ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS SOBRE AS FORMAS FINAIS DOS INICIAIS DE GALAR. CASO NÃO QUEIRA SPOILER, SALVE O LINK E VOLTE NO FUTURO!
Com a chegada de uma nova geração, podemos dizer que os iniciais geralmente são os Pokémon que mais chamam a atenção dos jogadores. Por serem os primeiros Pokémon com quem temos contato durante o jogo, os iniciais são aqueles que te acompanham durante sua jornada e é muito comum os treinadores montarem seus times conforme o inicial escolhido. Mas há sempre uma dúvida para aqueles jogadores que gostam do competitivo: será que o meu inicial é viável para o competitivo?
Muitos jogadores gostam de escolher seu inicial pela sua aparência, mas muitos também levam em conta o poder do monstrinho. Pensando em responder essa pergunta, estamos trazendo uma análise prévia do potencial competitivo dos iniciais de Galar.
Iremos fazer uma avaliação geral dos iniciais e como eles podem ser usados no competitivo. Apesar de ainda não estar claro como poderemos obter eles com suas respectivas Hidden Ability, iremos considera-las para poder fazer uma avaliação um pouco mais meticulosa do potencial de cada um deles.
Não se esqueça de comentar qual inicial você vai escolher e qual você é o mais forte na sua opinião!
RILLABOOM
Pokedex: Com o ritmo de suas batidas ele consegue liberar o poder especial do seu tronco de árvore. As raízes do tronco seguem na sua direção na batalha. O Rillaboom com o melhor ritmo se torna o chefe do bando. Tem uma posição gentil e harmônica entre seus companheiros de grupo.
Stats: 100 HP || 125 Atk || 90 Def || 60 SpA || 70 SpD || 85 Spe
Abilities:
Overgrow: aumenta o poder de movimentos do tipo Grass em 50% quando HP do usuário fica abaixo de 1/3 do total.
Grassy Surge: Ativa automaticamente Grassy Terrain por 5 turno quando entra no campo.
Visão Geral
Rillaboom possui uma distribuição de Stats bem sólida, com boas defesas e um ataque físico descente (o maior entre os iniciais de planta, desconsiderando mega evoluções). Sua Speed é mediana, mas já o coloco a frente de vários outros.
Dois pontos importantes devem ser avaliados em relação ao grande Gorila de grama. O primeiro é sua tipagem puro Grass. Infelizmente, o tipo Grass não é um dos melhores do jogo, tanto ofensivamente quanto defensivamente. E o segundo é que por se um Pokémon com acesso a Ability Grassy Surge muitos podem querer compará-lo com o Tapu Bulu, considerando ele uma versão mais fraca do guardião de Alola. Porém ambos argumentos podem ser refutados quando avaliamos o moveset do Rillaboom. O Gorilão de Galar possui uma boa diversidade de movimentos, destacando seu Signature Move “Drum Beating” que além de causar dano, ainda reduz a velocidade do adversário.
Pós:
- Grassy Surge é uma excelente habilidade, tanto em single quanto em doubles. Além de aumentar a força dos movimentos Grass, o Grassy Terrain garante uma cura de HP no final de cada turno.
- Tem um excelente movimento assinatura e aprende uma variedade de movimentos úteis no competitivo, como: Fake Out, High Horsepower, Knock Off, Wood Hammer, Noble Roar, Drain Punch, Stomping Tantrum e Superpower.
- Distribuição de Status muito boa e HA útil possibilita sua utilização tanto em single quanto em doubles.
Contras:
- O tipo Grass puro pode ser considerado uma desvantagem, considerando a quantidade de desvantagens.
- Ausência de movimentos do tipo Rock em seu arsenal podem torná-lo vulnerável a Pokémon do tipo Flying e Bug.
- Não possui movimentos de cura além do próprio Grassy Terrain.
Alguns cálculos da força do Rillaboom:
- 252+ Atk Life Orb Rillaboom Wood Hammer vs. 252 HP / 4 Def Toxapex in Grassy Terrain: 285-335 (93.7 – 110.1%) — 62.5% chance to OHKO after Black Sludge recovery and Grassy Terrain recovery .
- 252+ Atk Life Orb Rillaboom Superpower vs. 252 HP / 24 Def Ferrothorn: 281-333 (79.8 – 94.6%) — guaranteed 2HKO after Leftovers recovery and Grassy Terrain recovery.
- 252 Atk Cinderace Flare Blitz vs. 252 HP / 0 Def Rillaboom: 396-468 (98 – 115.8%) — 87.5% chance to OHKO after Grassy Terrain recovery.
