas Ranqueadas

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Legends Z-A, ao que tudo indica, terá uma longevidade muito maior do que Legends Arceus justamente por incluir um sistema de PvP online com matchmaking. 

As batalhas são um legítimo free-for-all: o treinador que conseguir mais nocautes vence. Cada partida dura 4 minutos e, pelo menos no momento em que esta review está sendo escrita, cada jogador pode levar até 3 Pokémon consigo (todos ficam no nível 50). Durante os confrontos, diversos buffs e energia de Mega Evolução começam a surgir pelo campo e podem ser coletados para gerar vantagens e carregar o medidor, tal como acontece nas Raids. Cada jogador pode trocar de Pokémon até 3 vezes antes que um deles seja nocauteado e conceda um ponto ao adversário. Ao final dos 4 minutos, quem tiver derrubado mais Pokémon vence. 

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Como o combate está muito mais tático e dinâmico agora, o PvP rapidamente se torna viciante, especialmente pelas partidas curtas e frenéticas. Existem diversas estratégias possíveis para jogadores competitivos, incluindo o teambuilding, já que EVs, IVs e Natures estão presentes no game. 

O jogo conta com uma fila ranqueada e um sistema de temporadas, similar ao do VGC (que define os Pokémon e mecânicas permitidos em determinado período), o que é um excelente sinal. Isso demonstra não só que o game receberá suporte contínuo, como também que esse estilo de batalha em tempo real está recebendo um investimento significativo, podendo até mesmo indicar o rumo que a franquia principal poderá adotar futuramente. Especialmente considerando que Pokémon Champions, ao que tudo indica, será a casa oficial do competitivo tradicional da franquia. 

Conclusão

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!

Pokémon Legends: Z-A é um deleite para os fãs da franquia. O novo sistema de combate é incrível e consegue agradar a todos os públicos, sendo frenético ao mesmo tempo em que valoriza uma boa estratégia. A história e os personagens são cativantes e usam muito bem o charme do universo Pokémon, enquanto a gameplay se mantém fluida e cada vez mais divertida conforme progredimos. Infelizmente o game não está localizado em português, o que pode atrapalhar a experiência de muitos brasileiros. 

Ainda assim, os gráficos deixam, mais uma vez, a desejar, criando uma certa discrepância entre o potencial da nova geração e o que realmente está na nossa tela. Por outro lado, as batalhas PvP online são excelentes e prometem não apenas uma longa vida ao jogo, como também podem indicar um novo caminho para a Game Freak nos títulos principais. 

Pokémon Legends Z-A: Uma inovação muito bem-vinda!
Pokémon Legends Z-A
Veredito
Pokémon Legends: Z-A é um excelente título para fãs da franquia, com combate dinâmico e estratégico, história cativante e gameplay divertida. Apesar de gráficos abaixo do esperado e ausência de localização em português, as batalhas e o charme da franquia entregaram uma experiência envolvente e promissora.
Design
80
Trilha Sonora
90
Diversão
100
Gameplay
100
Custo x Benefício
70
Prós
Gameplay bastante fluida.
Sistema de batalha excelente.
História cativante e personagens carismáticos.
Contras
Gráficos abaixo do esperado.
Falta de localização em português.
Falta de dublagem.
88
Nota Final

Pokémon Legends: Z-A is an excellent title for fans of the franchise, featuring dynamic and strategic combat, a captivating story, and enjoyable gameplay. Despite below-expected graphics and the lack of Portuguese localization, the battles and the franchise’s signature charm deliver an engaging and promising experience.

[Nota do Editor: Pokémon Legends Z-A foi analisado em sua versão de Nintendo Switch 2. A chave do jogo foi gentilmente cedida pela Nintendo para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Apaixonado pela Nintendo, decidi colocar em palavras algumas das minhas aventuras em mundos com espadas, dados, magia, cartas, e de tudo um pouco. Já venci alguns torneios de Mario Kart por aí e acabei sendo o campeão brasileiro de Mario Strikers uma vez.