Prince of Persia: The Lost Crown - Um presente incrível a todos os fãs

Prince of Persia: The Lost Crown – Um presente incrível a todos os fãs

Um agradecimento a Ubisoft Brasil por disponibilizar a chave para review do jogo.

Me recordo bem na infância, de entrar na sala de informática do colégio e de maneira sorrateira, juntamente com outros coleguinhas, acessar o arquivo escondido de Prince of Persia, no MS/DOS e jogar enquanto o pequeno Carlos deveria prestar atenção na aula. Era incrível a reação de todos em volta, tentando pular de plataforma em plataforma, tentando desvendar como acessar determinado lugar, como derrotar cada inimigo. Para uma criança de 6 anos, era um mundo totalmente novo sendo descoberto.

É curioso pensar que isso já fazem mais de 25 anos e ainda assim lembro bem do sentimento de está descobrindo um jogo fantástico. E é inevitável essas memórias não virem no momento em que você começa a jogar Prince of Persia: The Lost Crown, novo jogo da franquia desenvolvido pela Ubisoft, disponível hoje nas principais plataformas de games. E é bem provável que você já tenha se deparado com uma infinidade de elogios, críticas positivas antes de se deparar com essa analise, mas que tal esquecermos tudo que já foi mencionado e observar um pouco a visão projectnista de um dos grandes lançamentos de 2024? Então segue abaixo!

Apesar de todo renome que a franquia possui, foram 14 anos no limbo até termos de fato um novo jogo lançado. Tempo absurdamente alto se tratando do nome que o jogo tem. Mas aqui o primeiro elogio a desenvolvedora, a Ubisoft fez valer o tempo de espera entregando um jogo magnifico para nós gamers. Vou aqui abusar do spoiler antes de analises mais aprofundadas, para enaltecer esse jogo. Basicamente, entrega de maneira bem objetiva, aquilo que mais procuramos ao nos apossar de um novo game: nos divertir.

O jogo começa logo em um campo de batalha com a Pérsia tendo que se defender de uma invasão dos Kushans, comandados pelo General Uvishka, no que se encaminhava para ser uma grande derrota, até a chegada dos Imortais Persas, que acabam mudando todo o cenário do duelo. E assim que os heróis chegam, somos apresentados ao grande destaque do jogo, aquele que assumiremos o papel ao longo do game: Sargon, o mais jovem dentro dos imortais, habilidosíssimo e dono de um visual tão estiloso que marcará presença durante anos entre os cosplayers.

Aqui uma nota entre importante para você que deseja comprar o jogo e nunca teve uma experiência com nenhum jogo da franquia. O jogo traz um modo tutorial muito bacana e tranquilo, de fácil aprendizado. Os comandos são fáceis e a medida que você se encontra na batalha inicial, o game vai dando a orientação necessária para você aprender a jogar e se familiarizar. Então pode ficar tranquilo(a), se você nunca jogou nenhum jogo da franquia, pode jogar tranquilamente esse.

Prince of Persia: The Lost Crown - Um presente incrível a todos os fãs
Imagem cedida para divulgação da imprensa

Após a batalha e agradecimentos ao imortais pela ajuda aos cidadãos, uma trégua parece se instalar na cidade, mas logo somos apresentado ao enredo do jogo e o que esta por vir… o Príncipe da Pérsia, Ghassan é sequestrado e levado ao temido Monte de Qaf, antigo lar do Deus do tempo, com toda periculosidade envolvente e a mística de quem adentra ao lugar, jamais retorna.

E com isso, você deve partir em busca para salvar o príncipe e traze-lo de volta ao lar. A narrativa do jogo é densa, muito bem contada, mas devido a trama, por vezes pode soar um tanto confusa como também com desfechos meio óbvios. Mas sendo franco, nada que faça de fato ser considerado um ponto negativo, afinal não tem como isso ser notado em meio a combates frenéticos e extremamente divertidos.

Prince of Persia: The Lost Crown - Um presente incrível a todos os fãs

A jogabilidade do jogo é outro capitulo de destaque e que com certeza deve ter enchido de orgulho a Ubisoft. Se consagrando como um dos melhores games de Metroidvânia, o jogo traz, um mix de simplicidade para ativar os comandos com uma gama diversificada de ataques e comandos ao jogador, trazendo várias oportunidades para derrotar o inimigo.

Passe por baixo, por cima, com um ataque rápido de espada, um bloco no cenário, o que for, o game sabe explorar essa diversificação muito bem e traz combates tão imersivos que facilmente trará horas e horas de jogatinas. Gente, mas eu sou muito ruim jogando e agora? Não se preocupe, o game traz aqui 5 níveis de dificuldade para você jogar tranquilamente seja qual sua habilidade for.

As interações entre os personagens são ótimas e o game, apesar de dublado em inglês e outros idiomas que não o português, está legendado totalmente em nosso brasiliano para a alegria dos nintendistas que ainda clamam por um olhar com mais carinho da Nintendo nesse ponto.

Falando na empresa japonesa, certamente você deve também ter se perguntado se os gráficos do console híbrido deixam a desejar em relação a outros consoles e para fazer aqui a analise desse ponto, peço licença para usar um material muito bacana desenvolvido pela GamexPlain para falar mais sobre isso :

O game não deixa a desejar em absolutamente NADA no Nintendo Switch. Você pode jogar tranquilamente sem temer qualquer queda de qualidade. E dito isso, é preciso enaltecer o trabalho de arte do jogo. O jogo pode não ter um visual realístico mas entrega visuais estupendos ao fundo, uma qualidade gráfica de se admirar de fato, com cores vibrantes entre os cenários trazendo uma representatividade do povo do oriente médio bem explorada e desenhada. Não se atenha ao fato do game ser 2-D, do gênero de plataforma, não acredite por ai que o game está simples por isso.

Ele está lindíssimo! A trilha é igualmente elogiável, com a música servindo diversas vezes de propulsor para a adrenalina na busca por ir além no jogo, além de mais uma vez trazer de maneira impecável a cultura da região nos sons emitidos.

Prince of Persia: The Lost Crown - Um presente incrível a todos os fãs

O jogo é desafiador, mas é um desafio muito gostoso de ser vivido. O game dá um salto espetacular na franquia e traz uma verdadeira obra prima para o gênero de aventura de plataforma e traz Prince of Persia ser novamente comentado pelos jogadores. No ano em que a franquia completa 35 anos de existência, a Ubisoft entrega um presente verdadeiramente grandioso e emocionante aos fãs e àqueles que desejam conhecer mais. Um jogo brilhante.

Prince of Persia: The Lost Crown - Um presente incrível a todos os fãs
Prince of Persia: The Lost Crown
Veredito
2024 é desafiador para o mundo dos gamers depois de um 2023 repleto de jogos de alta qualidade, com jogos que ficarão marcados na história por algumas gerações, mas se inicia pelo visto de maneira bem promissora, com Prince of Persia se reiventando e entregando um fantástico jogo de Metroidvania. Aproveite o hype, as criticas positivas são todas justas, porque o game é Incrivel.
Design
94
Trilha Sonora
95
Diversão
100
Gameplay
96
Custo x Benefício
90
Prós
Combates imersivos e incrivels
História reinventada, sem necessidade de jogar os games anteriores para entender
Fácil comando e 5 opções de dificuldade para explorar seu lado desafiador
Gráficos e trilha sonora casam totalmente com a cultura ambientada do jogo.
Legendado em PT-BR
Contras
A demora de 14 anos pra entregar um novo Prince of Persia
95
Nota Final

[Nota do Editor: Prince of Persia: The Lost Crown foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Ubisoft para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?