- 252 SpA Life Orb Inteleon Ice Beam vs. 252 HP / 0 SpD Tapu Bulu: 333-393 (82.4 – 97.2%) — guaranteed 2HKO after Grassy Terrain recovery.
CINDERACE
Pokedex: Com seus pés, faz malabarismo com pequenas pedras transformando-as em bolas de futebol flamejantes. Ele atira essas bolas de fogo em seus oponentes e os deixam queimados. É habilidoso na ofensiva e na defensiva e se estimula quando o aplaudem. Por se exibir demais pode acabar se colocando em situações complicadas.
Stats: 80 HP || 116 Atk || 75 Def || 65 SpA || 75 SpD || 119 Spe
Abilities:
Blaze: aumenta o poder de movimentos do tipo Fire em 50% quando HP do usuário fica abaixo de 1/3 do total.
Libero: O Pokémon mudará seu tipo para o tipo do movimento que estiver usando. (Similar ao Protean do Greninja)
Visão Geral
Por possuir uma HA com o mesmo efeito da HA do Greninja, muitos já estão apontando o Cinderace como o favorito da geração. E as semelhanças não param apenas na incrível habilidade, ambos são Pokémon velozes e focado em atacar e vencer o adversário o quanto antes (Sweepers). Mas será que o Coelho futebolista se saíra tão bem quanto o Greninja no competitivo? (lembrando que Greninja foi parar na tier UBER na 6ª geração)
Cinderace possui a Speed mais alta de todos os iniciais do tipo Fire e a combinação de seu notável ataque físico com suas baixas defesas apenas moldam esse Pokémon como um atacante que deve vencer o adversário o mais rápido possível. E podemos dizer que essa tarefa não será difícil, pois, além de sua incrível hidden ability Libero, o veloz coelho possui um moveset amplo. O destaque vai para seus Signature moves (sim, são dois!): “Pyro Ball”, um ataque de fogo com 120 de poder e que tem 10% de chance de deixar o adversário com Burn e “Court Change”, um movimento que faz com que os efeitos do campo de batalha sejam trocados entre os lados do campo. Sua proeminência fica ainda mais evidente em saber que seu moveset possui poderosos movimentos ofensivos como: High Jump Kick, Sucker Punch, Acrobatics, Zen Headbutt, Gunk Shot e Iron Head.
Pós:
- A habilidade Libero, semelhantemente com a Protean, é uma das melhores habilidades ofensivas do jogo.
- Seu vasto movepool torna esse Pokémon bastante versátil, podendo carregar movimentos de diferentes tipos e surpreender o oponente.
- É uma versão atacante física do Greninja com mais poder ofensivo, porém com pouco menos Speed.
- Considerando apenas os movimentos Pyro Ball, High Jump Kick e Gunk Shot, Cinderace já tem 3 dos movimentos mais poderosos do jogo.
Contras:
- Apesar de ser melhor ofensivamente que o Greninja, o Cinderace é menos versátil. Diferente do Sapo Ninja que poderia ser usado como atacante físico, especial ou até mesmo mixed, o Coelho Neymar fica limitado a atacante físico.
- A ausência de um movimento com prioridade pode ser um problema para este Pokémon que possui defesas tão baixas.
- Os seus movimentos mais fortes não possuem 100% de precisão, o que pode ser um problema em situações decisivas.
Alguns cálculos da força do Cinderace:
- 252 Atk Life Orb Libero Cinderace Gunk Shot vs. 252 HP / 252+ Def Clefable: 416-491 (105.5 – 124.6%) — guaranteed OHKO
- 252 Atk Life Orb Libero Cinderace High Jump Kick vs. 248 HP / 252+ Def Eviolite Chansey: 678-798 (96.4 – 113.5%) — 75% chance to OHKO
- 252 Atk Life Orb Libero Cinderace Zen Headbutt vs. 252 HP / 4 Def Toxapex: 218-260 (71.7 – 85.5%) — guaranteed 2HKO after Black Sludge recovery
INTELEON
Pokedex: Possui muitas habilidades secretas, como as pontas de seus dedos que podem atirar água e uma membrana nas costas que pode ser usada para deslizar pelo ar. Suas membranas nictitantes permitem identificar os pontos fracos dos inimigos, permitindo acertá-los com precisão pelos seus tiros de água que saem da ponta de seus dedos em velocidade Mach 3.
Stats: 70 HP || 85 Atk || 65 Def || 125 SpA || 65 SpD || 120 Spe
Abilities:
Torrent: aumenta o poder de movimentos do tipo Water em 50% quando HP do usuário fica abaixo de 1/3 do total.
