Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?

Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?

[Atualização 18/08/2023]: Infelizmente a Nintendo bloqueou uso de cartões emitidos em outros países para compras na eShop da Argentina, saiba mais aqui.

[Matéria Original de 10/08/2023]:

Talvez para você que procura por descontos em mídias digitais, fazendo uso diário do eShop-prices e viúvo(a) do saudoso Save Coins, não seja uma grande novidade, mas cada vez mais é possível observar indicações de compras aos jogos disponíveis na eShop Argentina, com preços muito diferenciados e atrativos. Levando ao questionamento do porque isso acontece e se de fato é tranquilo comprar por lá. Alguma ação de Marketing? O governo Argentino é bonzinho? Porque comprando com cartão do Mercado Pago sai ainda mais barato? Vamos entender um pouco disso adiante.

Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?
Foto retirada do site Skinit.com

Já respondendo as perguntas, isso obviamente não é uma ação de marketing e não é por motivos benéficos ao povo argentino. Acontece que a Argentina vive uma grave crise financeira há anos e com uma economia que não cresce, acentuando cada vez mais a cada ano. Abaixo, é possível observar no gráfico, com base nos dados da XP Investimentos, a evolução da taxa de inflação (aumento dos preços dos produtos e serviços) no país sul-americano.

Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?

A crise argentina já vem ocorrendo há anos e diversos fatores existiram ao longo desse período, que influenciam. Um deles é o aumento da dívida externa (somatório dos débitos contraídos pelo país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos junto a países estrangeiros, bancos, entidades financeiras) ocupando atualmente a indigesta liderança dos países que mais devem ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Segundo dados do Ministério da Economia, o valor da dívida hoje corresponde a US$ 382 bilhões de dólares, com alto crescimento desde 2019, podendo ser observado na imagem abaixo.

Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?

Consequentemente a isso, há uma desvalorização da sua moeda local, o peso argentino, frente ao dólar, que desde 2015 perdeu incríveis 95,9%. A desvalorização acarreta uma piora na inflação e no comércio internacional. É bem simples de entender, se sua moeda custa menos, quando o país vai adquirir produtos importados, acaba tendo um custo maior para trazer ao país. Isso se reflete também nos produtos feitos no país, que por importarem matéria prima de fora, acabam encarecendo no seu preço final.

Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?

E é exatamente por isso que o preço dos jogos na argentina tem um valor mais baixo. Hoje, 1 peso argentino equivale a R$ 0,017 do real brasileiro. Sim, um peso argentino vale menos que um real (bem menos) e quando você realiza a compra na loja do país vizinho, você compra na moeda dele, sendo posteriormente convertido para reais, pagando um valor maior devido a nossa moeda se encontrar nesse momento“valendo mais”.

Tá, mas é seguro comprar na eShop Argentina?

A resposta é um gigantismo SIM, é seguro. Desde a existência do Switch, é possível a aquisição de software em outras regiões. Até 2019, ano do lançamento da eShop Brasileira poderia se comprar em qualquer loja do mundo, mas depois ficou restrita apenas a lojas nas Américas (EUA, Canadá, México, Colômbia, ARGENTINA). Caso tenha alguma dúvida de como acessar as eShops de outros lugares, basta clicar aqui para ver o passo-a-passo feito por um de nossos redatores.

Algumas informações também precisam ser pontuadas. Nem todo cartão internacional aprovará a compra. Não há uma explicação clara ainda sobre o tema, mas um jeito simples de conseguir aprovação é gerando um cartão virtual no seu banco e utilizando-o para compra e JAMAIS SALVAR OS DADOS DELE EM QUALQUER ESHOP. Essa dica vale para comprar minimizando as falhas e pelo menos comigo, nunca deu problema fazendo dessa maneira.

Há também uma questão em relação a taxas. (Sim, existem taxas já que você tá comprando em um ambiente estrangeiro) Caso o valor final da compra, convertendo para dólar, de um valor abaixo de 10 dólares, você pagará um acréscimo de 45% do valor da compra e caso seja acima de 10 dolares, pagará um acrescimo de 75%. Ressaltando que essas taxas são exclusivas a eShop da Argentina. Há também a cobrança do famoso IOF, que cobra 5,38% do valor (isso já é valido para qualquer compra internacional). Para não ser surpreendido com o valor da compra, basta acessar o site Eshop-Prices, que já mostra o valor final da compra, com os impostos já calculados e já convertido para real.

Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?

Outro ponto importante a se revelar, é que você pode observar que ao inserir os dados do cartão, consta um pedido pra inserir CUIT/CUIL e você só deve se atentar que deve selecionar CUIT e colocar o seu CPF. Você também observará que também é necessário colocar a província (o Estado), ficando como indicação selecionar Buenos Aires, por se tratar do lugar com menor incidência para impostos.

Porque a eShop da Argentina virou a queridinha para compras digitais?

E o Mercado Pago?

Há alguns meses, foi descoberto que utilizando o cartão da empresa Mercado Pago, o jogo sai mais barato ainda e sem a cobrança de alguns impostos. Também sem uma resposta oficial, a teoria para isso ocorrer é devido ao simples de que o Banco Digital pertence ao grupo Mercado Livre, que é uma empresa… Argentina. Deixando claro que isso não é uma propaganda, de fato são relatos de compras mais baratas efetuadas com ele.

Gostou da informação? ficou faltando algo? Conta pra gente nos comentários.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?