Um principio de polemica tem surgido na comunidade abaixo da euforia causada pelo anúncio do Switch 2. No mesmo dia que o novo console foi revelado, talvez você tenha esquecido, mas também foi lançado o game do gorila favorito dos nintendistas, o remaster do clássico do wii, Donkey Kong Country Returns HD. O que vem chamando a atenção dos entusiastas do game e que já conseguiram termina-lo é que o antigo estúdios responsável pelo jogo original, a Retro Studios, não recebeu qualquer menção nos créditos finais do jogo.
O que mais chamou a atenção, foi apenas uma menção genérica a equipe: Baseado no trabalho da equipe de desenvolvimento original. O fato deixou alguns jogadores incomodados, ainda mais pelo carinho que muitos também pelo estúdio, que é subsidiária da Nintendo e trabalhou em outros jogos como a trilogia Metroid Prime, a sequência de Country Returns, Tropical Freeze, entre outros trabalhos de auxilio.
Alguns jogadores mais incomodados, cobraram uma explicação da Nintendo do porque a Retro Studios não tem nenhuma menção que seguiu sem se pronunciar, até um porta voz da empresa, em contato com a Eurogamer, deu novamente um comunicado genérico, sem maiores explicações sobre a ausência dos devidos créditos.
Acreditamos em dar o devido crédito a qualquer pessoa envolvida na criação ou contribuição para a criação de um jogo e valorizamos as contribuições que toda a equipe faz durante o processo de desenvolvimento
Como bem apontado pelo VGC, isso não é a primeira vez que a big N não menciona os desenvolvedores originais em um projeto de remake/remaster e ainda mais com a Retro Studios, com inclusive reclamações feitas pelos desenvolvedores originais de Metroid Prime, que não tiveram a devida menção nos créditos no relançamento do game, com Zoid Kirsch, que foi engenheiro sênior de gameplay original de Gamecube, dizendo na época:
Embora muitos estúdios tenham feito um trabalho incrível na remasterização, estou decepcionado porque a remasterização de Metroid Prime não inclui todos os créditos do jogo original
Importante também dizer, que apesar de moralmente ser uma atitude vista de maneira contraria por muitos, a menção aos Estúdios originais não é algo regulamentado, sendo assim não há obrigatoriedade de terem os créditos nos jogos, apenas recomendações dadas pela International Game Developers Association (IDGA) .
Deixar uma resposta