Sniper: Movimentos críticos darão dano equivalente a 2,25x do dano normal, em vez do aumento tradicional (1,5x)
Visão Geral
Aparentemente o inicial com menos brilho para o competitivo em comparação com os outros dois. Mas não se engane com esse corpinho raquítico, Inteleon pode ser tornar uma máquina de destruição se usado corretamente.
Avaliando seus Stats percebemos que semelhantemente ao coelho de fogo, Cinderace, o Inteleon é um típico Glass Cannon, ou seja, feito para bater bem forte, mas bem frágil defensivamente. Mas isso de longe não é um defeito, pelo contrário, seus 120 pontos em Speed o coloca entre um dos Pokemon mais rápidos e os 125 pontos em ataque especial fazem o oponente pensar duas vezes antes de colocar um Pokémon na frente dessa lagartixa espiã.
Falando sobre seu poder ofensivo, a habilidade Sniper pode ser bem útil, mas são necessários uns pré-requisitos para usufruir dela. A habilidade aumenta o poder dos danos críticos, logo é necessário fazer com que os movimentos do Inteleon acertem movimentos críticos. Se você está se perguntando como, aqui vai a resposta. Basta usar o movimento Focus Energy e carregar um item que aumente as chances de críticos (como Razor Claw ou Scope Lens) a probabilidade de os movimentos serem críticos passa a ser de 100%!
Pós:
- Movimentos críticos possuem a vantagem de ignorarem qualquer aumento das defesas do inimigo e qualquer redução do seu poder ofensivo. Ou seja, não importa se o oponente aumentou suas defesas ao máximo, o dano de um movimento crítico irá considerar sua defesa base, do mesmo modo, não importa se diminuírem seu poder ofensivo, pois irá considerar seu poder base.
- Após utilizar o movimento Focus Energy, o Inteleon pode varrer um time inteiro.
- Possui ótimo movimentos como: Scald, Hydro Pump, Ice Beam, Air Slash, Dark Pulse, Shadow Ball e Tearful Look.
Contras:
- Para usar todo o potencial do Inteleon é necessário deixar um slot de movimentos para Focus Energy. Além disso, por te defesas muito baixas, pode ser que o Inteleon não resista tempo suficiente para poder usar seu combo.
- Apesar de ter bons movimentos especiais, o destaque do seu moveset está para os movimentos físicos, o que é um desperdício tendo em vista que seu forte são os movimentos especiais.
- Pode ser muito previsível, pois não existe muitas formas de usá-lo.
- O único entre os iniciais de Galar cujo Signature Move não é tão útil.
Alguns cálculos da força total do Inteleon:
- 252 SpA Sniper Inteleon Ice Beam vs. 252 HP / 0 SpD Assault Vest Rillaboom a critical hit: 384-453 (95 – 112.1%) — 68.8% chance to OHKO after Grassy Terrain recovery
- 252 SpA Sniper Inteleon Mud Shot vs. 252 HP / 252+ SpD Toxapex on a critical hit: 153-180 (50.3 – 59.2%) — 74.6% chance to 2HKO after Black Sludge recovery
- 252 SpA Sniper Inteleon Hydro Pump vs. 252 HP / 4 SpD Clefable on a critical hit: 429-505 (108.8 – 128.1%) — guaranteed OHKO
- 252 SpA Sniper Inteleon Ice Beam vs. 0 HP / 0 SpD Goodra on a critical hit: 306-360 (95.3 – 112.1%) — 68.8% chance to OHKO
Considerações Finais e Curiosidades
Surpreendentemente temos uma geração em que os três iniciais possuem potencial para o competitivo. Obviamente um deles será mais viável do que outros, mas em uma análise prévia é possível verificar que se usados da maneira correta terão um espaço, seja em Single ou em Doubles.
É interessante destacar que nessa geração não temos um inicial que possui Stats ofensivos semelhantes (Mixed), algo que era bem presente em pelo menos um inicial de cada geração:
- Blastoise: 83 Atk || 85 SpAtk
- Meganium: 82 Atk || 83 SpAtk
- Blaziken: 120 Atk || 110 SpAtk
- Infernape: 104 Atk || 104 SpAtk
- Serperior: 75 Atk || 75 SpAtk
- Greninja: 95 Atk || 103 SpAtk
- Decidueye: 107 Atk || 100 SpAtk
E por curiosidade, o inicial mais lento dessa geração é mais rápido do que o inicial mais rápido da última geração, Alola.
E então, depois desse review prévio, você mudou sua opinião sobre qual inicial escolher? Ou apenas reforçou sua decisão? Conta para gente!
E não deixe de conferir nossas Guia exclusivo para o competitivo de Pokémon, veja aqui a parte 1!
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