Project Retrô: Mario Kart: Double Dash – um game único em meio a uma grande franquia

Project Retrô: Mario Kart: Double Dash - um game único em meio a uma grande franquia

Mario Kart: Double Dash é um primoroso game de corrida de karts lançado em 2003 para o Nintendo GameCube e desenvolvido pela própria Nintendo. Ele é o quarto jogo da série Mario Kart, que começou em 1992 com Super Mario Kart para o Super Nintendo Entertainment System, o famoso SNES. A franquia Mario Kart é uma das mais populares e divertidas da Nintendo, colocando os personagens do universo de Mario em pistas temáticas e cheias de obstáculos e itens.

O jogo possui 16 pistas diferentes, divididas em quatro copas: Mushroom, Flower, Star e Special. Cada pista possui um tema e um design único, com obstáculos, rampas, atalhos e itens variados. Algumas pistas possuem elementos interativos, como o trem em Mushroom Bridge ou o vulcão em DK Mountain e também apresenta quatro pistas extras, que são remakes de pistas dos jogos anteriores da série.

O game possuí vários modos para agradar todos.ks tipos de players e alongar a jogatina, como o Grand Prix, onde os jogadores competem contra a inteligência artificial em quatro corridas por copa; o Time Trial, onde os pilotos tentam fazer o melhor tempo possível em uma pista; o Versus, onde ola galera compete uns contra outros em uma corrida livre; e o Battle, onde os usuários se enfrentam em arenas fechadas usando itens para estourar os balões dos adversários.

Jogabilidade

A jogabilidade de Mario Kart: Double Dash é baseada em corridas de karts com dois personagens cada, um que dirige e outro que usa os itens. Os gamers podem escolher entre 20 personagens diferentes, divididos em 10 duplas, cada uma com um item especial exclusivo. Por exemplo, Mario e Luigi podem usar bolas de fogo, enquanto Wario e Waluigi podem usar bombas-ôni. Os jogadores podem trocar de posição entre os personagens a qualquer momento, pressionando o botão Z. Isso permite que os pilotos usem diferentes estratégias, como guardar um item especial para o momento certo, ou usar o personagem de trás para atacar os adversários próximos, e também há a possibilidade de usar o personagem de trás para impulsionar o kart, fazendo um movimento lateral com o controle analógico.

Project Retrô: Mario Kart: Double Dash - um game único em meio a uma grande franquia
Mario Kart: Double Dash

O título também possui um modo cooperativo, onde dois gamers podem compartilhar o mesmo kart, cada um controlando um personagem. Nesse modo, os jogadores precisam trabalhar em equipe para dirigir, usar itens e trocar de posição. O jogo também permite que até quatro jogadores disputem corridas ou batalhas em tela dividida, ou que até oito jogadores se conectem através de um cabo LAN.

Audiovisual

A obra possui gráficos coloridos e detalhados, aproveitando o potencial do hardware do GameCube. As pistas são variadas e criativas, com cenários inspirados em jogos como Super Mario Sunshine, Luigi’s Mansion e Yoshi’s Island. Os personagens são bem animados e expressivos, e possuem vozes em inglês ou japonês, dependendo da região. O título também usa efeitos de luz e sombra para criar uma atmosfera mais imersiva.

Project Retrô: Mario Kart: Double Dash - um game único em meio a uma grande franquia
Mario Kart: Double Dash



A trilha sonora do jogo foi composta por Shinobu Tanaka e Kenta Nagata, que criaram músicas animadas e contagiantes para cada pista. As músicas combinam com os temas dos cenários, como a música havaiana de Peach Beach ou a música eletrônica de Rainbow Road. O game também possui efeitos sonoros divertidos, como os gritos dos personagens ao serem atingidos por itens ou as buzinas dos karts.

Fim da Pista

Mario Kart: Double Dash foi bem recebido pelo público e pela crítica, sendo considerado um dos melhores jogos do GameCube. O jogo recebeu elogios pela sua jogabilidade inovadora, pelo seu modo cooperativo, pela sua variedade de personagens e itens, pelo seu visual caprichado e pela sua trilha sonora empolgante. Alguns críticos, no entanto, criticaram alguns aspectos da dublagem, da dificuldade e do balanceamento dos itens. O game vendeu cerca de 7 milhões de cópias no mundo todo, sendo o segundo jogo mais vendido do GameCube, atrás apenas de Super Smash Bros. Melee.



[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer desde sempre e redator por diversão